Aprilia volta às motos touring recheada de tecnologia com a Caponord 1200
A Aprilia ficou mais de dez anos longe do segmento de turismo. A última moto da marca na categoria - ETV 1000 Caponord - foi lançada em 2001. Porém, em 2012, durante o Salão da Motocicleta de Milão, a fabricante apresentou a Caponord 1200, modelo que representa o retorno à produção de estradeiras. A touring mistura o nome clássico a um visual mais agressivo e esportivo, mas carrega um objetivo além do comercial: consolidar a posição da marca de Veneza como produtora e não apenas montadora.
A Aprilia ficou mais de dez anos longe do segmento de turismo. A última moto da marca na categoria - ETV 1000 Caponord - foi lançada em 2001. Porém, em 2012, durante o Salão da Motocicleta de Milão, a fabricante apresentou a Caponord 1200, modelo que representa o retorno à produção de estradeiras. A touring mistura o nome clássico a um visual mais agressivo e esportivo, mas carrega um objetivo além do comercial: consolidar a posição da marca de Veneza como produtora e não apenas montadora.
Isso porque a Caponord 1200 não absorve componentes de outras motos do Grupo Piaggio – dono também da Moto Guzzi e da Vespa. Absolutamente todas as partes, desde o chassi até o motor, são fabricados pela própria Aprilia – mesmo que alguns deles sejam compartilhados por diferentes modelos da casa, como a naked Tuono e a esportiva RSV4. Méritos de um processo de reformulação da marca, que rejuvenesceu boa parte da equipe de engenheiros.
O resultado disso está no desempenho da Caponord 1200. A moto é equipada com um motor de 1.197 cm³, dois cilindros e acelerador eletrônico, capaz de produzir 125 cv de potência a 8.250 rpm. O sistema, herdado da RSV4, possui três mapeamentos, chamados de touring, sport e rain – turismo, esportivo e chuva, em português. Nos dois primeiros, a potência é disponibilizada integralmente, sendo o segundo com respostas mais agressivas. O último deixa o motor mais dócil e limita a fornecer 100 cv. O torque de 11,7 kgfm, entregue aos 6.800 giros, e a transmissão de seis velocidades ajudam a mover os 228 kg – em ordem de marcha – da touring.
Esta Aprilia é equipada ainda com freios ABS de série e controle de tração com três posições, projetado pela própria Aprilia. Os diferentes níveis aplicam-se de acordo com o tipo de solo e condições da pista. O primeiro zera a intervenção do sistema. O segundo é indicado para a estrada e a cidade em situações normais. O terceiro, com maior participação do componente eletrônico, é para o trânsito em superfícies escorregadias.
Os engenheiros da Aprilia introduziram ainda um sistema eletrônico na suspensão, também com três níveis de atuação. Derivado do mundo dos automóveis, o mecanismo mede os reflexos transmitidos pelas imperfeições do asfalto e adapta, em tempo real, a calibração do sistema hidráulico para suavizar os impactos. Um dos modos selecionáveis efetua um cálculo do peso carregado pela Caponord 1200 – combustível, piloto, bagagem, etc – e ajusta automaticamente a pré-carga da mola para manter o equilíbrio.
A Aprilia Caponord 1200 é oferecida em três cores – branco, cinza e vermelho – e duas versões, a Standard e a testada Travel Pack, que adiciona um kit com dois alforjes. Todos os equipamentos, como ABS e os controles de tração e suspensão, além de um sistema multimídia, que permite ainda a conexão via Bluetooth com as plataformas Android e iPhone e computador de bordo que mostra aspectos como consumo de combustível e potência instantânea, são oferecidos de série nas duas variantes. Na Itália, a Caponord 1200 é vendida por 13.500 euros, o equivalente a R$ 35 mil, enquanto o modelo com o pacote de viagem custa 15.900 euros, ou cerca de R$ 41.100. O modelo só é comercializado no Brasil por importadores independentes.
Impressões ao pilotar
Poder nas mãos
Sardenha/Itália – À primeira vista, a Caponord 1200 Travel Pack pode assustar o piloto. O design, que lembra mais uma esportiva do que propriamente uma touring, dá a impressão de que manobrar os 228 kg da moto pode ser uma tarefa árdua. Porém, todos os ajustes eletrônicos, principalmente o da suspensão, que calcula o peso para ajustar os amortecedores e oferecer mais equilíbrio, fazem com que a impressão mude rapidamente. Mover a Caponord é simples em todas as situações.
Os três níveis de mapeamento do motor dão mais versatilidade à touring. Mas o modo “sport” instiga e convida a explorar integralmente os 125 cv, que deixam a pilotagem divertida. As saídas de curvas em alta velocidade garantem uma boa dose de adrenalina. No entanto, está tudo sempre sob controle. O ABS e o controle de tração não “invadem” a pilotagem, mas estão sempre a postos quando necessários.
Não faria sentido pilotar uma Caponord 1200 Travel Pack e não levá-la para a estrada. Então, com o modo “touring” ligado, as respostas ficam mais suaves, mas sem corte na entrega de potência. A bela paisagem da Sardenha, à beira do Mediterrâneo, fica ainda mais agradável. É claro, a contribuição dos ajustes da suspensão é inquestionável. Nenhuma vibração é transmitida ao piloto. O único ponto negativo é poderoso e ensurdecedor “rugido” que sai do escapamento, reforçado por uma válvula especial. Mas quando se trata de uma Aprilia, até isso faz parte do jogo.
Ficha técnica
Aprilia Caponord 1200 Travel Pack
Motor: A gasolina, quatro tempos, refrigeração líquida, 1.197 cm³, dois cilindros em V, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica.
Transmissão: Manual de seis marchas. Tração com transmissão por corrente.
Potência máxima: 125 cv a 8.250 rpm.
Torque máximo: 11,7 kgfm a 6.800 rpm
Diâmetro e curso: 106,7 mm X 67,8 mm. Taxa de compressão: 12,0:1.
Suspensão: Dianteira com garfo invertido, amortecimento de rebote e compressão controlados eletronicamente. Traseira monochoque com amortecedor hidráulico deitado e controle eletrônico de rebote e da pré-carga da mola.
Pneus: 120/70 R 17 na frente e 180/55 R 17 atrás.
Freios: Brembo com disco duplo de aço inoxidável e pinças flutuantes na frente e disco simples atrás. Oferece ABS de série.
Dimensões: 2,24 metros de comprimento total, 0,81 m de largura, 1,56 m de distância entre-eixos e 0,84 m de altura do assento.
Peso seco: 228 kg.
Tanque do combustível: 24 litros.
Produção: Noale, Itália.
Lançamento mundial: 2013.
Preço: 13.500 euros, o equivalente a R$ 35 mil. Travel Pack: 15.900 euros, o equivalente a R$ 41.100. O modelo não é oferecido no Brasil.
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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