23 de mar. de 2013

Teste: Mercedes-Benz CLA - Na contramão da crise

Fotos: Divulgação
Teste: Mercedes-Benz CLA - Na contramão da crise
Sedã derivado do novo Classe A, CLA se torna opção da Mercedes-Benz para enfrentar a queda da demanda na Europa

Durante muito tempo, as marcas premium resistiram à crise financeira na Europa. No entanto, após cinco anos de retração, o cerco começou a apertar para todos e as fabricantes de luxo precisaram encontrar alternativas para não perder vendas. A opção foi desenvolver carros mais baratos. No caso da Mercedes-Benz, a nova geração do hatch Classe A foi o primeiro ataque. Agora, sobre a mesma plataforma, a marca alemã apresenta o CLA, versão sedã que busca reunir todos os predicados de um Mercedes, combinados a um preço mais acessível para enfrentar a recessão. O novo modelo também está cotado para ser produzido no Brasil a partir de 2015.


O Mercedes-Benz CLA tem três níveis de acabamento, chamados de Executive, Sport e Premium. O primeiro, mais simples, tem rodas de liga leve de 17 polegadas e conectividade com celulares e smartphones via Bluetooth. A versão Sport traz rodas de 18 polegadas, câmara de visão traseira e conjunto de entretenimento e navegação com um tablet instalado no topo do painel. A Premium, mais equipada, inclui rodas AMG, faróis bi-xenon e uma lista de opcionais como teto panorâmico e assistente para estacionamento, entre outros. Os itens mais comuns, como bancos de couro, trio elétrico e ar-condicionado, vêm de série em todas as versões.



A marca alemã oferece ainda o pacote CLA Neon, com possibilidades de personalização para atrair o público jovem. O kit permite configurar o display central através do iPhone, além de possibilitar que o usuário conecte-se ao Facebook. A Mercedes já adiantou que trabalha no desenvolvimento da plataforma para ser operada também pelo sistema Android.

A gama de motores do CLA tem unidades a gasolina de 1.6 e 2.0 litros, com 122 cv, 156 cv e 211 cv de potência, e diesel com 136 cv e 170 cv. Todas as opções são dotadas de turbo, com o intuito de dar um toque de esportividade à linha, além de reduzir o consumo de combustível. A versão testada, com o propulsor diesel mais potente, tem torque de 35,6 kgfm e ainda registra bons níveis de emissões de poluentes. Os 109 g/km de CO2 já estão dentro da regulamentação Euro 6, que estabelece os níveis aceitáveis de partículas nocivas ao ambiente e entra em vigor na Europa apenas em 2014.



Enquanto o conturbado panorama econômico europeu não melhora, o CLA tem papel parecido com o do Mercedes-Benz 190, que na década de 1980, permitiu a entrada de muitos consumidores no segmento de carros de luxo. A gama completa, que conta também com o hatch Classe A, deverá ser encorpada futuramente. A fabricante alemã já revelou que ainda neste ano irá apresentar o GLA, um crossover na mesma plataforma. Também é esperado o CLA Shooting Break, versão perua da família.

A estratégia de preços, bem agressiva, deixa o sedã com boa competitividade. O CLA parte 29.900 euros, cerca de R$ 76.500, e chega a 42.600 euros – o equivalente a R$ 109 mil – na versão topo. O carro da marca bávara começa em 36 mil euros – aproximadamente R$ 92 mil – enquanto o modelo da Audi tem preço inicial mais próximo, cerca de 30 mil euros – cerca de R$ 77 mil.



Primeiras impressões

Mais por menos


Saint Tropez/França
– Ao longo de toda a Riviera Francesa, a caminho de Saint Tropez, o objetivo principal era testar o poder do motor do Mercedes-Benz CLA. Mas, antes disso, foi possível notar o efeito que o sedã causa nas pessoas. O carro chamava a atenção pelo design, mesmo na França, onde o povo é conhecido pela sofisticação e bom gosto. No lado de dentro, embora não se encontre a mesma “formalidade” dos outros carros da marca, o conforto dos bancos e a ergonomia impecável fazem com que motorista e passageiros sintam-se em casa – desde que apenas dois adultos viajem atrás.

Com tudo devidamente ajustado, o motor diesel 220 CDI já surpreende após dada a partida. O propulsor é extremamente silencioso, o que aumenta a sensação de conforto. Com o pé no acelerador, as boas referências crescem e o CLA revela seu temperamento forte, com respostas ágeis e muita precisão em qualquer manobra. A plataforma bem equilibrada facilita o controle nas curvas. E a transmissão automática de sete velocidades aumenta ainda mais o prazer da condução.



A visibilidade à frente é boa. Porém, lateralmente e pelo retrovisor interno, o campo de visão é ligeiramente prejudicado pelas soluções aerodinâmicas, que criam muitos pontos cegos. Em compensação, os freios dão boa sensação de segurança e o sedã não desvia a trajetória na hora de parar.

O CLA tem tudo que um carro precisa para ser “premium”: interior refinado, beleza exterior e desempenho satisfatório. Mesmo brigando em uma faixa mais baixa de preços, o novo sedã é, de fato, um autêntico Mercedes-Benz.

Ficha técnica


Mercedes-Benz CLA 220 CDI


Motor: Diesel, dianteiro, transversal, 2.143 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e duplo comando do cabeçote. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Automática de sete velocidades. Tração dianteira.
Potência máxima: 170 cv a 3.400 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,2 segundos.
Velocidade máxima: 230 km/h.
Torque máximo: 35,6 kgfm a 1.400 rpm.
Diâmetro e curso: 83,0 x 99,0 mm. Taxa de compressão: 16,2:1.
Suspensão: Dianteira com braço de controle transversal com barra estabilizadora e amortecedores e traseira do tipo double-wishbone com molas helicoidais e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 205/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,63 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,43 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.525 kg.
Capacidade do porta-malas: 470 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Kecskemét, Hungria.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado automático, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção elétrica, trio elétrico, luzes diurnas em led, volante com regulagem de altura e profundidade, ESP, ABS, EBD, airbags frontais, laterais e de cortina, EBA, rádio/MP3/USB/iPod/AUX/Bluetooth, câmera de ré.
Preço: 40.600 euros, o equivalente a R$ 104 mil.






Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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