2 de abr. de 2013

Que tal um Opala com motor de BMW (ou quase isso)?


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Há algumas semanas mostramos aqui um BMW Série 5 1972 com motor de 2.5 de Opala (aliás, o anúncio foi finalizado e não sabemos se alguém pegou o bastardo para criar). Mas agora vamos mostrar o outro lado da moeda — e que está do outro lado do Atlântico, na Finlândia: um Opala de competição com motor seis cilindros BMW.

Estamos meio tristes porque este carro saiu no Speedhunters em agosto do ano passado mas só o estamos vendo agora. E, para sermos honestos, ele não é exatamente um Opala, e sim um Opel Commodore — o nome que os alemães deram à versão de seis cilindros do Opel Rekord  a partir de 1967.
O modelo das fotos é um sedã de duas portas, que não teve equivalente por aqui — não confundir com o Opala Cupê, que tem traseira fastback com a janela curva. De cara parece um sedã adaptado, mas depois de um tempo você se acostuma com o fato de que ele saiu desse jeito da fábrica.
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Mas estes são só detalhes. O que interessa aqui é que este Commodore 1969 ficou ainda mais alemão quando recebeu um moto seis-em-linha da BMW — mais precisamente, um M20B25. Este motor, de 2,5 litros e até 168 cv originais, equipou algumas versões do BMW Série 3 E30; o 525i E34; e o pequeno (e lendário) roadster Z1. O motor foi posicionado bem para trás no cofre, e provavelmente é mais leve do que o que o seis-em-linha 2.5 de 120 cv que um dia esteve ali. Ou seja: a distribuição de peso deve ter melhorado drasticamente.
O M20B25 pode não ser a última palavra em modernidade (foi descontinuado em 1993, quando deu lugar ao M50, com duplo comando no cabeçote), mas certamente deu fôlego extra ao Commodore — ainda mais com a leve preparação que recebeu: cárter seco, bielas Autoverdi, comando Scrick e corpos de borboleta individuais. O conjunto rende estimados 250 cv segundo o proprietário, o finlandês Heikki Mattila.
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O motor não é o único componente que veio da Baviera. Para moderar a potência foi adaptada uma caixa manual Getrag de seis marchas, oriunda do M3 E30. Os freios a disco são da Alcon, e a suspensão agora é independente nas quatro rodas, com coilovers Ohlins.
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Por dentro o carro foi inteiro depenado — nada de forros, isolamento acústico, rádio, tapetes, capa de painel… nada. Só uma gaiola de proteção, pedais, bancos, volante e um cluster digital. O peso do carro é agora é de cerca de 850 kg.
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Quando o carro apareceu na matéria do Speedhunters, ainda não estava pintado e não parecia que ficaria pronto tão cedo. Não que Heikki tivesse pressa, afinal o projeto já começou há quase cinco anos e ele quer que seja bem feito. Agora, porém, já exibe uma bela pintura amarela e preta, e o body kit de bom gosto remete aos antigos carros de competição da DTM. Coisa fina mesmo.
Só de olhar para ele já dá vontade de sair acelerando e ouvindo o ronco do seis-cilindros BMW… em um Opala, ou quase isto. Alguém mais se inspirou a fazer algo deste tipo por aqui?
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E aquele Calibra maneiro ali atrás?
Você pode ver mais fotos na galeria gigantesca  que documenta todo o projeto, desde o início. Mal podemos esperar para vê-lo pronto!

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

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