17 de mar. de 2013

F-1:Massa, 4º, admite erro em estratégia: “Foi nosso maior problema”

Piloto brasileiro demorou duas voltas a mais que Alonso para fazer o segundo pitstop da prova: “Achamos que era cedo demais”

Felipe Massa, da Ferrari, à frente de Sergio Pérez, da McLaren, em Melbourne (Foto: AP Photo/Andrew Brownbill)Felipe Massa, da Ferrari, à frente de Sergio Pérez, da McLaren, em Melbourne (Foto: AP Photo/Andrew Brownbill)

Felipe Massa admitiu que um erro na estratégia que adotou no GP da Austrália de 2013 foi determinante para lhe fazer perder suas chances de pódio na abertura da temporada, em Melbourne.

O brasileiro, partindo da quarta posição no grid, fez ótima largada, superando Mark Webber, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da Mercedes, para assumir a segunda colocação, somente atrás de Sebastian Vettel. Depois, Massa fez uma corrida combativa, segurando o ímpeto de seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, na disputa pela vice-liderança da prova.
Em sua primeira parada, Massa foi aos boxes uma volta antes em relação aos seus rivais, o que lhe fez ganhar a posição de Vettel. Porém, antes de sua segunda troca de pneus, o brasileiro ficou duas voltas a mais na pista, enquanto Alonso e o alemão pararam antes.

Isso fez com que Massa perdesse as duas posições na pista, caindo para quarto no geral. Logo após a prova, o vice-campeão de 2008 poupou a Ferrari e reconheceu o erro, que considerou ser o grande problema de sua corrida.
“Quando o  Alonso e os outros carros resolveram parar antes, pensamos que talvez fosse cedo demais. Como os pneus estavam desgastando bastante,  achávamos que isso poderia ser um problema no final da corrida”, disse o brasileiro, que temia que seus pneus apresentassem desgaste excessivo nas últimas voltas.
“Acabamos errando naquele momento e perdendo duas posições que eram muito importantes manter naquele momento. Depois, andando sempre atrás dos outros carros, a chance de ultrapassar era muito difícil e acabamos gastando ainda mais os pneus. Esse foi o problema maior da corrida.”
Apesar disso, Massa considerou positivo o seu início de temporada em 2013, especialmente após um começo de campanha complicado no ano passado – quando pontuou  somente na terceira etapa. “Olhando todo o ano que tivemos em 2012, acho que foi um começo positivo, ainda mais em uma pista onde nunca acertei tanto o caminho”, completou o brasileiro.
A próxima etapa do Mundial de F1 será no próximo fim de semana, no circuito de Sepang, na Malásia.

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: