1 de mar. de 2013

F-1:Brasil abre temporada com apenas um piloto pela primeira vez desde 1978

Com dispensa de Luiz Razia na Marussia, Felipe Massa será o único representante do país no GP da Austrália, que abre a temporada

Emerson Fittipaldi corre com a Copersucar em 78: foi o último ano em que o Brasil começou uma temporada só com um piloto (Arquivo/Tazio)Emerson Fittipaldi corre com a Copersucar em 78: foi o último ano em que o Brasil começou uma temporada só com um piloto (Arquivo/Tazio)

O GP da Austrália de 2013 irá marcar um momento negativo para o automobilismo brasileiro na F1: desde 1978 o país não iniciava uma temporada com a apenas um piloto no grid.
Com a substituição de Luiz Razia pelo francês Jules Bianchi, anunciada pela equipe Marussia nesta sexta-feira, apenas Felipe Massa irá alinhar no grid em Melbourne, no próximo dia 17 de março.

A última vez que isso aconteceu foi quando Emerson Fittipaldi, com um carro da equipe Copersucar, foi o único piloto do país no GP da Argentina de 1978, que abria aquele campeonato. Ele passaria a ter companhia apenas na 11ª etapa, na Alemanha, com a estreia de Nelson Piquet pela Ensign. Desde então, o Brasil sempre teve pelo menos dois competidores participando das etapas de abertura da categoria em todos os anos.

Levando-se em conta os campeonatos completos, a última vez que o país só teve um piloto no grid foi nas sete rodadas finais de 2009, após a demissão de Nelsinho Piquet da Renault e o acidente de Felipe Massa, na Hungria, que o tirou do restante da temporada. Naquela ocasião, somente Rubens Barrichello continuou correndo, pela Brawn.
Antes disso, em 81, o próprio Piquet correu “sozinho” em diversas oportunidades. Neste caso, até havia outro piloto inscrito, Chico Serra, mas ele não conseguiu classificar o carro da Fittipaldi para os GPs de San Marino, Mônaco, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria, Holanda, Itália, Canadá e Las Vegas. O mesmo ocorreu nas etapas de Mônaco e França de 82, quando Serra e Raul Boesel ficaram de fora, e apenas Nelson disputou, e no da Itália de 83, vez de Boesel falhar ao tentar se classificar.
Em 1984, Piquet também faria duas apresentações “solo”. Em San Marino, Ayrton Senna ficou fora dos 26 mais rápidos dos treinos de definição do grid com sua Toleman; já em Monza, o futuro tricampeão foi retaliado pela equipe, por ter rompido um acordo para 85 e fechado com a Lotus.
No GP da Bélgica de 98, aconteceu um fato inusitado: tanto Rubens Barrichello quanto Pedro Paulo Diniz e Ricardo Rosset classificaram tranquilamente seus carros à prova. Contudo, um histórico acidente envolvendo 13 competidores incluiu os três no bolo. Desses, só Diniz alinhou novamente para a relargada. Com uma lesão leve no cotovelo, Barrichello foi recomendado a ficar de fora, enquanto Rosset não tinha carro reserva (o que havia fora destinado ao seu companheiro, Tora Takagi).
Confira a lista de brasileiros que participaram da primeira etapa dos Mundiais desde 1978:

Ano Etapa de abertura Pilotos brasileiros inscritos:
1978 GP da Argentina Emerson Fittipaldi (Copersucar)
1979 GP da Argentina Emerson Fittipaldi (Copersucar) e Nelson Piquet (Brabham)
1980 GP da Argentina Emerson Fittipaldi (Copersucar) e Nelson Piquet (Brabham)
1981 GP dos Estados Unidos do Oeste Nelson Piquet (Brabham) e Chico Serra (Copersucar)
1982 GP da África do Sul Nelson Piquet (Brabham), Chico Serra (Copersucar) e Raul Boesel (March)
1983 GP do Brasil Nelson Piquet (brabham), Chico Serra (Arrows) e Raul Boesel (Ligier)
1984 GP do Brasil Nelson Piquet (Brabham) e Ayrton Senna (Toleman)
1985 GP do Brasil Nelson Piquet (Brabham) e Ayrton Senna (Lotus)
1986 GP do Brasil Nelson Piquet (Williams) e Ayrton Senna (Lotus)
1987 GP do Brasil Nelson Piquet (Williams) e Ayrton Senna (Lotus)
1988 GP do Brasil Nelson Piquet (Lotus), Ayrton Senna (McLaren) e  Maurício Gugelmin (March)
1989 GP do Brasil Nelson Piquet (Benetton), Ayrton Senna (McLaren), Maurício Gugelmin (March) e Roberto Pupo Moreno (Coloni)
1990 GP dos Estados Unidos Nelson Piquet (Benetton), Ayrton Senna (McLaren), Maurício Gugelmin (Leyton House) e Roberto Pupo Moreno (Eurobrun)
1991 GP dos Estados Unidos Nelson Piquet (Benetton), Ayrton Senna (McLaren), Maurício Gugelmin (Leyton House) e Roberto Pupo Moreno (Benetton)
1992 GP da África do Sul Ayrton Senna (McLaren), Maurício Gugelmin (Jordan) e Christian Fittipaldi (Minardi)
1993 GP da África do Sul Ayrton Senna (McLaren), Christian Fittipaldi (Minardi) e Rubens Barrichello (Jordan)
1994 GP do Brasil Ayrton Senna (Williams), Christian Fittipaldi (Footwork) e Rubens Barrichello (Jordan)
1995 GP do Brasil Rubens Barrichello (Jordan), Pedro Paulo Diniz (Forti Corse) e Roberto Pupo Moreno (Forti Corse)
1996 GP da Austrália Rubens Barrichello (Jordan), Pedro Paulo Diniz (Ligier) e Ricardo Rosset (Footwork)
1997 GP da Austrália Rubens Barrichello (Stewart), Pedro Paulo Diniz (Arrows) e Ricardo Rosset (Lola)
1998 GP da Austrália Rubens Barrichello (Stewart), Pedro Paulo Diniz (Arrows) e Ricardo Rosset (Tyrrell)
1999 GP da Austrália Rubens Barrichello (Stewart), Pedro Paulo Diniz (Sauber) e Ricardo Zonta (BAR)
2000 GP da Austrália Rubens Barrichello (Stewart), Pedro Paulo Diniz (Sauber) e Ricardo Zonta (BAR)
2001 GP da Austrália Rubens Barrichello (Ferrari), Enrique Bernoldi (Arrows), Luciano Burti (Jaguar) e Tarso Marques (Minardi)
2002 GP da Austrália Rubens Barrichello (Ferrari), Enrique Bernoldi (Arrows) e Felipe Massa (Sauber)
2003 GP da Austrália Rubens Barrichello (Ferrari), Antonio Pizzonia (Jaguar) e Cristiano da Matta (Toyota)
2004 GP da Austrália Rubens Barrichello (Ferrari), Felipe Massa (Sauber) e Cristiano da Matta (Toyota)
2005 GP da Austrália Rubens Barrichello (Ferrari) e Felipe Massa (Sauber)
2006 GP do Bahrein Rubens Barrichello (Honda) e Felipe Massa (Ferrari)
2007 GP da Austrália Rubens Barrichello (Honda) e Felipe Massa (Ferrari)
2008 GP da Austrália Rubens Barrichello (Honda), Felipe Massa (Ferrari) e Nelsinho Piquet (Renault)
2009 GP da Austrália Rubens Barrichello (Brawn), Felipe Massa (Ferrari) e Nelsinho Piquet (Renault)
2010 GP do Bahrein Rubens Barrichello (Williams), Felipe Massa (Ferrari), Bruno Senna (Hispania) e Lucas di Grassi (Virgin)
2011 GP da Austrália Rubens Barrichello (Williams) e Felipe Massa (Ferrari)
2012 GP da Austrália Felipe Massa (Ferrari) e Bruno Senna (Williams)
2013 GP da Austrália Felipe Massa (Ferrari)


Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

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