A Hyundai havia planejado uma trilogia de lançamentos para o Brasil com a fábrica nacional. Os carros feitos em Piracicaba/SP prometiam surpreender os consumidores.
O HB20 abocanhou prêmios importantes e provocou filas de espera em 2012, a versão “aventureira” HB20X veio atender quem quer uma “carinha off-road” e, agora, o HB20S surge para satisfazer quem precisa de mais espaço. Aceleramos o sedã da Hyundai para ver se ele aguenta o tranco de levar uma família e ainda consegue colocar um sorriso na cara do pai de família.
Antes de contar como ele se comporta, vamos localizar o HB20S no Brasil. Em 2012, 66% dos carros vendidos no País eram compactos. Desses nanicos, 24% eram sedãs. Fazendo umas contas rápidas, dá um total de 580 mil carros. Nesse bolo tem de tudo: Chevrolet Cobalt, Nissan Versa, Renault Logan, VW Polo Sedan, Fiat Grand Siena, Ford New Fiesta Sedan… e é essa galera que o HB20S vai encarar. Nessa turma há carros divertidos e outros tão sem graça quanto um museu de maçanetas.
O argumento da Hyundai é que o HB20S vai ser uma escolha emocional, isso mesmo, você não leu errado. Um sedã compacto que não aposta em quilômetros de espaço interno nem em porta-malas do tamanho do Pará. O marketing acredita que o design e o pacote de equipamentos justifiquem a compra, por isso o preço inicial destoa do segmento dos sedãs pequenos. A versão de entrada Comfort Plus 1.0 custa R$ 39.450 e tem como itens de série principais ar-condicionado, air bag duplo, direção hidráulica, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, vidros elétricos nas quatro janelas e sistema de som com entrada USB. Até que é uma lista boa, mas lembre que o carro 1.0 manual e que não tem ABS na versão de entrada.
Há ainda configurações 1.6 com câmbio manual e automático (dê uma olhada abaixo) com cada vez mais equipamentos. A garantia é de cinco anos com preços de revisão programados e fixos. Os valores de tabela estão salgados em relação à concorrência, mas a Hyundai justifica que o carro começa a ser vendido em 20 de abril, quando uma alíquota maior de IPI já estará em vigor no Brasil para todas as marcas.
- Comfort Plus 1.0 manual R$ 39.495
- Comfort Style 1.0 manual R$ 42.675
- Comfort Plus 1.6 manual R$ 44.995
- Comfort Style 1.6 manual R$ 48.175
- Comfort Style 1.6 automático R$ 51.375
- Premium 1.6 manual R$ 50.795
- Premium 1.6 automático R$ 53.995
Por fora
Se o objetivo era emocionar no design, o HB20S não consegue o mesmo impacto que o hatch teve. Afinal, já faz seis meses que o HB20 começou a ser vendido e a cara dele está mais conhecida. Além disso, a traseira do Hyundai é conservadora perto do resto da carroceria. O cliente de sedã — segundo as fabricantes e suas pesquisas — é um cara mais tradicional e que não quer nada mirabolante. Perto do HB20 hatch o sedã perde o encanto.Então o HB20S é feio? Não, de maneira alguma. É, certamente, um conjunto mais sóbrio do que o irmão menor. Porém, ao lado de VW Polo e Renault Logan o Hyundai é um colírio. A filosofia da escultura fluida está nele. Os vincos nas laterais marcam bem a personalidade e as lanternas horizontais dão uma impressão de traseira larga. Uma moldura cromada e um ressalto na tampa do porta-malas completam a tentativa de um visual esportivo e requintado. E ficou na tentativa mesmo… São 450 l de porta-malas e 33 cm a mais de comprimento total em relação ao hatch. O sedã é 61 kg mais pesado na versão 1.0 e 43 kg na 1.6. O restante das configurações não teve mudanças bruscas. A suspensão foi recalibrada para o peso e dinâmica da nova carroceria, mas os motores e câmbios são os mesmos do já conhecido HB20.
As cores disponíveis para o HB20S são as sólidas Preto Onix e Branco Polar (o Vermelho Tropic aparece no catálogo, mas ainda não é oferecido), as metálicas Prata Metal e Cinza Titanium e a perolizada Azul Ocean.
Por dentro
A Hyundai não quis inventar moda dentro do sedã, ele tem a mesma arquitetura do HB20. Isso é boa notícia, pois o interior do carrinho é uma das coisas que cativa. Para diferenciá-lo do irmão menor, o HB20S tem saídas de ar, maçanetas e moldura do câmbio pintadas de prata. Nas versões 1.6 mais equipadas há ainda detalhes imitando cromo no botão do freio de mão e nas saídas de ar. Há um novo sistema de som multimídia que também está disponível para o resto da família HB20 na linha 2013.Minha mão passeia pelo interior e não encontra rebarbas, peças soltas nem plásticos vagabundos. Isso era legal no HB20 hatch, com preços mais competitivos. No sedã é uma obrigação com preço inicial de quase R$ 40 mil. A ergonomia é intuitiva, com cinco minutos já dá para encontrar todos os botões no painel. A lógica simples e direta sempre resulta nos melhores interiores. Poderia ter mais requinte? Sim, mas tá na cara que a Hyundai quer ganhar em volume na produção de peças.
No banco de trás, apesar do teto com caimento sinuoso, um cara com 1,80 m não raspa a cachola. O espaço para ombros, no entanto, não teve milagre. Leve só duas pessoas atrás do HB20S se não quiser ouvir reclamações. É um carro confortável, tanto pela qualidade do projeto quanto pelos bons materiais escolhidos.
Chegou o momento de ver se o Hyundai virou um sedã careta ou manteve o espírito de hatch espertinho. O peso a mais pode ter matado o ímpeto do HB20?
Como anda, como corre
Segundo a Hyundai, 60% dos HB20S que sairão da concessionária terão motor 1.6 16V. Então, esta foi a escolha para a nossa avaliação. Aceleramos o sedã em Foz do Iguaçu (PR), após São Pedro ter esquecido o chuveiro aberto. Asfalto sujo e molhado, bom para testar o equilíbrio do Hyundai.Pé direito fundo e o sedã não fica devendo para a versão hatch em aceleração. Não é uma injeção de adrenalina, mas pelo menos o aumento de peso não comprometeu o carro. Porém, não existe fórmula mágica. Você vai usar o espaço todo do HB20S, não é? Afinal, o sedã é para isso. Se seus amigos pesarem 80 kg cada um e você colocar cinco deles no carro mais a bagagem para as férias, vai facilmente estourar os 423 kg de carga máxima. Vai andar carregado? Procure um sedã maior e com mais capacidade.
O pedal de freio está bem calibrado e, no asfalto úmido, dá para dosar sem medo de descer pelas cataratas. A suspensão filtra bem o solo e comportamento de carroceria é um pouco menos dianteiro. O HB20S parece preparado para uma tocada mais esportiva, desde que as crianças estejam bem presas às cadeirinhas. Por sinal, o sedã tem sistema Isofix para elas — algo prático e mais fácil de ajustar do que método do cinto de segurança.
A direção tem um bom balanço entre conforto e comunicação. O acerto, porém, poderia ser um pouco mais ardido. O chassi parece que aguenta uma tocada mais forte, no entanto, a escolha da Hyundai de deixar o sedã “manso” parece sensata. O mundo está muito sensato ultimamente. Que coisa chata.
O câmbio manual de cinco marchas tem engates germânicos, sem hesitação. Curso de tamanho certo, ergonomia da alavanca na medida, pedal bem calibrado. A Hyundai acertou o câmbio no primeiro carro que produziu aqui, por que será que outras marcas estão há décadas no Brasil e ainda não chegaram nesse nível?
Bottom line
Então, todo mundo tem de correr para comprar o HB20S? Não. A Hyundai está acertando a sua linha de produção em Piracicaba. O HB20 hatch ainda tem lista de espera e clientes de cabeça quente sem carros na pronta entrega. Isso cria um gargalo inconveniente, o que explica os preços amedrontadores do HB20S. A marca diz que quer vender 40 mil unidades do sedã por ano, um número tímido perto dos 96 mil Voyage que a VW vendeu em 2012.Além disso, os concorrentes têm bons argumentos. O novo Chevrolet Prisma também possui design inovador , interior moderno e ainda conta com preços mais baixos e maior rede de distribuição. Fiat, Volkswagen, Ford e Renault têm opções mais baratas para esse cliente de sedã que é, segundo as próprias fábricas, um cara mais racional.
Portanto, se é para se deixar pela emoção, o HB20 hatch pode ser a alternativa. A versão sedã não tem o mesmo charme e não oferece tanto a mais para justificar o preço mais alto. Se a fábrica de Piracicaba pegar o jeito, talvez uma versão mais em conta venha no futuro. Aí sim, o Hyundai poderá ser um racional com personalidade…
Ficha técnica
Hyundai HB20S 1.0
Motor: três cilindros em linha, transversal, 998 cm3, 12 válvulas, cabeçote com duplo comando, flexPotência: 80 cv (E) / 75 (G) a 6.200 rpm
Torque: 10,2 mkgf (E) / 9,4 (G) a 4.500 rpm
Transmissão: manual de cinco marchas, tração dianteira
Suspensão: dianteira do tipo McPherson e traseira do tipo eixo de torção
Freios: discos ventilados na dianteira, tambores na traseira
Pneus: 175/70 R14
Dimensões: 4,23 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de entre-eixos
Peso: 1.014 kg
Itens de série (versão Comfort Plus): ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, sistema de áudio com leitor de mp3, entrada auxiliar, USB e Bluetooth, volante ajustável em altura, airbag duplo.
Garantia: cinco anos
Preço: de R$ 39.495 (Comfort Plus) a R$ 42.675 (Comfort Style)
Hyundai HB20S 1.6
Motor: quatro cilindros em linha, transversal, 1.591 cm3, 16 válvulas, cabeçote com duplo comando, flexPotência: 128 cv (E) / 122 (G) a 6.000 rpm
Torque: 16,5 mkgf a 5.000 rpm (E) / 16 mkgf a 4.500 rpm (G)
Transmissão: manual de cinco marchas ou automática de quatro marchas, tração dianteira
Suspensão: dianteira do tipo McPherson e traseira do tipo eixo de torção
Freios: discos ventilados na dianteira, tambores na traseira
Pneus: 175/70 R14 ou 185/60 R15
Dimensões: 4,23 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de entre-eixos
Peso: 1.057 kg
Itens de série (versão Comfort Plus): ar-condicionado, freios ABS com EBD, direção hidráulica, trio elétrico, sistema de áudio com leitor de mp3, entrada auxiliar, USB e Bluetooth, volante ajustável em altura, airbag duplo.
Garantia: cinco anos
Preço: de R$ 44.495 (Comfort Plus) a R$ 53.995 (Premium automático)
Nenhum comentário:
Postar um comentário