Dois litros, 360 cv. Câmbio de dupla embreagem de sete marchas. 0 a 100 km/h em 4,6 s. Tração integral. Suspensão dianteira three-link, traseira do tipo four-link. E os caras da AMG chamam ele de carro de entrada? Onde eles querem entrar com isso – na casa de Mefisto?
Nós testemunhamos a revelação deste bebê-monstro antes mesmo do Salão de Genebra (que começa amanhã). E sobrevivemos.
No Brasil, estamos acostumados a chamar de hot hatches aqueles carrinhos nervosos, como o Citroën DS3 ou o Audi A1 Sport, aquele de 185 cv. Ou o Fusca, com o 2.0 TSI e seus 200 cv. Bem, aqui estamos falando de outro grau de violência: este cara vai brigar com o BMW 135i e o Audi RS3 – será uma das brigas mais sanguinárias que o mercado dos esportivos vai presenciar este ano.
Como os seus rivais conterrâneos, o A45 AMG deverá ser pornograficamente divertido ao volante. A AMG nunca preparou um carro tão pequeno – e nós estamos mais do que ansiosos pra degustar esse prato diminuto. Ao vivo, chama a atenção como o hatch fica plantado próximo ao solo – efeito dramatizado pelas saias laterais e pelos pneus de perfil baixo 235/35 R19 – e como as rodas ficam bem nas extremidades da carroceria. Balanços curtos sempre são bem interessantes dinamicamente, pois deixam as reações ao volante mais rápidas e precisas.
Confesso pra vocês que o que mais me deixou indignado não foi o fato deste 2.0 render 360 cv – quem convive com carros preparados topa com números até maiores do que este; ainda que estes preparados vivam tanto quanto pernilongos. O que realmente me deixou abismado é descobrir que o torque máximo de 45,8 mkgf (o Porsche Boxter gera 36,7 mkgf – vai vendo o drama…) surge a 2.250 rpm! E se você acha que os 360 cv surgem a rotações monstruosas, tome isso na cara: 6.000 rpm! Como assim? Vou tentar descobrir isso com detalhes – e prometo contar pra vocês tudo o que eu descobrir.
O interior deste cara é aquilo que chamamos de problema bom: quando a cabine do AMG de entrada é a mais invocada e moderna de todos os modelos, isso significa que as gerações seguintes terão de dar uma resposta à altura. Isso me lembra quando a Canon lançou a câmera 7D (de US$ 900 nos EUA), que tinha recursos de foco e filmagem mais avançados que os da 5D Mark II, que custava mais que o dobro. Há alguns meses, a Mark III saiu – e é um petardo de modernidade e de recursos.
Couro, Dinamica (material semelhante ao Alcantara), alumínio, enfim: este cara tem um banquete de materiais de ponta na versão topo de linha. Só que o que faz deste interior um capítulo novo é a sua arquitetura e design. Além de trazer para o modelo de entrada uma série de inspirações no superesportivo SLS, como o volante de base chata, as saídas de ventilação tipo turbina e a manopla de seleção do modo do câmbio; a nova geração da família A (que inclui o hatch A, o sedã-cupê CLA e o futuro SUV compacto GLA) tem um toque mais conceitual, como a tela do sistema multimídia e de navegação, que parece um iPad integrado ao painel. A qualidade de construção e de materiais está no nível dos outros carros da marca. Mas não posso dizer o mesmo sobre o espaço traseiro.
Os loverboys da Audi vão apontar para os bancos Performance Seats (opcional) e dizer “copiaram a família RS!” – bem, não posso contestá-los. Mas… cazzo! Eles caíram como uma luva. E os apoios laterais são um convite para dobrar os pneus e colar as costelas ali em serras e em track days…
Se você é como eu, provavelmente achou que o aerofólio na traseira e os adesivos nas laterais e no capô passaram da medida. Fique tranquilo: este é o modelo Edition 1, uma versão que, apesar do nome, não é série limitada.
Imagino que os gearheads prefiram algo mais sleeper, como este A45 AMG da foto abaixo. Bem, tenho certeza disso! Agora, preciso da licença de vocês: de alguma forma vou precisar acalmar as minhas lombrigas, desesperadas pra saber como se comportam estes 360 cv em apenas dois litros de motor! Alguém tem um PS3 com o Gran Turismo 5 pra me emprestar por alguns minutos?
O novo Classe A começa a ser vendido no Brasil em abril. O A45 AMG chega ao mercado alemão em junho – ou seja, o pequeno Mefisto não deverá dar as caras por aqui até o fim do ano. Mas o que importa é que ele estará aqui. E tenha a certeza de que iremos acelerá-lo como se deve!
*Viagem a convite da Mercedes-Benz para a revista Car and Driver Brasil
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