4 de abr. de 2013

Teste: Novo Toyota RAV4 - Para sair da lama

Fotos: Divulgação
Teste: Novo Toyota  RAV4 - Para sair da lama
Nova geração do Toyota  RAV4 ganha visual anguloso e mais tecnologia
 
A Europa atravessa um momento curioso. Enquanto a crise financeira derruba as vendas da indústria automotiva, o segmento de SUVs ganha força e cresce. E a Toyota, para aproveitar a rentabilidade do setor, tratou de reformular o utilitário RAV4. O modelo chegou à quarta geração, 18 anos após o lançamento, e ficou maior, além de ganhar novos motores e uma profunda reestilização interior. A lista de equipamentos de segurança e conforto também aumentou, o que dá à fabricante novo fôlego para enfrentar rivais como Ford Kuga, Volkswagen Tiguan e o Honda CR-V. No Brasil, a chegada do novo modelo é prevista ainda para o segundo semestre.
 
O Toyota RAV4 não recebia atualizações significativas desde 2005, quando chegou ao mercado a terceira geração. Passou por dois facelifts, em 2008 e 2011, apenas com pequenas modificações estéticas, mas suficientes para manter bons números de mercado. Mesmo com rivais muito mais modernos e equipados, o modelo da fabricante japonesa mantém 18% de participação entre os SUVs médios na Europa, onde briga com outros 19 modelos.

 
Um dos pontos mais valorizados pela Toyota na nova RAV4 é a tecnologia embarcada. A marca acrescentou equipamentos de conforto e de segurança. Não falta nada em relação a modelos que obtiveram 5 estrelas nas recentes baterias de testes do EuroNCAP. O utilitário teve a estrutura reforçada para proteger os ocupantes e conta com os já comuns freios ABS com EBD, além de sete airbags. Na lista de itens de conforto e entretenimento, encontram-se os bancos aquecidos, ar-condicionado dual zone, trio elétrico, sistema multimídia com tela de seis polegadas sensível ao toque e Bluetooth. As rodas de liga leve de 17 polegadas também são de série.
 
Na nova geração do utilitário, a Toyota não foi tão conservadora quanto na apresentação da fase anterior. O RAV4 ganhou linhas mais angulosas e um visual mais esportivo do que utilitário. As dimensões também foram ampliadas. São 20,5 cm a mais de comprimento, 3 cm de largura, 2,5 cm de altura e 10 cm de entre-eixos, que resultam, respectivamente, em 4,36 metros, 1,84 m, 1,68 m  e 2,65 m.
 
O novo RAV4, no entanto, vai além do que se vê externamente – como, por exemplo, a bem-vinda ausência do estepe na traseira. O utilitário tem novidades também sob o capô. Na Europa é vendida com dois motores diesel, um 2.0 litros de 124 cv e 31,6 kgfm de torque e um 2.2 litros com 150 cv e bom torque de 34,6 kgfm. No Brasil ele pode chegar com um propulsor Dual VVTi 2.0, semelhante ao do Corolla Altis. a versão a gasolina, que equipou a unidade testada, entrega 150 cv com torque de 20,1 kgfm. Há a possibilidade ainda de vir com o novo 2.5 litros VVTi de 180 cv, que substitiu o usado hoje por aqui, que é 2.4 de 170 cv Todas as versões podem vir acopladas a uma transmissão manual de seis velocidades ou câmbio automático do tipo CVT. O modelo movido a gasolina parte de 31.400 euros, o equivalente a R$ 81.650, e chega a 34.500 euros, ou cerca de R$ 89.700. No Brasil, o RAV4 é oferecido por R$ 119.350 na versão 4X2 e chega a R$ 137.050 com tração integral.

 
Primeiras impressões
 
Ajustes certeiros
 
Barcelona/Espanha – Quando se trata de um carro novo da Toyota, ou mesmo uma troca de geração, não é comum encontrar algo “diferente” do que a marca já faz. Mas, embora o conservadorismo japonês esteja presente, nota-se à primeira vista a evolução no design do RAV4. E, ao ligar o motor e partir, o resultado das novas linhas aparece mais claramente. O trabalho na aerodinâmica reflete na estabilidade e no conforto, já que nem mesmo o ruído do vento parece existir. Claro, fruto também do excelente trabalho feito pela Toyota no que diz respeito ao isolamento acústico.
Durante os 300 km da avaliação, que alternou-se entre estradas e zonas urbanas, a direção com assistência elétrica mostrou-se eficiente. Além da precisão das manobras nos dois ambientes, a leveza do volante chama a atenção. A ergonomia também merece destaque. O acabamento do interior mostra a preocupação da fabricante com a vida a bordo. Os materiais utilizados remetem ao de modelos pelos quais a maioria dos consumidores não pode pagar.
 
Nas “nervosas” estradas espanholas, o RAV4 mostra toda sua dinâmica, seja nas retas ou nas curvas mais exigentes. E o sistema de frenagem perdoa qualquer exuberância do piloto. E mesmo quando se sai da estrada, o utilitário não decepciona. Durante o curto trecho “off-road”, além do poder da tração 4X4, a suspensão também se faz presente e absorve, na medida do possível, impactos de imperfeições leves a moderadas. Há bastante espaço para todos os ocupantes, mas o RAV4 peca por não oferecer uma terceira fileira de assentos. Cabem apenas cinco pessoas.

 
Ficha técnica

Toyota RAV4 2013

Motor: Gasolina, 1987 cm³, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Potência máxima: 151 cv a 6.200 rpm.
Torque máximo:  20,1 kgfm a 4.100 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11 segundos.
Velocidade máxima: 185 km/h.
Diâmetro e curso: 80.5 x 97.6 mm. Taxa de compressão: 10.0:1.
Peso: 1.558 kg.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral.
Suspensão: Dianteira com braço transversal, amortecedores e barra estabilizadora. Traseira do tipo Multilink com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,36 m de comprimento, 1,84 de largura, 1,68 m de altura, e 2,65 m de distância entre-eixos.
Pneus: 225/65 R17.
Capacidade do porta-malas: 1.087 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Aichi, Japão.
Itens de série: Ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbags frontais, laterais e de cortina, freios com ABS e EBD, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, banco do motorista com regulagem de altura, bancos com aquecedores, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, faróis de neblina, navegador por GPS e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Preço: R$ 31.400 euros, o equivalente a R$ 81.650. A quarta geração do Toyota RAV4 não é oferecida no Brasil.









Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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