11 de abr. de 2013

Teste: Mini Paceman - Estilo próprio

Fotos: Divulgação
Teste: Mini Paceman - Estilo próprio
Mini Paceman aposta no visual irreverente e em sua boa capacidade dinâmica

A nova fase da Mini é marcada por uma boa dose de ousadia. A partir do hatch “básico”, a marca britânica – hoje controlada pela BMW – já criou outras seis variações de carroceria.
A mais recente, a Paceman, talvez seja a mais curiosa. A Mini o classifica como um Sports Activity Coupe, algo como cupê para atividade esportiva. “Marketices” à parte, o Paceman é um utilitário realmente com ares de cupê. Mesmo com diversas semelhanças em tamanho e conjunto mecânico em relação ao Countryman, SUV em que ele é baseado, o novo Mini se mostra um modelo totalmente novo e com características bem próprias.

A principal distinção do Paceman vem através do design esguio e musculoso, que dá uma impressão de esportividade sem abrir mão da elegância típica compartilhada por todos os carros da marca. O estilo cupê é assegurado pela carroceria com apenas duas portas e pelo conjunto formado pela linha de cintura ascendente e o teto descendente. A lataria é mais musculosa do que a do Countryman, com mais vincos e superfícies convexas. Na traseira, outra novidade. As lanternas são horizontalizadas, ao contrário dos outros modelos atuais da Mini.



No interior do Paceman só existe lugar para quatro adultos. É que, em vez de um banco traseiro inteiriço, o modelo tem duas poltronas separadas e divididas por um console de metal que também faz as vezes de porta-trecos customizável. O porta-malas tem 330 litros, mas pode ser ampliado para 1.080 litros com o rebatimento dos dois bancos traseiros.

A oferta de motores do Paceman é bem menos original do que o seu curioso design. É verdade que a Mini ofereceu apenas as opções mais potentes de seus propulsores no modelo, mas, em essência, são os mesmos que estão nas outras seis variações de carroceria. O motor à gasolina é sempre o 1.6 da família Prince – o mesmo usado por diversos carros da PSA Peugeot Citroën. Aspirado, ele rende 124 cv. Aliado a um turbo, ele gera 187 cv na versão Cooper S, ou 211 cv na variante John Cooper Works. As variantes a diesel rendem 114 cv ou 145 cv. O crossover pode receber transmissão manual ou automática, sempre com seis velocidades. Além disso, tem tração integral como opcional.

O Paceman já está confirmado para o Brasil. A sua venda está programada para maio, apenas nas versões a gasolina. A Mini ainda não confirma o preço do modelo por aqui, mas estipula que fique na faixa dos R$ 140 mil, cerca de R$ 15 mil mais caro do que o Coutryman equivalente.



Primeiras impressões

Agradável surpresa

Turim/Itália – A primeira impressão com o Paceman é um tanto “decisiva”. Apesar das dimensões e até do visual da dianteira, ele não se mostra só uma versão do Countryman. A posição de dirigir é mais baixa e o carro mostra ter maior rigidez do que o companheiro de linha. Em suma, se aproxima mais ao comportamento estilo “kart” do hatch. A sensação é de estar dirigindo um Mini Cooper maior e não um Countryman mais esportivo.

O chassi bem acertado permite ao utilitário se mover com grande agilidade em uma sequência de curvas e as respostas do volante são imediatas. O motor 1.6 turbo a gasolina também merece elogios pela excelente entrega de torque a partir de giros baixos. Tipo de qualidade que ajuda tanto na estrada quando no trânsito caótico das cidades italianas. As acelerações também são vigorosas. Os 187 cv e 24,4 kgfm de torque conseguem impulsionar o Paceman aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos.



A maioria das falhas diz respeito ao sistema de transmissão. O pedal de embreagem é pouco preciso e dificulta realizar arrancadas perfeitas por falta de sensibilidade. Outro item que causa estranheza é o posicionamento da marcha a ré, que fica à esquerda e com engate um tanto confuso.

No interior, os plásticos são de boa qualidade e a vida a bordo é melhorada por soluções inteligentes e criativas. Como o console central de metal e bancos anatômicos, que melhoram o conforto dos ocupantes.



Ficha técnica

Mini Paceman Cooper S

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, turbocompressor, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, cabeçote com duplo comando de válvulas com tempo de abertura variável. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral sob demanda. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 187 cv a 5.500 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,5 segundos.
Velocidade máxima: 222 km/h.
Torque máximo: 24,4 kgfm entre 1.600 e 5 mil rpm.
Diâmetro e curso: 85,8 mm X 77 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores pneumáticos. Traseira independente do tipo multilink com barra estabilizadora de alumínio. Controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 205/55 R17.
Freios:  Discos ventilados nas quatro rodas. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco, com duas portas e quatro lugares. Com 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,52 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, de cabeça e tórax.
Peso: 1.380 kg.
Capacidade do porta-malas: 330 litros.
Tanque de combustível: 47 litros.
Produção: Graz, Áustria.
Lançamento: 2012.
Lançamento no Brasil: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, bancos em couro, computador de bordo, volante multifuncional, partida por botão, rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth, bancos com ajuste de altura, airbags frontais, de cabeça e de tórax, controle de estabilidade e de tração, ABS com EBD, assistência de frenagem de emergência e sensor de chuva com acionamento de farol baixo.
Preço na Europa: 24.500 euros, equivalente a R$ 63 mil.
Preço no Brasil: R$ 140 mil (estimado).





Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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