2 de mar. de 2013

Que tal um Fusca Itamar 1995 com um toque germânico?

fusca 95 german look (1)
O Fusca pode não ter o conjunto mais equilibrado para uma boa dirigibilidade, mas tudo nele pode ser substituído ou melhorado. Quando alguém sabe o que tem em mãos e o que fazer com ele, o resultado pode ser impressionante – como este Fusca 1995 de 130 cv.

Normalmente, ao personalizar um Fusca, a cartilha seguida é a do estilo German Look – que, apesar do nome, não se resume a apenas mexer no visual do carro. Os projetos mais extremos costumam adaptar peças mecânicas e até motores completos dos Porsche clássicos, além dos itens de acabamento encontrados nos cupês de Stuttgart. Com o ferramental e o know-how certos, porém, é possível fazer maravilhas com o boxer de quatro cilindros original da VW.
Na Europa um costume popular é usar como base os 1302 e 1303 – a segunda geração do Fusca, melhorada com suspensão dianteira McPherson, mais espaço para a bagagem e, no caso do 1303, um painel de verdade. No Brasil é virtualmente impossível encontrar um 1302/1303, o o que leva os fãs e preparadores a se virar com o que temos por aqui.
Um dos modelos de preferidos para preparação e personalização ao estilo German Look é o “Itamar” – a última série do Fusca, fabricada entre 1994 e 1996 – por sua mecânica ligeiramente modernizada e seu visual semelhante ao dos últimos Fusca europeus. Movido a etanol, o motor do “Itamar” tinha 1.584 cm³, dois carburadores Solex, 58 cv e 11,4 mkgf de torque.
fusca 95 german look (5)
O Fusca das fotos está à venda no Rio Grande do Sul, e é um dos que foram preparados e personalizados ao estilo alemão. O motor teve sua cilindrada ampliada para 1.900 cm³ e recebeu cabeçotes retrabalhados pela Paula Faria e comando de válvulas Engle 284°, além de dois carburadores Weber e escapamento 4×2 dimensionado em inox. A receita rende, segundo o anúncio, aproximadamente 130 cv – um número que não impressionaria tanto em outro carro, mas estamos falando de um Fusca sem sobrealimentação. No chão, rodas de 17 polegadas calçadas com pneus Yokohama de medidas 205/45 tratam de mantê-lo no chão. O anúncio não diz nada sobre upgrades na suspensão.
fusca 95 german look (2)
As modificações estéticas também têm seu valor. O Fusca teve os para-choques para-choques do modelo Super Beetle europeu, pintados na mesma cor do carro, e as faixas adesivas que remetem ao Porsche Carrera RS podem agradar uns e desagradar outros. O interior recebeu bancos de couro, volante Momo, e enormes mostradores analógicos – com o conta-giros no meio, ao melhor estilo Porsche.
O preço por tudo isso? R$ 35 mil. Pelo nível da personalização, talvez não seja absurdo, mas montar um carro como este é metade da diversão do negócio. Como sempre, quem a palavra final é de vocês.
fusca 95 german look (3)
 
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: