A VW diz que o dois-lugares rodará cerca de 110 km com um litro de combustível e que planejam fabricar pelo menos 250 deles para começar. Ah, e eu acredito que este seja o primeiro carro de passeio à venda sem uma janela traseira convencional desde o Tatra T87.
O XL1 pesa cerca de 790 kg, e é movido por dois motores: um TDI a diesel de dois cilindros e 47 cv, e um elétrico que gera o equivalente a 27 cv. Cada um deles é capaz de mover as rodas de forma independente ou combinada, até a velocidade máxima limitada a 160 km/h. Sozinho o, motor elétrico tem autonomia de 50 km, e o diesel sozinho pode rodar por volta de 59 km/l, o que já é impressionante por si só.
As baterias de íon de lítio ficam armazenadas na frente, e o motor/transeixo fica na posição central traseira, bem acima do eixo traseiro. Isto faz dele o primeiro VW com motor atrás dos ocupantes desde a Kombi, e o primeiro de motor central desde o VW-Porsche 914.
A carroceria do XL1 é bem radical, sendo feita em sua maioria de polímero reforçado com fíbra de carbono, com janelas de policarbonato – tudo em nome do baixo peso. O coeficiente aerodinâmico é de impressionantes 0.189 Cx, que a VW compara aos 0.03 de um pinguim. A VW conseguiu esse número com uso extensivo de revestimentos no assoalho do carro, posicionamento cuidadoso das entradas de ar e, o que mais chama a atenção,e spelhos retrovisores integrados às portas, visíveis do interior através de janelas especiais.
As portas se abrem ao estilo Lamborghini, o que significa uma oportunidade a menos para a galera do xuning.
Este carro é mesmo muito impressionante e, mesmo tendo sido feito com um objetivo bem específico, parece um veículo plausível e utilizável no dia a dia. Mas o mais interessante será ver como as tecnologias deste “eco-halo car” serão repassadas para os veículos mais comuns da VW.
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