24 de abr. de 2013

Teste: Volkswagen Saveiro 2014 - Enigma na caçamba

Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/CZN
Teste: Volkswagen Saveiro 2014 - Enigma na caçamba
Com a nova picape Saveiro, a Volkswagen tenta desvendar o segredo do sucesso da Fiat Strada

por Luiz Humberto Monteiro Pereira

Os executivos da Volkswagen adoram falar da liderança do Gol no mercado brasileiro. Há quase três décadas o modelo da marca alemã é o automóvel mais vendido do Brasil, relegando ao segundo lugar o Palio, da rival Fiat. Valores como confiabilidade e robustez são festejados pelos “marqueteiros” da Volks como decisivos para a longa liderança entre os hatches.
Mas, entre as picapes derivadas dos dois modelos, as coisas se invertem e a liderança folgada está com a Fiat Strada há quase 15 anos – a Saveiro, versão “com caçamba” da linha Gol, amarga um distante segundo lugar. Por algum motivo, os argumentos que embalam o líder de vendas dos hatches não surtem o mesmo efeito na picape da Volkswagen. Os executivos da marca esperam que a nova Saveiro, que acaba de desembarcar nas concessionárias, desvende esse mistério.

Em termos estilísticos, a nova Saveiro incorpora diversas características visuais apresentadas nos recentes “face-lifts” das linhas Fox e Gol/Voyage. O novo para-choque dianteiro tem design exclusivo para a picape, com mais “musculatura”, e as grades oferecidas nas diferentes versões trazem detalhes exclusivos do utilitário. Os faróis com moldura escurecida são de série em todas as versões. As coberturas das caixas de rodas dianteiras são em plástico preto fosco texturizado. Na traseira, a maior novidade é o sistema de amortecimento na tampa da caçamba – recurso inédito no segmento de picapes compactas. A capacidade de carga é de 924 litros na versão cabine simples e 734 litros na estendida.



O propulsor da nova picape é sempre o mesmo. É o mais que conhecido 1.6 litro VHT Total Flex, que há tempos move Gol e Voyage. Ele atinge 104 cv com etanol e 101 cv  com gasolina. A transmissão é manual com cinco marchas. A chamada “nova arquitetura eletrônica”, já apresentada nos outros compactos da marca, incorpora o detector de colisões, que em caso de acidente ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas, e o Emergency Stop Signal, que em freadas bruscas aciona automaticamente as luzes de freios de forma intermitente. De quebra, oferece ainda o Eco Comfort, que dá “pitacos” no painel sobre como o motorista deve dirigir de forma econômica, com dicas do gênero “não acelerar quando o carro estiver parado”. Nas versões com sensores de estacionamento traseiros, o novo rádio indica a aproximação dos obstáculos através de uma barra, juntamente com um sinal sonoro. O sistema de som é o mesmo oferecido para Gol e Voyage. Reúne rádio AM/FM e CD/MP3 player, com entradas Auxiliar, USB e interface para iPod na parte frontal do rádio.

Talvez desconfiado de que a relação custo/benefício possa ser um atributo valorizado pelos consumidores de picapes compactas, o marketing da Volkswagen optou por não elevar muito os preços. Assim, a versão mais básica Cabine Simples 1.6 parte de R$ 33.490 e a Cabine Estendida 1.6 começa em R$ 36.610  Acima da versão básica está a Trooper, oferecida apenas com a cabine estendida. Por R$ 43.390, acrescenta direção hidráulica, rodas de liga-leve aro 15, airbags frontais e ABS, além de outros “mimos” e adereços. Já a “top” Cross, também oferecida apenas na versão estendida, parte de R$ 48.990 e traz ainda para-choques e grade estilo colmeia exclusivos, faróis auxiliares, ar-condicionado, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15 com pneus “All Terrain”, além adesivação externa e decoração interna específicas.

São quatro versões para enfrentar as nove combinações existentes para a Strada – Working Cabine Simples, Estendida ou Dupla, Trekking Cabine Simples, Estendida ou Dupla e Adventure Cabine Estendida, Cabine Dupla com câmbio manual e Cabine Dupla Dualogic. Talvez a variedade de opções e a ousadia de apresentar novidades antes da concorrência ajudem a explicar as boas vendas da picape da Fiat. No primeiro trimestre dessa anos, foram comercializadas em média 9.100 unidades mensais da Strada, contra 5.800 da Saveiro. Chevrolet Montana e Ford Courier ficam bem atrás, com respectivas 3.200 e 602 unidades vendidas mensalmente.



Primeiras impressões

Picapinha de passeio


Praia do Forte/Mata de São João/BA - A versão escolhida para a avaliação foi a “top” Cross, pintada em um vistoso tom de amarelo e oferecida por salgados R$ 48.990. Trata-se de um modelo de lazer, de aspecto estiloso e aventureiro, bem longe da proposta de trabalho que normalmente se aplica a esse gênero de veículo. A bordo, os ajustes de direção e banco são variados e facilitam a tarefa de achar uma boa posição para dirigir. O painel herdado do Gol está bem longe de ser uma aula de design automotivo moderno. Sobre o rádio quadradão, algunas tampas cegas que mais parecem botões igualmente quadrados e sem função – não ativam nada – deixam a inequívoca sensação de que esqueceram alguma coisa em termos de equipamentos.

Dinamicamente, o modelo pouco se diferencia do anterior e mesmo dos próprios carros de passeio da linha Gol. O câmbio é o mesmo de cinco marchas, com boa relação e engates razoavelmente precisos. O ajuste da suspensão é correto e a Saveiro se comporta bem nas curvas feitas de forma civilizada. Nas manobras feitas de um jeito excessivamente afoito, como em qualquer picape, a falta de peso sobre o eixo traseiro se faz sentir e logo recomenda alguma prudência para manter o veículo sob controle.



Nas retas, em velocidades até 140 km/h, a picape compacta da Volks até se comporta bem, apesar do nível de ruído um tanto excessivo que invade o habitáculo. Se o motorista insistir, o carro atinge os 170 km/h. Mas, acima dos 140 km/h, começa a apresentar sinais de flutuação que não recomendam tanta pressa. Provavelmente com a caçamba cheia – não era o caso do modelo testado – a nova Saveiro se mostre mais bem assentada na pista e menos “arisca”.

No ligeiro trecho off-road a que foi submetida, a Saveiro transmitiu sensação de robustez e ultrapassou pedregulhos e buracos sem se abalar. Apenas o nível de ruído se elevou ainda mais. Sempre que foi freada bruscamente, a picape parou de forma solícita e bem comportada.



Ficha técnica

Volkswagen Saveiro 2014

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol a 5.250 rpm.
Torque máximo: 15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol a 2.500 rpm.
Diâmetro e curso: 76,5 mm x 86,9 mm. Taxa de compressão: 12,1:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com mola helicoidal e barra estabilizadora de 20 mm. Traseira interdependente com braço longitudinal e mola helicoidal. Não oferece controle de estabilidade.
Pneus: 175/70 R14 (205/60 R15 nas versões Cross e Trooper)
Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS de série.
Carroceria: Picape em monobloco com cabine, duas portas e dois lugares. Com 4,49 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,51 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos.
Peso: 1.020 kg (1.035 na cabine estendida, 1.087 kg na Trooper e 1.130 na Cross).
Capacidade da caçamba: 924 litros (734 litros na cabine estendida).
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: São Bernardo do Campo, São Paulo.
Itens de série:
Versão 1.6: Rodas em aço, protetor de caçamba, banco do motorista com regulagem de altura, alças de segurança, vidros elétricos, conta-giros e tomada 12V.
Preço: R$ 33.490 na cabine simples e R$ 36.610 na estendida.
Versão Trooper 1.6: Adiciona direção hidráulica, airbag duplo, ABS, para-choques na cor do veículo, rodas de liga leve de 15 polegadas, rack no teto, grade na janela traseira e faróis duplos com máscara negra.
Preço: R$ 43.390.
Versão Cross: Adiciona ar-condicionado, detalhes estéticos off-road, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, capota marítima, retrovisores elétricos, pedais de alumínio e coluna de direção com ajuste de altura e profundidade.
Preço: R$ 48.990.








Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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