2 de mar. de 2013

F-1:Líder do dia, Grosjean reclama de "preparação não ideal"; veja as declarações

Confira como os pilotos que participaram do teste desta sexta-feira, em Barcelona, avaliaram os resultados alcançados em mais uma sessão chuvosa

Lotus de Romain Grosjean levanta enorme spray durante teste em Barcelona, realizado sob chuva (Quique Garcia/AFP Photo)Lotus de Romain Grosjean levanta enorme spray durante teste em Barcelona, realizado sob chuva (Quique Garcia/AFP Photo)

LOTUS
Romain Grosjean: 1º (1min22s716)
Apesar de ter ponteado seu último dia de testes desta pré-temporada (tornando-se o único, até aqui, a ter ficado na frente por mais de uma sessão), Romain Grosjean segue insatisfeito com sua preparação para 2013, já que foi atrapalhado pela chuva nos dois dias em que conduziu o E21 na bateria desta semana, em Barcelona.
“É claro que não é [a preparação] ideal. Eu gostaria de ter tido um dia com sol e temperaturas mais altas, mas a decisão não é minha”, disse, cutucando levemente a Lotus, que deixou as duas datas com previsão de sol para Kimi Raikkonen. “[Mas] não estamos tão longe do acerto básico ideal. Na F1, a aerodinâmica é o mais importante”, acrescentou, elogiando o comportamento do modelo aurinegro.
McLAREN
Jenson Button: 2º (1min23s181)
Ainda sem confiança plena no MP4-28, Jenson Button clamou por dois dias com pista seca e sem problemas mecânicos para a McLaren, para que possa trabalhar melhor no acerto do bólido. “Quando fazemos uma mudança de ajuste, leva um bom tempo [até entender as alterações de comportamento]. Isso é normal para um carro novo, mas ainda assim tem demorado demais. Tenho certeza que podemos lidar com isso e fazer um bom trabalho na Austrália. Pessoalmente, sinto que temos mais margem para desenvolver os acertos e que há muito mais para atingirmos nesses dois dias. Por isso, precisamos que [as duas últimas sessões] sejam com tempo bom e sem falhas”, declarou.
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 3º (1min23s628)
Dedicado ao trabalho aerodinâmico do FW35, Pastor Maldonado se mostrou satisfeito com os resultados alcançados nesta sexta, exceto pelo fato de não ter completado todo o cronograma estabelecido para a sessão, devido à chuva. “Estou me sentindo bem no carro, mas ainda temos algumas coisas as quais podemos melhorar. Nosso trabalho nesta tarde foi fazer algumas análises aerodinâmicas, especialmente em diferentes asas dianteiras. Agora temos dados suficientes para tomar decisões a respeito”, informou.
RED BULL
Sebastian Vettel: 4º (1min23s743)
Mesmo elogioso ao RB9, Sebastian Vettel ressaltou que a Red Bull ainda tem “muito trabalho a fazer” para ajustar o carro de 2012, com o qual tentará manter sua supremacia na categoria pelo quarto ano seguido.
SAUBER
Nico Hulkenberg: 5º (1min23s744)
Nico Hulkenberg concordou com o colega de Sauber, Esteban Gutiérrez, que afirmara na quinta que o time suíço está com dificuldades para trabalhar com os compostos intermediários da Pirelli. Entretanto, o alemão minimizou o problema e lembrou que a situação pode mudar quando os competidores encararem ambientes mais quentes. “Acho que as baixas temperaturas têm uma participação nisso também. Não cheguei a dar uma volta cronometrada com os pneus de chuva forte, mas precisamos trabalhar nos intermediários, para entendê-los e fazê-los funcionar. Sempre há espaço para melhorias, em qualquer lugar. Como eu disse antes, também acho que podemos evoluir no desempenho em baixa velocidade”, apontou.
Nico Hulkenberg, da Sauber, durante teste em Barcelona (Josep Lago/AFP Photo)
Nico Hulkenberg, da Sauber, durante teste em Barcelona (Josep Lago/AFP Photo)
FORCE INDIA
Adrian Sutil: 6º (1min24s215)
Enquanto os concorrentes reclamaram de mais um treino com chuva, Adrian Sutil considerou essa a situação ideal para dar continuidade ao seu processo de readaptação à F1. “Foi um dia interessante e as condições foram perfeitas para praticar, começando com [os pneus] de chuva [forte], depois os intermediários e ainda colocando os lisos. Fizemos algumas boas mudanças no acerto para chuva e, no seco, o carro também se comportou bem”, disse o alemão, que relatou já se sentir à vontade a bordo do VJM06. “Você pode ter mais testes e se sentir mais e mais confortável, mas nosso modelo é bom de pilotar e eu já estou confortável”, garantiu.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 7º (1min25s483)
Para Daniel Ricciardo, ao menos o clima chuvoso serviu para testar os compostos de chuva de 2013 pela primeira vez. “Vendo pelo lado positivo, eu pude experimentar os pneus intermediários, de pista extremamente molhada e macios, então foi interessante. De qualquer forma, a chuva dificultou a vida de todos”, destacou.
MARUSSIA
Max Chilton: 8º (1min25s598)
No mesmo dia em que trocou Luiz Razia por Jules Bianchi, a Marussia voltou a trabalhar em ajustes para piso molhado pela manhã, fazendo avaliações de pneus à tarde. Max Chilton teve outro resultado positivo, terminando novamente à frente da Caterham. “Foi um dia bastante produtivo, no qual pudemos maximizar os testes em todos os tipos de condição. Exploramos bem nosso programa com o novo pacote aerocinâmico e os resultados foram promissores”, afirmou o otimista inglês.
CATERHAM
Giedo van der Garde: 9º (1min26s316)
Nesta sexta, a Caterham novamente foi atrapalhada por falhas mecânicas do CT03, sendo forçada a trocar uma simulação de corrida por avaliações aerodinãmicas. “Infelizmente, a chuva voltou de novo e tivemos que mudar os planos de novo. Sorte que a previsão do tempo para os próximos dois dias está melhor, então espero que possamos retomar o planejamento original e terminar os testes conforme programamos”, declarou Giedo van der Garde, piloto do time verde e dourado no segundo dia em Barcelona.
MERCEDES
Nico Rosberg: 10º (1min26s655)
Nico Rosberg está cada vez mais convencido de que o W04 representa uma boa evolução em relação ao seu antecessor. “Tivemos um final de pré-temporada bem decente no ano passado, mas aí as coisas não correram como o esperado nas duas primeiras corridas. Mas estou confiante de que podemos fazer um pouco melhor. Estamos satisfeitos, em geral. Tem sido um bom inverno, mas não quero ficar falando sobre níveis de desempenho, ou sobre como eu acho que nós ou os outros estão”, ponderou.
Nico Rosberg, da Mercedes, durante teste em Barcelona (Josep Lago/AFP Photo)
Nico Rosberg, da Mercedes, durante teste em Barcelona (Josep Lago/AFP Photo)
FERRARI
Fernando Alonso: 11º (1min27s878)
Apesar de contente com o progresso da Ferrari, Fernando Alonso acredita que o time ainda esteja um passo atrás de suas principais concorrentes no pelotão da frente, principalmente Red Bull e McLaren.
Veja quem vai treinar neste sábado na Catalunha:
Red Bull: Mark Webber
Ferrari: Felipe Massa
McLaren: Sergio Pérez
Lotus: Kimi Raikkonen
Mercedes: Lewis Hamilton
Sauber: Esteban Gutiérrez
Force India: Paul di Resta
Williams: Valtteri Bottas
Toro Rosso: Jean-Éric Vergne
Caterham: Giedo van der Garde
Marussia: Jules Bianchi

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: