Ford Ka XR
O carro de imagem lançado pela Ford antes que o conceito de carro de imagem se popularizasse sempre dividiu opiniões. Enquanto alguns aplaudiram seu visual inovador e compacto, outros simplesmente não engoliram a mistura de ângulos retos e curvas da carroceria. Uma versão do Ka, porém, é quase unanimidade entre os entusiastas: o XR, com motor 1.6 de 95 cv e suspensão bem acertada para as curvas, além do pacote de equipamentos relativamente generoso. E ainda é um prático hatch urbano de quatro lugares. O Ka XR pode ser encontrado entre R$ 12.000 e R$ 18.000.
Honda Civic (importado)
O Honda Civic de quinta geração foi importado para o Brasil entre 1992 e 1995, e a sexta geração, em 1996 e 1997. São carros robustos, bonitos, disponíveis em versões hatch, targa, sedã e cupê. Um Civic desses geralmente vem equipado com direção hidráulica, ar-condicionado e trio elétrico, além de freios ABS e airbags. Mesmo as versões mais simples, com motor 1.5 de 92 cv sem comando variável, já são um bom negócio, partindo de R$ 8.000. Os modelos Si e VTi, este último com comando V-TEC e 160 cv, custam por volta de R$ 20.000. São carros resistentes – só é preciso paciência para encontrar um exemplar bem conservado.
Subaru Impreza
As impressões gerais são as mesmas do Civic: um carro japonês resistente, bem acabado e relativamente rápido – e, claro, atrai muitos fãs também pelo visual. Para quem gosta de algo mais exótico, uma boa notícia: todo Impreza usa motor boxer, o que conta pontos também para quem curte um ronco diferente. Um Impreza GL 2.0 4×2 custa em média R$ 13.000, enquanto as versões 4×4 ficam entre R$ 18.000 e R$ 20.000. Com sorte você pode achar uma perua, o que é sempre um bônus.
Chevrolet Kadett GSi
Da família GSi da Chevrolet, talvez o Kadett seja o de manutenção mais simples por usar motor 2.0 8v em vez das versões multiválvulas. Mas nem por isso ele deixa de ser um modelo diferenciado e interessante. O Kadett GSi foi lançado em 1991, e a injeção eletrônica ajudava o motor a produzir 121 cv de potência e 17,1 mkgf de torque em um dos pacotes mais modernos da época. Em tempos de especulação, não é raro encontrar um Kadett GSi anunciado por valores exorbitantes, mas com paciência é possível levar para casa um carro íntegro por, em média, R$ 10.000.
Golf GTI MK3
O Golf GTI de terceira geração, que foi importado entre 1993 e 1998, pode não ser um primor em desempenho – o conjunto mecânico é praticamente igual ao do Golf GLX (um quatro-cilindros 2.0 de 114 cv), mas o visual diferenciado, com duas portas e bancos esportivos, e sua qualidade de construção dão a ele bastante potencial, seja como daily driver ou um projeto de preparação. Seu preço varia de acordo com o estado de conservação, partindo de R$ 8.000 e podendo beirar os R$ 30.000.
Alfa Romeo 145
Quer um hatch médio diferente, de ótimo desempenho, acabamento caprichado e tradição italiana? Procure um Alfa Romeo 145 Quadrifoglio. A manutenção do motor 2.0 16v Twin Spark é trabalhosa e não muito barata, mas ele te recompensa com 150 cv e 18,9 mkgf, complementados pela boa ergonomia de um carro pensado para agradar ao motorista entusiasta. Os preços ficam entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, dependendo do estado de conservação e do estado da insanidade do proprietário.
Puma GT/GTE/GTS
A família Puma GT/GTE/GTS, apelidada de modo geral como “Puminha”, pode ser uma boa pedida para quem quer seu primeiro carro da marca. São mais simples de manter que os Puma com motor DKW e mais baratos que os irmãos maiores com motor Chevrolet 6 canecos . Muitos deles estão modificados, mas não é impossível encontrar um exemplar bacana por R$ 15.000. Talvez o carro não esteja impecável, mas parte da graça de ter um carro desse é trabalhar nele deixá-lo do jeito que você quer.
Chevrolet Vectra B
O preço do Vectra de segunda geração, fabricado no Brasil entre 1997 e 2005, caiu consideravelmente nos últimos anos. Desde os GLS, mais básicos, com motor 2.0/2.2 8v com 110/123 cv, até o mais sofisticado CD, com motores 2.0/2.2 16v de 136/141 cv, todo Vectra é bonito, bem acabado e muito confortável. Seus preços ficam entre R$ 10.000 e R$ 20.000, mais uma vez variando de acordo com o ano de fabricação e estado de conservação.
Chevrolet Omega/Suprema
O “Absoluto” foi lançado no Brasil em 1992, com motores 2.0 de 116 cv na versão básica GLS, e um seis-em-linha de 3,0 litros e 165 cv, na versão CD. Mais tarde passou a ser oferecido o motor 2.2 para o GLS, e o CD teve seu motor 3.0 substituído pelo seis-em-linha 4.1 do Diplomata com algumas modernizações. Qualquer que seja sua opção, saiba que o preço de um Omega depende muito mais de seu estado de conservação do que de qualquer outra coisa. Tanto o GLS quanto o CD (fuja do Omega GL, uma versão voltada para taxistas e bem menos equipada – nem conta-giros ele tinha!) partem de R$ 9.000 reais, e podem alcançar os R$ 40 mil dependendo de seu estado de conservação (e da malandragem do vendedor). No mais, desconhecemos uma maneira mais luxuosa, segura e confiável de se ter um sedã/perua grande, bonito e com tração traseira.
Audi A3
Se você quer um Audi A3 de primeira geração, é bom ter cuidado. Eles são baratos e, por isso mesmo, alvo fácil de compradores despreparados que, animados com a possibilidade de comprar o status de um Audi pelo dinheiro de um Gol, esquecem que um carro como o A3 demanda cuidados especiais. O ideal, contudo, é pagar um pouco mais por um exemplar bem conservado. O Audi A3 de primeira geração é encontrado nas versões 1.8 20v aspirado de 125 cv, e Turbo de 150 cv (180 cv a partir de 2000). Um A3 1997 aspirado pode ser comprado por R$ 14.000, enquanto um Turbo de 180 cv pode beirar os R$ 20.000. Há a opção de câmbio manual, mais raro, ou Tiptronic.
[Fotos: Fernando Anaya, Ed Cunha, B&B Kristinsonn, N.O.R.E., Lucas_rsi, papaulo.martins, JohnK87, hazeyblue, Chevrolet, mohamedjunior]
Nenhum comentário:
Postar um comentário