Nova geração do Toyota RAV4 ganha visual anguloso e mais tecnologia
A Europa atravessa um momento curioso.
Enquanto a crise financeira derruba as vendas da indústria automotiva, o
segmento de SUVs ganha força e cresce. E a Toyota, para aproveitar a
rentabilidade do setor, tratou de reformular o utilitário RAV4. O modelo
chegou à quarta geração, 18 anos após o lançamento, e ficou maior, além
de ganhar novos motores e uma profunda reestilização interior. A lista
de equipamentos de segurança e conforto também aumentou, o que dá à
fabricante novo fôlego para enfrentar rivais como Ford Kuga, Volkswagen
Tiguan e o Honda CR-V. No Brasil, a chegada do novo modelo é prevista
ainda para o segundo semestre.
O Toyota RAV4 não recebia atualizações
significativas desde 2005, quando chegou ao mercado a terceira geração.
Passou por dois facelifts, em 2008 e 2011, apenas com pequenas
modificações estéticas, mas suficientes para manter bons números de
mercado. Mesmo com rivais muito mais modernos e equipados, o modelo da
fabricante japonesa mantém 18% de participação entre os SUVs médios na
Europa, onde briga com outros 19 modelos.
Um dos pontos mais valorizados pela
Toyota na nova RAV4 é a tecnologia embarcada. A marca acrescentou
equipamentos de conforto e de segurança. Não falta nada em relação a
modelos que obtiveram 5 estrelas nas recentes baterias de testes do
EuroNCAP. O utilitário teve a estrutura reforçada para proteger os
ocupantes e conta com os já comuns freios ABS com EBD, além de sete
airbags. Na lista de itens de conforto e entretenimento, encontram-se os
bancos aquecidos, ar-condicionado dual zone, trio elétrico, sistema
multimídia com tela de seis polegadas sensível ao toque e Bluetooth. As
rodas de liga leve de 17 polegadas também são de série.
Na nova geração do utilitário, a
Toyota não foi tão conservadora quanto na apresentação da fase anterior.
O RAV4 ganhou linhas mais angulosas e um visual mais esportivo do que
utilitário. As dimensões também foram ampliadas. São 20,5 cm a mais de
comprimento, 3 cm de largura, 2,5 cm de altura e 10 cm de entre-eixos,
que resultam, respectivamente, em 4,36 metros, 1,84 m, 1,68 m e 2,65 m.
O novo RAV4, no entanto, vai além do
que se vê externamente – como, por exemplo, a bem-vinda ausência do
estepe na traseira. O utilitário tem novidades também sob o capô. Na
Europa é vendida com dois motores diesel, um 2.0 litros de 124 cv e 31,6
kgfm de torque e um 2.2 litros com 150 cv e bom torque de 34,6 kgfm. No
Brasil ele pode chegar com um propulsor Dual VVTi 2.0, semelhante ao do
Corolla Altis. a versão a gasolina, que equipou a unidade testada,
entrega 150 cv com torque de 20,1 kgfm. Há a possibilidade ainda de vir
com o novo 2.5 litros VVTi de 180 cv, que substitiu o usado hoje por
aqui, que é 2.4 de 170 cv Todas as versões podem vir acopladas a uma
transmissão manual de seis velocidades ou câmbio automático do tipo CVT.
O modelo movido a gasolina parte de 31.400 euros, o equivalente a R$
81.650, e chega a 34.500 euros, ou cerca de R$ 89.700. No Brasil, o RAV4
é oferecido por R$ 119.350 na versão 4X2 e chega a R$ 137.050 com
tração integral.
Primeiras impressões
Ajustes certeiros
Barcelona/Espanha –
Quando se trata de um carro novo da Toyota, ou mesmo uma troca de
geração, não é comum encontrar algo “diferente” do que a marca já faz.
Mas, embora o conservadorismo japonês esteja presente, nota-se à
primeira vista a evolução no design do RAV4. E, ao ligar o motor e
partir, o resultado das novas linhas aparece mais claramente. O trabalho
na aerodinâmica reflete na estabilidade e no conforto, já que nem mesmo
o ruído do vento parece existir. Claro, fruto também do excelente
trabalho feito pela Toyota no que diz respeito ao isolamento acústico.
Durante os 300 km da avaliação, que
alternou-se entre estradas e zonas urbanas, a direção com assistência
elétrica mostrou-se eficiente. Além da precisão das manobras nos dois
ambientes, a leveza do volante chama a atenção. A ergonomia também
merece destaque. O acabamento do interior mostra a preocupação da
fabricante com a vida a bordo. Os materiais utilizados remetem ao de
modelos pelos quais a maioria dos consumidores não pode pagar.
Nas “nervosas” estradas espanholas, o
RAV4 mostra toda sua dinâmica, seja nas retas ou nas curvas mais
exigentes. E o sistema de frenagem perdoa qualquer exuberância do
piloto. E mesmo quando se sai da estrada, o utilitário não decepciona.
Durante o curto trecho “off-road”, além do poder da tração 4X4, a
suspensão também se faz presente e absorve, na medida do possível,
impactos de imperfeições leves a moderadas. Há bastante espaço para
todos os ocupantes, mas o RAV4 peca por não oferecer uma terceira
fileira de assentos. Cabem apenas cinco pessoas.
Ficha técnica
Toyota RAV4 2013
Motor: Gasolina, 1987 cm³, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Potência máxima: 151 cv a 6.200 rpm.
Torque máximo: 20,1 kgfm a 4.100 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11 segundos.
Velocidade máxima: 185 km/h.
Diâmetro e curso: 80.5 x 97.6 mm. Taxa de compressão: 10.0:1.
Peso: 1.558 kg.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral.
Suspensão: Dianteira
com braço transversal, amortecedores e barra estabilizadora. Traseira do
tipo Multilink com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Carroceria:
Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com
4,36 m de comprimento, 1,84 de largura, 1,68 m de altura, e 2,65 m de
distância entre-eixos.
Pneus: 225/65 R17.
Capacidade do porta-malas: 1.087 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Aichi, Japão.
Itens de série:
Ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores
elétricos, airbags frontais, laterais e de cortina, freios com ABS e
EBD, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, banco do motorista
com regulagem de altura, bancos com aquecedores, travas elétricas,
rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, faróis de neblina, navegador por GPS e rodas
de liga leve de 17 polegadas.
Preço: R$ 31.400 euros, o equivalente a R$ 81.650. A quarta geração do Toyota RAV4 não é oferecida no Brasil.
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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