17 de mar. de 2013

F-1:Webber atribui má atuação à falha no Kers e pitstop lento; veja declarações

Confira o que os 22 pilotos do grid comentaram sobre o GP da Austrália, primeira etapa da temporada 2013 da F1

Mark Webber, da Red Bull, em Melbourne (Foto: Paul Gilham/Getty Images)Mark Webber, da Red Bull, em Melbourne (Foto: Paul Gilham/Getty Images)

RED BULL
Sebastian Vettel:

Mark Webber:
O domingo de Mark Webber no Albert Park não foi fácil. O australiano perdeu o Kers na primeira parte da prova e sofreu com problemas de telemetria pouco antes da largada, o que dificultou sua preparação para a prova. De segundo no grid, Webber encerrou em sexto na classificação final.

“Com o primeiro jogo dos pneus, estávamos bastante pesados e não fomos suficientemente rápidos para lutar pela vitória. Tivemos um pitstop lento, o que me colocou atrás de Jenson [Button, da Mclaren]. Salvamos alguma coisa no final, mas foi decepcionante não conseguir extrair muita coisa [da corrida]. Foi difícil lutar contra os pilotos com duas paradas”, disse.
Soberano no treino classificatório, Sebastian Vettel aceitou a vitória de Kimi Raikkonen com resignação e disse que um dos motivos para o rendimento abaixo da expectativa na corrida se deveu à performance instável dos pneus supermacios nas primeiras voltas.
FERRARI
Fernando Alonso:

Felipe Massa:
Mesmo derrotado por Kimi Raikkonen na luta pela vitória, Fernando Alonso destacou o início de temporada encorajador para a Ferrari, algo que não aconteceu nos últimos dois anos.
Felipe Massa admitiu que cometeu um erro de estratégia ao retardar seu primeiro pitstop. O brasileiro foi o quarto colocado.
Com o resultado, a Ferrari assumiu a liderança do Mundial de Construtores pela primeira vez desde o início de 2010.
LOTUS
Kimi Raikkonen:

Romain Grosjean: 10º
Kimi Raikkonen descreveu sua 20ª vitória na F1 como uma das mais fáceis na carreira. Na madrugada deste domingo, o finlandês apostou numa estratégia distinta das líderes Red Bull e Ferrari e abriu a temporada 2013 com 25 pontos na tabela de classificação.
Romain Grosjean se disse feliz pelo grande fim de semana da Lotus em Melbourne, embora tenha detectado “algo de errado” em seu carro durante o domingo. “Tenho que sentar com a equipe e analisar de onde veio o problema. Foi uma prova longa e um tanto árdua. Sabemos que o Albert Park é um circuito difícil e o clima não nos ajudou hoje [domingo]. A equipe teve um ótimo fim de semana com a vitória de Kimi, então o carro mostrou ter ritmo. Vamos torcer para que eu mostre esse ritmo no próximo fim de semana, em Sepang.”
MERCEDES
Lewis Hamilton:

Nico Rosberg: abandonou
Nico Rosberg foi vítima da falta de confiabilidade do W04 ainda durante a primeira metade da corrida na Austrália. Ele sofreu um problema elétrico quando ocupava a terceira posição, à frente de Alonso. “Foi uma pena, porque eu faria uma estratégia de duas paradas e estava em boa posição e obter um resultado decente.”
Apesar da decepção, o alemão mostrou ânimo com o que viu. “Há muitos pontos positivos que podemos tirar do fim de semana. Tive um bom ritmo de classificação e o carro foi bem em pista molhada. Começamos próximos aos ponteiros e podemos nos desenvolver a partir disso.”
No outro carro, Lewis Hamilton recebeu a bandeirada de chegada, em quinto lugar. “Foi muito melhor do que esperávamos na primeira corrida da temporada, então foi um bom ponto de partida. Temos que agora tentar descobrir porque perdemos tempo para os outros”, afirmou o piloto inglês.
FORCE INDIA
Adrian Sutil:

Paul di Resta:
Líder pela primeira vez em sua carreira na F1, Adrian Sutil descreveu o sétimo lugar em Melbourne como “fantástico”. O alemão lamentou a queda de rendimento nas voltas finais com pneus supermacios, mas no geral, ficou contente com o resultado. “É uma maneira perfeita de começar a temporada. Quero dizer um grande ‘obrigado’ à equipe novamente”, disse o piloto de 30 anos.
Paul di Resta chegou em oitavo, mas acredita que poderia fechar uma posição à frente se não fosse por problemas de tráfego no início de seu segundo stint. “Isso me custou muita posição na pista. Mas há uma série de aspectos positivos para se tirar desta corrida, assim como algumas coisas que podemos melhorar para tornar o carro mais forte”, argumentou o escocês.
McLAREN
Jenson Button:

Sergio Pérez: 11º
Em sua estreia pela McLaren, Sergio Pérez bateu na trave ao terminar em 11º, uma posição abaixo da zona de pontuação. “Foi uma corrida muito, muito dura. Mesmo que a equipe tenha feito um ótimo trabalho com a estratégia, nós simplesmente não tínhamos ritmo suficiente para fazer um progresso significativo”, disse o mexicano, que largou em 15º.
“Nossos engenheiros estão cientes de que nosso carro ainda não é tão rápido quanto precisa ser. Mas sei que agora sou parte da melhor equipe da F1, então tenho certeza de que eles melhorarão o carro rapidamente.”
Jenson Button, que salvou dois pontos com o nono lugar, admitiu que a McLaren terá um longo período de recuperação pela frente.
TORO ROSSO
Jean-Éric Vergne:
12º
Daniel Ricciardo: abandonou
Embora tenha ficado fora da zona de pontuação, Jean-Éric Vergne saiu de Melbourne com boas expectativas para a temporada. “Minhas perspectivas para as próximas corridas são agora maiores do que quando começamos este fim de semana. Fundamentalmente, temos um bom carro”, declarou o francês, que pulou de 13º no grid para 12º na classificação final.
Daniel Ricciardo desistiu da disputa por conta de um problema no escapamento. “Relatei aos boxes sobre estranhos ruídos e tentei consertar alterando algumas funções, mas não deu. No início da prova, lutei para achar aderência e senti como se estivesse guiando no gelo, pois demorei muito para aquecer os pneus. Após dez voltas, minha velocidade melhorou, mas já havia perdido muito tempo nos estágios iniciais. Não era o final que eu queria para minha corrida em casa”, concluiu o australiano.
SAUBER
Esteban Gutiérrez:
13º
Nico Hulkenberg: não largou
Esteban Gutiérrez foi discreto em sua primeira prova na F1. O mexicano recebeu a bandeira quadriculada em 13º, uma volta atrás de Kimi Raikkonen, o vencedor. Apesar de não ter se destacado, ele acredita que cumpriu a sua meta. “O principal objetivo era terminar a prova, e conseguir isso é realmente prazeroso”, avaliou.
Nico Hulkenberg não pôde dizer o mesmo sobre a prova, já que o piloto sequer chegou a largar em Melbourne. “Estou decepcionado com o que aconteceu, mas eu não culpo ninguém. Coisas assim acontecem. O que me deixa chateado é o fato de eu ter perdido toda essa quilometragem, o que é muito importante sobretudo no começo da temporada”, disse.
WILLIAMS
Valtteri Bottas:
14º
Pastor Maldonado: abandonou
Disputando sua primeira corrida desde novembro de 2011, Valtteri Bottas acredita que deu seu máximo, embora o ritmo da Williams ainda deixe a desejar. “Extraímos o máximo de performance que podíamos do carro, e, apesar de o ritmo ainda não estar lá, houve pontos positivos. A próxima corrida é no fim de semana que vem, então trabalharemos duro para marcar os primeiros pontos da temporada.”
Pastor Maldonado não concluiu a corrida, já que cometeu um erro e ficou atolado na caixa de brita. “Foi um final decepcionante para um fim de semana difícil para mim e a equipe”, resumiu. “O carro não está correspondendo como esperávamos e, infelizmente, perdi a traseira e parei na brita. Tentaremos trabalhar para resolver os problemas no carro.”
MARUSSIA
Jules Bianchi:
15º
Max Chilton: 16º
Após sua estreia pela Marussia, Jules Bianchi disse que não poderia imaginar um melhor início à trajetória na F1. O francês, contratado de última hora pelo time para substituir Luiz Razia, terminou como o melhor das equipes nanicas no Albert Park. “Tudo correu muito bem na prova e trabalhamos na administração dos pneus para maximizar as possibilidades [de melhores resultados]. Gostaria de agradecer aos engenheiros, mecânicos e todo o time por me preparar da melhor forma possível para um grande trabalho hoje [domingo]”, disse o francês.
Max Chilton saiu da Austrália com algumas frustrações, mas também se sentiu satisfeito com seu desempenho. “O enrosco com [Giedo] van der Garde danificou minha asa dianteira, e tive de parar para mudá-la. Voltei à pista a ponto de levar bandeira azul e, para recuperar o terreno perdido, foi meio que uma batalha. Tive uma boa briga com Van der Garde e diminuí a vantagem suficiente para passá-lo. A partir daí, pude demonstrar um pouco mais do meu ritmo verdadeiro e registrar voltas 3s mais rápido que ele”, declarou o inglês.
CATERHAM
Charles Pic:
16º
Giedo van der Garde: 18º
Para Charles Pic, o 16º lugar na prova reflete o atual nível de performance da Caterham. “Sabemos que será assim nas primeiras corridas do campeonato, mas vimos que será uma temporada muito interessante. Temos alguns detalhes que precisamos resolver para a próxima corrida, mas é bom que temos uma boa luta pela frente.”
Mesmo tendo terminado a corrida em último, 26s atrás do penúltimo (Chilton) e mais de um minuto atrás de seu companheiro de equipe, Giedo van der Garde gostou de sua estreia na F1. “Era importante terminar a minha corrida e foi exatamente isso que eu fiz, então estou bem feliz. As primeiras corridas são a chance de aprender, e hoje isso foi bom para mim. Tive muito

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: