Você sabe: para importar um carro usado é preciso que ele seja 30 anos de idade para que possa ser classificado como “antigo”. Isso significa que a partir deste ano você poderá começar a importar vários carros bacanas que foram lançados em 1983 — uma época sombria em nossa história, na qual o mundo evoluía tecnologicamente e nós ficávamos à mercê de uma produção nacional prejudicada por reservas de mercado.
Aqui estão os carros mais legais de 1983 que finalmente poderemos importar depois de tanto tempo de espera.
BMW M635 CSi
O CSi é, basicamente, um daqueles bons cupês estradeiros alemães impulsionado pelo poderoso seis-em-linha do BMW M1, ligeiramente amansado para render 260 cv. Ainda assim o zero-a-cem leva menos de 6,5 segundos e a velocidade passa dos 250 km/h. O único problema será encontrar um, pois apenas 4.000 unidades foram feitas entre 1983 e 1988.
Toyota AE86/Levin/Trueno
Depois de longos anos de espera, finalmente podemos trazer o carro de dorifto original, o Toyota AE86 e suas variantes. Agora você pode abrir aquela casa de tofu que você sempre sonhou e usar o crédito do BNDES para comprar o carro de entregas.
Honda City Turbo
Os mais desligados devem ter pensado em uma preparação forte para aquele sedã prata vendido por aqui, mas estamos falando daquele subcompacto japonês lançado no finalzinho de 1982 com suspensão independente nas quatro rodas e motor 1,2 turbo de 100 cv. Até pouco tempo atrás havia um desses anunciado por US$ 500 na web.
Ford Sierra XR4i
Os únicos Sierra que passaram pelo Brasil foram dos turistas argentinos em férias no país há uns vinte anos. Apesar de parecer um Escort grande e desajeitado com um fumacento motor a diesel, o Sierra também ganhou o código mágico da Ford nos anos oitenta. A versão XR4i foi lançada em 1983 com motor V6 de 2,8 litros e 150 cv. Parece pouco hoje, mas era suficiente para acelerar de zero a 100 km/h em 8,1 segundos e chegar aos 209 km/h. Se você quiser o Cosworth, contudo, é preciso esperar mais três anos.
Alfa Romeo 33
A Alfa Romeo até esteve muito bem representada no Brasil no período em que as importações foram dificultadas ou fechadas, mas acabou defasada e abandonada nos anos oitenta, quando o 33 entrou em cena. Embora já não tivesse tração traseira como seus antecessores (mas tinha tração integral como opção) ele foi um dos últimos Alfa Romeo puro-sangue projetados antes de a Fiat entrar em cena.
[Fotos: David Guimarães/Flickr (BMW 635 CSi), watchinsidecars/Tumblr (Honda City Turbo), Ford/Divulgação (Sierra), Alfa Romeo/Divulgação (Alfa 33), Wikimedia Commons (Trueno)]
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