11 de abr. de 2013

LAAD 2013 – Prontidão sobre rodas

Fotos: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias
LAAD 2013 – Prontidão sobre rodas
Indústria automotiva marca presença no LAAD e fabricantes mostram suas “armas” especiais

Para o brasileiro, o confronto é quase sinônimo de falta de educação. E essa lógica se estende também às questões internacionais. Por outro lado, as fronteiras são vastas e os vizinhos, numerosos. Esta conjunção faz do país a sede ideal para a LAAD – Latin America Aero & Defence –, maior feira especializada em defesa e segurança da América Latina.
A cada dois anos, empresas especializadas em material bélico se reúnem no Rio de Janeiro para mostrar às Forças Armadas nacionais e do continente suas mais recentes criações. A nona edição do evento, realizada entre os dias 9 e 12 de abril, contou com mais de 700 expositores de 48 países, que ocuparam quatro pavilhões do Riocentro, em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade.

A LAAD 2013 tem um público bastante específico. É aberto apenas para convidados das Forças Armadas, das forças policiais, órgãos e instituições de segurança pública e outras autoridades. Militares do Brasil e de países da América Latina, como Argentina, Colômbia e Equador, e de outros continentes, como Europa e Ásia, encontram entre os estandes equipamentos que vão desde simples sprays de pimenta até modernos satélites, rastreadores e aeronaves, mas a maior ênfase é em veículos de combate e de transporte de tropa. O evento é como um grande balcão de negócios, onde as empresas literalmente mostram suas armas para atrair novos contratos.

Entre as empresas presentes na LAAD, algumas só conhecidas por especialistas do setor dividiam espaço com outras já consolidadas no mercado brasileiro. A nacional Inbra, a Kia Military Vehicles, divisão militar da Kia Motors, e as fabricantes de veículos pesados como MAN Latin America, Iveco e Agrale mostraram veículos já utilizados pelas Forças Armadas do Brasil, além de algumas novidades. Segundo o supervisor de marketing de produto da MAN, Ricardo Yada, o tempo de produção de veículos militares é mais longo que no caso dos civis. “ São ciclos que duram de três a cinco anos para o entendimento das necessidades militares de cada país, mais as etapas fabris e o processo de testes e homologação ”, explica Ricardo.
   
Destaques do LAAD 2013

Agrale Marruá – A brasileira Agrale apresentou várias versões do Marruá, veículo desenvolvido especialmente para as Forças Armadas. Todas as viaturas são equipadas com tração 4X4 e diferenciam-se basicamente pela aplicação e a capacidade de carga. O AM23, com capota, carroceria metálica e cabine de teto rígido, é equipado com motor de 140 cv de potência e torque máximo de 36,7 kgfm. A viatura é destinada ao transporte de tropas e cargas com até 750 kg.



Inbra Gladiador – O veículo blindado do grupo brasileiro Inbra tem projeto e desenvolvimento 100% nacionais. O trem-de-força é de origem Agrale e feito exclusivamente para a fabricante. O Gladiador tem duas versões, para forças policiais e forças armadas. A empresa já testou algumas unidades em estados como Rio de Janeiro e Mato Grosso. “ O objetivo é equipar as polícias de fronteira e cidades-sede da Copa do Mundo, para depois iniciarmos as exportações ”, afirma Claudia Candido, diretora de marketing do Grupo Inbra. Uma das possíveis aplicações conta com equipamento da empresa israelense Rafael Advanced Defence Systems para dispersão de caos com armas não-letais de recursos sonoros e luminosos, capazes de “ ensurdecer ” e “ cegar ” por alguns minutos aqueles que forem expostos à frequência e às luzes.



Iveco Guarani – O anfíbio blindado da Iveco Veículos de Defesa, divisão militar da Iveco Latin America, começou a ser entregue em dezembro do ano passado ao Exército Brasileiro. O Guarani pesa 18 toneladas, que são impulsionadas por um motor diesel de 383 cv de potência, produzido pela FPT, fabricante de motores pertencente ao Grupo Fiat. O “ tanque ” tem tração em todas as seis rodas e possui blindagem capaz de resistir a explosões e tiros de diversos calibres.



Kia KM 450 – O sul-coreano KM 450 é um modelo versátil, que pode ser utilizado como ambulância, estação móvel de reparos, transporte de tripulantes, cargas e reconhecimento. O nome “ KM ” vem de Kia Military, divisão independente da Kia Motors especializada em veículos militares e material bélico. O modelo é equipado com motor 3.9 litros de 141 cv de potência, tração 4X4 e destinado a qualquer tipo de terreno.



MAN HX 32.440 – A MAN Latin America, que já fornece caminhões para o Exército Brasileiro desde 2007, aproveitou o LAAD 2013 para apresentar o HX 32.440. Fruto da joint-venture com a Rheinmetall, também da Alemanha – RMMV, sigla para Rheinmetall MAN Military Vehicle –, o caminhão pode transportar equipamentos militares, tanques de combustíveis, tropas e até lança-mísseis. Utilizado na Bósnia e no Afeganistão, o veículo tem 440 cv de potência e torque de 214,0 kgfm. “ O objetivo é sentir a necessidade e a receptividade dos militares brasileiros e latino-americanos em relação ao HX para avaliarmos se traremos o modelo ”, explica Ricardo Yada, da MAN.



Paramount Maverick – O nome Maverick não vai durar muito tempo no Brasil. O blindado, de fabricação sul-africana, é a futura viatura do Bope – Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro – e logo será conhecido apenas como “ caveirão ”. A Paramount já finalizou a venda de oito unidades do Maverick para o Governo fluminense, das quais quatro serão destinadas para a “ tropa de elite ” da PM, duas para o Batalhão de Choque, da mesma corporação, e outras duas para o Core – Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil. O veículo tem blindagem e tecnologia embarcada. A empresa garante também boa mobilidade, mas valoriza outro aspecro. “ Já testamos o modelo na África do Sul, Gana, Congo e na Ásia, em locais parecidos com as favelas, e o impacto visual de quando o carro chega é o que mais impressiona ”, diz Andrew Charter, gerente de desenvolvimento do Paramount Group.



Renault Truck Defence Sherpa Light – A Renault Trucks Defence apresentou a gama Sherpa Light, de veículos blindados leves com características distintas. Todos os modelos são equipados com um motor de 215 cv de potência e 81,5 kgfm de torque. O mais versátil da linha é Sherpa Light Scout, disponível também em versão sem blindagem. O modelo é indicado para missões táticas de patrulha, escoltas e comboios. Pode carregar até cinco soldados e um conjunto de armas no teto.



SsangYong Actyon Sports VTNE – A picape SsangYong New Actyon VTNE foi o único modelo apresentado pela marca sul-coreana. A Tricar Defence, que responde pela marca e também pela Kia Military no Brasil, já comercializa o modelo e vendeu 200 unidades ao Exército Brasileiro. A sigla VTNE quer dizer Viatura Tática Não Especializada. Significa que é apenas pintada com as cores da Força à qual serve e não possui qualquer equipamento especial que a diferencie do uso civil.





Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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