22 de abr. de 2013

Os dez tipos de receitas automotivas internacionais

Cada país hoje apresenta uma linguagem de design própria, um jeito padronizado de produção e design de seus carros e esta nova lista de Os dez ressalta justamente isso. Assim como cada país possui seu próprio estilo culinário no mundo dos automóveis não é nada diferente, confira agora quais são os dez tipos de receitas automotivas internacionais.


Alemã


A escola de design da padronização exagerada. Audi, BMW, Mercede-Benz, Porsche e Volkswagen fazem parte deste clã e fica evidente que todos os seus modelos são esteticamente praticamente idênticos. Um Gol conta com a parte frontal que pode ser facilmente confundida com Fox, Polo europeu, Sharan e até mesmo com o mais caro Passat. Pergunte a alguém não 100% interado no mundo automotivo se consegue identificar qual modelo da Audi ou BMW é sem olhar o nome na traseira, dificilmente conseguirá diferenciar um A6 de um A4 ou ainda mais uma Série 3 e uma Série 5 (principalmente visto de traseira). O design vindo da Alemanha conta com linhas retas e sem exageros, traços limpos, algo feito para permanecer agradável por mais que as tendências mudem e o tempo passe. Um Porsche 911 mantém muitas linhas do primeiro modelo, mas mesmo assim trás modernidade ao desenho. Manter o design irretocável é o prato principal da cozinha alemã. 

Francesa 


Escargot e foie gras, são belos exemplos da ousadia culinária francesa, na culinária automotiva também temos belos exemplos desta ousadia (principalmente pelas mãos da Citroën). Os franceses apostam em um visual mais futurista e ao mesmo tempo extremamente elegante: Clio IV, DS5 e 3008 são os representantes deste diferencial vindo da terra de Napoleão. Alguém conseguiria explicar o quão esquisitamente maravilhoso é o finado Citroën C6? Ou a que categoria pertence à obra de arte denominada DS5? Ou até o porquê um modelo tão pequeno como o 1007 tem portas corrediças? Ousadia francesa e vontade de inovar esta é a resposta, para desfilar sua beleza e desafiar o lógico, como o mito Bugatti Veyron. O prato principal da França tem um gosto peculiar: mistura elegância com vontade de ousar aliado a linhas futuristas,e este prato é servido com muita vontade.

Italiana 


Aquele prato que “enche” os olhos, que te faz delirar só de ver, pois bem, esta é a culinária automotiva vinda da Itália. Alguns nomes já causam arrepios nos petrolheads: Ferrari, Lamborghini, Maserati. Um mito entre os amantes de automóveis diz o mito que é praticamente impossível existir um Alfa Romeo feio (sim, a marca cometeu alguns erros, mas sempre compensava em outros modelos), 4C e 8C Competizione são carros tão belos quanto a mais valiosa obra de arte. Além disso os italianos são especialistas em carros pequenos, como o icônico 500. Com exceção da Lamborghini que abusa das linhas retas e moldadas na navalha – algo que da personalidade própria à marca e também muita beleza – os outros italianos (que pertencem a Fiat) se apoiam nas curvas harmoniosas que fazem os olhos deslizarem. Os italianos ficam com a sobremesa, que é a mais vistosa e deliciosa até de ser vista. 

Britânica



A culinária automotiva britânica passou por diversas fazes. Seu início era dominado por curvas belíssimas e estonteantes – Jaguar E-Type e o Morris Garage MGA estão ai para provar. Outrora passada por uma fase de descrição no design, chegando a ser sem graça enquanto eram comandadas por grandes empresas internacionais. Hoje em dia temos apenas as cinco representantes da rainha: Land Rover com suas linhas quadradas provocantes e belas, graças ao “efeito Evoque”; Jaguar que seguiu por uma inédita ousadia com linhas curvas dignas do antigo E-Type após o surgimento do XF e agora com o belíssimo F-Type;  MG que em seus carros apresenta um design muito mais ousado e do que antes,hora acerta (MG Icon e MG5), hora erra feio; e a MINI que repete a mesma fórmula de sucesso em todos os seus modelos com um agradável design retro; e por último a Aston Martin que conta com linhas curvas de deliciar os olhos, mas que mantém o mesmo padrão de design quase idêntico em todos os carros, algo como os alemães fazem.

Americana 


Aqui a brutalidade se encontra na motorização e no tamanho: os americanos sempre foram famosos por seus motores V8 e “carros barca”, hoje em dia esta influência permanece em seus modelos de maneira diferenciada, seguindo por um estilo quadrado e retilíneo: Malibu, o antigo Fusion, 300C, Charger são as provas do estilo favorito do tio Sam. A especialidade da casa e exclusividade, são os muscle cars: coupés grandes, quadrados, com referências extremamente retrô e com enormes motores V6 e V8 representados pelo eterno trio Camaro, Mustang e Challenger. A culinária aqui é baseada no Fast-Food, assim como os carros tipicamente americanos: grandes, pesados, mas visualmente irresistíveis e com um ótimo molho especial vindo dos motores fortes nos modelos tipicamente americanos.

Japonesa

Os japoneses são conhecidos pela sua fama de inquebráveis e por seu desenho um tanto quanto sem sal na maioria dos casos. Hoje em dia algumas montadoras estão se diferenciando e caminhando por um estilo mais ousado e diferenciado (Honda e Subaru) enquanto outras estão tentando se diferenciar, mas o estilo não parece aliado com as tendências atuais (Suzuki e Toyota). Um grande diferencial da casa segue o estilo pequeno com muito conteúdo vindo do sushi: são os key cars. Estes simpáticos modelos tem até 3.4m de comprimento e motores com até 64cv (sendo até 0.66), geralmente são pequenas minivans, microjipes (o agora brasileiro Jimny é um kei car no Japão) e até alguns mini esportivos como o Daihatsu Copen. O prato japonês é uma enorme mistura agridoce, misturando pequenos modelos com estonteantes esportivos do calibre de GT-R e GT86, passando por belos sedans como Avallon e Civic, sedans totalmente sem graça como o Camry e mitos do rallye e eternos rivais: Impreza WRX STi e Lancer Evolution.

Indiana 


Aqui a receita é baseada no baixo custo. O grande mercado indiano fez com que fossem criadas quatro representantes da indústria automotiva na Índia:TATA (atual dona de Land Rover e Jaguar), Mahindra (dona da SsangYong) e Maruti que tem parceria nos modelos Suzuki. No país é feito o carro mais barato do mundo, o TATA Nano, que não obteve o sucesso esperado pela montadora justamente por seu baixo custo, porém outras marcas também seguiram esta receita criando modelos de baixo custo: Hyundai EON e Maruti Suzuki Alto 800. Outros modelos exóticos também fazem parte da paisagem indiana, como a minivan Ertiga que conta com desenho de um Suzuki Swift anabolizado, assim como o conterrâneo Mahindra Quanto que possui rodas minúsculas para a proposta do carro. Apesar de possuírem modelos um tanto quanto estranhos a Mahindra também reserva uma surpresa boa: o XUV 500, que apesar de ser exótico no visual é um modelo que agrada pelas suas linhas, principalmente quando comparado aos outros irmãos Mahindra. 


Brasileira 


O prato brasileiro característico é o arroz com feijão, assim como no mercado automotivo temos o nosso modelo característico: o hatch compacto de entrada (Gol e Palio são os mais clássicos representantes desta leva), modelos muitas vezes desenvolvidos exclusivamente para terras tupiniquins e que agradam a enorme maioria dos brasileiros. Mas por aqui também trouxemos inovações, como a criação da categoria de suv’s compactos com o nascimento do EcoSport hoje adorada também no mercado nacional e que vem recebendo muitos lançamentos a nível internacional (como a segunda geração do Eco), além de criar a moda dos aventureiros light com a linha Adventure da Fiat. O Brasil se adéqua às linhas de design de cada montadora, visto que, infelizmente, não temos uma marca 100% brasileira ainda, nos atendo a acompanhar as tendências internacionais e aos padrões de design de cada marca. O prato principal brasileiro é regido pela emoção, o design é o maior fator de compra por aqui - por mais que um modelo possa ser considerado ruim, se for belo será um sucesso de vendas, no caso contrário de um modelo tecnicamente bom com péssimo design ele estará fadado ao fracasso.

Coreana 


Antigamente os modelos coreanos possuíam péssimo acabamento, construção pouco refinada e design sem sal, atualmente a história é bem diferente, em especial com Kia e Hyundai, hoje são referência em qualidade, acabamento e design tentador, mas temos também a conterrânea SsangYong que já está caminhando para chegar a este patamar. Ousadia é a palavra no design: a Hyundai segue por um estilo cheio de vincos, volumes e diferenciais, como o design do Veloster, que apesar de ser o carro que mais sofre bullying no Brasil por conta de seu motor, apresenta um design belo e completamente ousado; a Kia conta com desenho mais retilíneo e esportivo, porém sem abrir mão da ousadia que conquista o consumidor no primeiro olhar; a SsangYong está renovando sua linguagem de design e já representa belos exemplos da culinária coreana. O prato principal por aqui é a ousadia e esportividade, além da diferenciação perante a concorrência e de conseguir conquistar o consumidor pelo visual de primeira, um prato servido ao som de Gangnam Style.

Chinesa


Por aqui a grande tendência é a cópia descarada de modelos consagrados no mercado internacional (até temos cópias do Palio e Siena por lá), contrastando ao mesmo tempo com novos modelos com design próprio e até promessas de novos carros que podem se tornar referências em design. Aos poucos os chineses podem chegar ao patamar das atuais montadoras internacionais com produtos de qualidade e desenho próprio, processo também percorrido pelos japoneses e coreanos, mas com isso muitas marcas serão sacrificadas e muitos modelos terão que deixar de existir. Na china encontramos desde automóveis simpáticos como o Chery QQ, modelos com belo design próprio como o JAC S5, até cópias dos sedans de ultra luxo da Rolls-Royce como o Geely GE, inúmeras cópias modificadas do Corolla, até cópias da BMW X5 e Toyota RAV4. O prato chinês vem com um pouco de cada culinária internacional, misturada e com menos qualidade, mas se preparem um dia eles contarão com o mesmo padrão das montadoras internacionais a exemplo dos coreanos.

Disponível no(a):http://brigatodesign.blogspot.com.br

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