Conforme prometido, trazemos para vocês a segunda parte do guia de compra dos carros mais bacanas que você pode comprar por até R$ 20 mil.
A lista anterior foi bem recebida, mas alguns leitores disseram que ela foi comportada demais. Será que a gente consegue dar um jeito nisso?
Renault Clio 1.6
Hoje em dia o Clio pode ser um popular com uma cara estranha, acabamento barateado e um motorzinho bacana, mas em um passado não muito distante as coisas eram diferentes: o Clio 1.6 16v era um foguete não-declarado, com motor de 115 cv, bom para ir de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e chegar aos 192 km/h. Tudo em um hatch bem acabado, com boa ergonomia e generosamente equipado e que custa a partir de R$ 16.000.
Fiat Marea Turbo
Digam o que quiserem a respeito da manutenção do Marea com motor Fivetech de cinco cilindros. A questão aqui é o desempenho – especialmente do Marea Turbo 2.0 20v, com 182 cv e 27 mkgf – o bastante para ir de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e chegar aos 223 km/h. Seu desempenho o rendeu a fama de um dos melhores esportivos do Brasil. Hoje em dia é possível encontrar um Marea Turbo bem conservado por entre R$ 18.000 e R$ 20.000.
Alfa Romeo 164
Os Alfa Romeo da década de noventa são os poucos carros de carros de tração dianteira desejados por todo entusiasta. O modelo 164 chegou ao Brasil equipado com duas versões do motor V6 3.0: a primeira com 12v e 192 cv, e outra de 24v, chamado Super, que rendia 211 cv e chegava aos 240 km/h! Além disso, é um carro extremamente elegante e de presença marcante. Os melhores exemplares, não vamos mentir, chegam a arranhar os R$ 30 mil, porém não é impossível pagar menos de R$ 20 mil por um 164 em bom. São carros temperamentais, e o dono precisa ter disposição ($$$) e tempo para cuidar do carro do jeito que ele merece. Mas vale a pena.
Chevrolet Vectra GSi/Calibra
Optamos por colocar Vectra GSi e Calibra no mesmo item para espremer 11 carros na lista e porque ambos têm o mesmo conjunto mecânico: o saudoso motor C20XE de dois litros e 16 válvulas. Nos dois carros ele produz 150 cv de potência e 20 mkgf de torque — com bastante potencial para preparação. Se você quer a praticidade de um sedã (e seguro mais barato), procure um Vectra GSi. Se estas coisas não importam muito para você, fique com o visual mais elegante e aerodinâmico do Calibra. Um bom Vectra GSi custa entre R$ 10.000 e R$ 15.000, enquanto um Calibra é um pouco mais caro – algo entre R$ 14.000 e R$ 20.000.
Volkswagen Gol GTI 16v
O Gol GTI 2.0 16v é tido por muitos como o melhor de todos os modelos do Gol. Com 141 cv e uma bolha no capô para acomodar o motor mais alto, o GTI foi lançado em 1996, e também trazia melhorias na suspensão e nos freios. Com a re-estilização de 2000 o GTI perdeu a bolha no capô e passou a desenvolver 145 cv. Seus números de desempenho eram respeitáveis: 0 a 100 kmh em 8,7 segundos e máxima de 206 km/h. Por ser um carro bastante cultuado no Brasil, não é tarefa das mais fáceis encontrar um Gol GTI (ainda mais os últimos exemplares) sendo anunciado por menos de R$ 20.000. Se encontrar um desses, saiba que é um belo sleeper. Ah, e como sempre você pode salvar uma perura e adotar uma Parati GTI como esta da foto!
Citroen Xsara VTS
O Citroën Xsara foi lançado no Brasil em 1998, e a versão esportiva VTS chegou no mesmo ano. Além da boa oferta de equipamentos, o trunfo do Xsara VTS é seu motor 2.0 16v com bloco de alumínio, radiador de óleo e 168 cv – um número surpreendente para a época. Além disso, seu eixo traseiro esterça levemente, ajudando na estabilidade. Um Xsara VTS custa entre R$ 12.000 e R$ 18.000, dependendo do estado de conservação.
Volkswagen Golf IV
O Golf vendido atualmente no Brasil é espaçoso, confiável e bom de guiar. Mas não é exatamente barato, e seu projeto já está três gerações atrasado (e continuará assim até que o Golf VII começe a ser vendido aqui). Então, por que comprar um Golf novo se você pode pagar menos da metade do preço por um usado que é praticamente igual (e, para muita gente, mais bonito)? O Golf de quarta geração foi lançado no segundo semestre de 1999 e, em 2001, passou a usar os motores 1.6 e 2.0 que serviram de base para os motores que o Golf usa hoje – com exceção, claro, das séries esportivas GTi e VR6. Um Golf desses custa entre R$ 16.000 e R$ 19.000.
Volkswagen Passat VR6
Há poucas maneiras mais baratas de se comprar um carro de seis cilindros. O Passat VR6 custa entre R$ 7.000 e R$ 14.000, e por isso você leva um sedã/perua espaçoso, confortável e bonito com motor de 190 cv. Não é exatamente barato de manter, e encontrar um exemplar bem conservado requer muita paciência, mas a gente acha que vale o esforço.
Mercedes-Benz Classe A
O Baby Benz é cheio de predicados: bom aproveitamento de espaço, boa posição de dirigir apesar da altura do assoalho, durabilidade, boa oferta de equipamentos, econômico e barato. É verdade que seu visual pode demorar para ser engolido e que existem algumas armadilhas no mercado, afinal é um Mercedes que custa menos de R$ 20 mil e não se pode confiar plenamente nos cuidados que o dono anterior teve com o carro. Mas ele está cheio de eletrônica para torná-lo mais seguro e eficiente e a qualidade de construção é impecável, afinal o preço baixo não muda o fato de ele ser um Mercedes. Dizem que, se você souber comprar um, nunca mais vai querer vendê-lo.
Chevrolet Opala
O Opala está supervalorizado como todo clássico, mas com paciência é possível encontrar um carro bacana a um preço justo. Nosso foco nesta lista são os modelos fabricados a partir de 1988, quando o carro pela última mudança antes de ter sua produção encerrada em 1992. O motor seis cilindros já não era o mais eficiente, e o visual pode ter perdido a harmonia de duas décadas atrás, mas certamente um Opala 4.1 do fim da década de oitenta é uma maneira estilosa barulhenta de se locomover.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário