17 de abr. de 2013

Volta Rápida: Versão Attraction traz Audi A4 para a briga dos R$ 120 mil

Audi A4 Attraction 2013
 

Para ter competitividade na concorrida faixa dos R$ 120 mil, a Audi entra no jogo com a versão Attraction do A4 2013. A intenção é combater outros dois alemães, Mercedes Classe C180 e BMW 320i, que estão aproveitando o bom momento do mercado de sedãs médios premium. 
avaliamos o novo modelo das das quatro argolas e traz as impressões.
Audi A4 Attraction 2013
O que é?
Versão de entrada do A4, sedã mais vendido da Audi no Brasil, a Attraction aposta na relação custo x benefício. Para deixar o preço mais acessível, a Audi optou por amansar um pouco o propulsor 2.0 TFSI (turbo e injeção direta), deixando-o com 180 cv de potência entre 4.000 e 6.000 rpm. Já o torque máximo é coisa linda: 32,6 kgfm, disponível entre 1.500 e 3.900 rpm. Apesar do motor vigoroso, a marca recorreu ao câmbio CVT Multitronic, que pode simular virtualmente oito marchas. É muito bom para quem gosta conduzir com parcimônia, ao permitir um aumento gradual da velocidade sem trancos, mas também não gera emoção.
Audi A4 Attraction 2013
Passando ao design, esta atual geração do Audi A4 (que desembarcou no Brasil em maio de 2012) tem como característica mais marcante a assinatura das luzes diurnas com LEDs, associadas aos faróis bi-xenônio – itens de série. Na parte inferior do para-choque, as entradas de ar ficaram maiores e as luzes de neblina agora são retangulares. Na traseira, as lanternas também são formadas por LEDs, enquanto o para-choque, com novo desenho, traz um difusor de ar e o escapamento exibe duas ponteiras. As dimensões do sedã são generosas: 4.701 mm de comprimento, 1.826 mm de largura, 1.427 mm de altura e 2.808 mm de entre-eixos. O porta-malas comporta 480 litros.
Audi A4 Attraction 2013
Por dentro, o acabamento com precisão alemã agrada em todos os sentidos. Nota-se o excelente padrão de montagem e escolha dos materiais na composição do painel. Todos os comandos estão à mão, assim como a excelente leitura do quadro de instrumentos, apesar do computador de bordo remeter imediatamente aos modelos mais simples da Volkswagen. O volante, revestido em couro, possui ótima pegada e os botões de comandos são bem intuitivos. Sempre estranha é a posição da alavanca extra para o controle da velocidade de cruzeiro, item popularmente conhecido como “piloto automático”.
Como anda?
Você é bem recebido no A4 Attraction. O banco do motorista tem ajuste elétrico, inclusive no apoio lombar. Olho para o painel e vejo uma bela tela colorida, onde é possível ajustar diversas configurações do carro, além do sistema de entretenimento. No entanto, para ter o navegador por GPS nesta tela é preciso adquirir o opcional MMI Plus (Multi Media Interface) com sistema de navegação e comando de voz ativo (o veículo interage com o condutor via voz), por R$ 10.500 extras.
Audi A4 Attraction 2013
Inicio o trajeto partindo de Santos, litoral de São Paulo, rumo à capital. Nos primeiros quilômetros já é possível notar as qualidades do A4 Attraction: um carro extremamente silencioso, refinado e que oferece excelente visibilidade em todas as direções. Subindo a serra, acelero com mais vontade, mas sinto que o belo torque de 32,4 kgfm do motor é meio amansado pelo câmbio CVT. Também há a opção de mudar a configuração do câmbio para o modo Sport e, assim, tentar aproveitar melhor os 180 cv de potência. Segundo a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,2 segundos e a velocidade máxima chega a 226 km/h. Mas, pelo menos no trecho de serra, a sensação foi de que ele não anda isso tudo, não…
Audi A4 Attraction 2013
Confesso que esperava mais agressividade do motor, mas a suavidade do CVT cobra seu preço ao praticamente anular a esportividade do A4. Com o torque que oferece, esperava “sentir” o carro arrancando com mais vontade. Como a própria Audi destaca, “o motorista pode pisar até o fim no acelerador e observar o conta-giros: como no avião, a rotação se mantém praticamente estável, enquanto a velocidade aumenta sem que o condutor sinta qualquer tranco”. É um mundo bem diferente dos demais carros da marca, equipados com a empolgante transmissão S-Tronic de dupla embreagem.
Afora o perfil mais manso (por conta do câmbio), o carro é um legítimo sedã germânico. É notável a precisão da direção, que possui assistência elétrica, e o comportamento dinâmico exemplar. Para ser vendido em terras tupiniquins, o A4 recebeu nova recalibragem na suspensão (multilink na dianteira e trapezoidal na traseira com estrutura suspensa em quatro pontos), no sentido de absorver melhor os impactos do solo. O modelo também possui o programa eletrônico de estabilidade ESP.
Neste rápido contato não conseguimos aferir o consumo, mas a Audi informa bons 14,1 km/l de consumo médio, sendo 10,6 km/l na cidade e 17,5 km/l na estrada.
Quanto custa?
Audi A4 Attraction 2013
Por R$ 123 mil, o A4 Attraction traz de série ar-condicionado automático, airbags frontais, laterais dianteiros e de cabeça, cintos de segurança com sensor de afivelamento, alarme antifurto, travamento central com controle remoto à distância e freio de estacionamento eletrônico. Entre os itens de áudio e comunicação, o modelo vem equipado com alto-falantes, Bluetooth e Rádio Symphony.
Neste preço também entram os detalhes externos, como o acabamento das soleiras das portas em alumínio, espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis e frisos decorativos pretos. As rodas de 17 polegadas são de liga leve com pneus 225/50.
Audi A4 Attraction 2013
É um carro totalmente racional, bom de dirigir e que faz você se sentir num legítimo sedã premium. Se você é do tipo que gosta de um carro suave, silencioso, seguro e confortável, o A4 Attraction é uma boa pedida. Mas, se prefere mais emoção na condução, talvez o que você procure esteja numa concessionária das rivais.
Ficha Técnica – Audi A4 Attraction 2013
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1984 cm3, 16 válvulas, turbo, duplo comando variável, injeção direta; Potência: 180 cv a 4.000 rpm; Torque: 32,6 kgfm entre 1.500 e 3.900 rpm; Transmissão: continuamente variável CVT Multitronic de 8 velocidades, tração dianteira  Direção:elétrica; Suspensão: sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira com estrutura suspensa em quatro pontos;Freios:discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS; Peso: 1.465 kg; Porta-malas: 480 litros; Dimensões:comprimento 4.701 mm, largura 1.826 mm, altura 1.427 mm, entreeixos 2.808 mm

Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br

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