Compacto chinês custa R$ 36.990 e mostra evolução da marca, mas terá missão difícil frente HB20S e Prisma
Mas bastam cinco minutos junto da novidade para perceber que mesmo após mais de 150 modificações da Chery para o mercado brasileiro, o Celer ainda é um chinês no que diz respeito a acabamento e sensações ao dirigir. O hatch chega às lojas a partir de R$ 35.990 e o sedã, aqui avaliado, por R$ 36.990.
Na quinta marcha, a 120 km/h, o motor gira a pouco mais de 4.000 rpm. O torque de acordo com a marca é de 14 kgfm, mas no percurso não deu para saber como o sedã se sai em meio ao circuito urbano. Foi possível perceber apenas que na estrada é preciso paciência na hora de uma retomada em alta velocidade, já que o pequeno motor 1.5 custa a “encher”. O câmbio é bem mais justo que a maioria dos chineses, o que significa também que é melhor que alguns modelos nacionais. Isso só não evita a dificuldade de encontrar algumas marchas de vez em quando. Os pneus da desconhecida marca Giti de medida 185/60R15 também causam muitos ruídos.
Adaptação ao Brasil
De acordo com a Chery, a suspensão passou por longos testes no Brasil e na China, o que rendeu algumas modificações, como uma recalibragem dos amortecedores. “Falam que nossas suspensões são muito macias, mas o Celer vem com melhorias feitas pela equipe do Brasil, já que nossa topografia por aqui é muito diferente”, completa Buzzetto. Na prática, o modelo está mais firme que o QQ que, convenhamos, não é parâmetro. No entanto, ainda passa uma boa dose de insegurança nas curvas, com um grande chacoalho da carroceria. Nesse quesito, o Celer deve muito em relação aos nacionais.
O design do Celer é um ponto alto e talvez o mais bem acertado entre os chineses no Brasil. Ele também foi desenhado na Itália, algo idolatrado por chineses, e tem uma traseira com certa dose de arrojo que é mais bonita ao vivo do que em fotos. As dimensões são muito parecidas com as dos concorrentes HB20S e Prisma, tendo o hatch 4,13 m de comprimento e o sedã 4,26 m, já que a largura é igual para os dois: 1,68 m. Uma vantagem em relação à concorrência são as cores divertidas, com chamativos tons de bronze e azul que fogem do convencional preto e prata.
Chega de carro pelado
O slogan marca a campanha da Chery, que promete 40 equipamentos para o Celer. O sedã traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos nas quatro portas, freios ABS, airbag duplo, som com MP3 e entrada USB e chave canivete. O restante são coisas comuns como porta copos e brake light.
O Celer é uma clara evolução dos modelos vindos da China, mas mantém falhas que conhecemos desde os primeiros chineses a desembarcar no Brasil. A marca oferece três anos de garantia total e mais dois de motor e transmissão.
O Celerserá produzido no Brasil a partir de abril de 2014, na fábrica de Jacareí (SP). A marca diz que o consumidor que realmente deseja o carro não vai esperar até o ano que vem para ter o nacional.
Chery Celer será produzido no Brasil a partir de 2014 (Foto: Divulgação
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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