Será que existe algo melhor do que achar um clássico de valor inestimável guardado há décadas em uma garagem? Separamos uma lista com os dez maiores “barn finds” que conhecemos.
Antes de continuarmos, devemos lembrar que para cada história incrível sobre um achado, existem dezenas de farsas. Mas nenhuma delas é tão impressionante como a lenda do achado de Portugal. O Autoblog compilou todos os mitos e verdades na história há alguns anos.
O que todos eles têm em comum é a
história de um nova-iorquino que resolveu dar a si mesmo um presente de
aposentadoria – uma casa em um terreno de alguns acres em Portugal. A
casa que ele encontrou estava vazia havia 15 anos, pois os donos
morreram e não deixaram herdeiros. A propriedade estava sendo vendida
para pagar os impostos devidos e, além da casa, também havia um grande
celeiro de metal com as portas soldadas. Ninguém se deu ao trabalho de
abrir para ver o que havia dentro, então a propriedade foi vendida como
estava. Quando o novo dono e sua esposa chegaram, resolveram abrir o
celeiro e encontraram o achado do século: dentro da estrutura estavam
cerca de 200 carros clássicos. Que sorte inacreditável a do novo dono!
Inacreditável, de fato. Claro que
tudo não passou de um hoax, mas algumas pessoas ainda acreditam que é
verdade, e a história continua circulando. Afinal, existe até uma
galeria de clássicos empoeirados parados em um galpão escuro – tudo bem
convincente. Como pode ser mentira?
O Old Cars Weekly conseguiu descobrir
a história por trás da história, e a explicação é quase tão boa quanto o
hoax. O que vemos nas fotos faz parte da coleção de um dono de
concessionária que, ao longo dos anos, acumulou alguns carros que
chamaram sua atenção. Ele simplesmente os levou para um celeiro e os
deixou lá, provavelmente até decidir o que faria com eles. Há alguns
anos ele pediu para que um fotógrafo fosse até o local e documentasse a
coleção, e as fotos que ele fez são estas que circulam pela internet, ajudando a criar e sustentar o mito.
A lição: não acredite em toda história sobre um achado sensacional que encontrar na internet. Mas acredite nestas aqui.O Mercedes de dez milhões de dólares
Este é um dos mais valiosos e históricos Mercedes de todos os tempos, o Mercedes-Benz 500K 1935 de Rudi Caracciola. Foi encontrado em um ferro-velho não identificado em Los Angeles. O jornalista Michael Mratz descobriu o carro, e descreve seus colegas de etábulo:
Dois Maybach únicos, um de dois Iso
Grifo Spyder (projeto de Giotto Bizzarrini, que também tem a Ferrari 250
GTO em seu currículo); um dos 29 Mercedes Asa de Gaivota em em liga de
alumínio – mais leves, rápidos e raros que seus irmãos de aço; alguns
BMW 502 e 507; uns seis Lamborghini Miura; e o último sobrevivente dos
sete Horch 855 Spezial Roadster produzidos, carro que já pertenceu a
Eva Braun e que ficou por um tempo no Museu Audi na Alemanha.
Dois BMW M3 E30 Sport Evo, um Ford RS200 e um Mercedes 190E Cosworth Evolution II
É o santo graal dos esportivos dos anos 80, uma das melhores coleções que os mais jovens conseguem imaginar. E estava tudo trancado em um celeiro no Reino Unido.
A Dino enterrada
Uma Ferrari Dino 1960 não é das mais caras, mas é muito mais legal ver um carro que foi literalmente desenterrado, em vez de simplesmente descoberto. Confira sua história aqui.
Construa seu próprio BMW Le Mans
Enquanto procurava por um modelo em escala de um BMW M1, um jovem encontrou um jogo de paineis da carroceria de um M1. Ele os comprou de um celeiro perto de Munique por 2 mil Euros (por volta de R$ 5.100). Acontece que era um genuíno M1 March que competiu em Le Mans em 1980. A BMW ficou sabendo do achado e se ofereceu para ajudar o garoto a reconstruir o carro.
Os protótipos originais do Citroën 2CV
O 2CV podia ser um guarda-chuva sobre rodas, mas era um guarda-chuva sobre rodas extremamente popular e influente que ajudou a motorizar a Europa depois da segunda guerra. Os protótipos originais eram tão importantes para a indústria automotiva francesa que eles tiveram que escondê-los dos Nazistas logo antes da guerra explodir, e os carros permaneceram escondidos por quase meio século antes de serem redescobertos.
A Ferrari 166M de um milhão de dólares
Esta Ferrari V12 de 1949 ficou largada em um quintal por 50 anos antes que um colecionador aparecesse e a resgatasse em 2007. Ela vale um milhão de dólares.
O Miura de Aristóteles Onassis
Você tinha que ser rico para ter um Lamborghini V12 antigamente, e Aristóteles Onassis certamente era. Mas você tem que ser absurdamente rico para comprar um Lamborghini V12 e dar de presente a um cara que o deixa largado na garagem de um hotel por 40 anos.
A Ferrari 250 GTO que virou peça de decoração
Esta é a lendária GTO que ficou abandonada em um gramado em Ohio por 14 anos – de 1972 a 1986. O mais impressionante é que todo mundo na cidade sabia dela, e até mesmo vários colecionadores de Ferrari iam ver o carro desde o início dos anos 80. Demorou anos para que o dono desistisse de restaurá-la, mesmo que as crianças costumassem escorregar no capô do carro, como conta o The Retromobilist.
Bugatti Type 57s Atalante
Não existem superlativos que não combinem com o Bugatti Type 57s, uma das maiores expressões de beleza sobre rodas. Um cara encontrou um deles parado em uma garagem por duás décadas e o vendeu, inalterado, por R$ 8,8 milhões.
Shelby Daytona Coupe
O Ford GT é considerado o maior carro de corrida americano da história, mas há um argumento fortíssimo a favor do super Cobra que enfrentou e venceu a Ferrari: o Daytona Coupe. Só foram feitos seis deles mas, por décadas, apenas cinco entraram na conta. E ele faz parte da nossa Garagem dos Sonhos:
É verdade que todos os seis carros
voltaram da Inglaterra para os EUA, mas até 2001 somente cinco eram
conhecidos. O sexto carro? Ninguém sabia. Até que uma mulher chamada
Donna O’Hara suicidou-se ateando fogo a seu próprio corpo. Em seu galpão
trancado estava o sexto carro, chamado CSX2287, que seu pai havia
comprado há anos e deixado para ela. Sem dúvida alguma, o maior achado
da história das coleções de carros, com valor estimado em mais de
4.000.000 de dólares. Nada mau para um investimento inicial de cinco
contos.
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