Com dispensa de Luiz Razia na Marussia, Felipe Massa será o único representante do país no GP da Austrália, que abre a temporada
O GP da Austrália de 2013 irá marcar um momento negativo para o
automobilismo brasileiro na F1: desde 1978 o país não iniciava uma
temporada com a apenas um piloto no grid.
Com a substituição de Luiz Razia pelo francês Jules Bianchi, anunciada pela equipe Marussia nesta sexta-feira, apenas Felipe Massa irá alinhar no grid em Melbourne, no próximo dia 17 de março.
A última vez que isso aconteceu foi quando Emerson Fittipaldi, com um carro da equipe Copersucar, foi o único piloto do país no GP da Argentina de 1978, que abria aquele campeonato. Ele passaria a ter companhia apenas na 11ª etapa, na Alemanha, com a estreia de Nelson Piquet pela Ensign. Desde então, o Brasil sempre teve pelo menos dois competidores participando das etapas de abertura da categoria em todos os anos.
Levando-se em conta os campeonatos completos, a última vez que o país só teve um piloto no grid foi nas sete rodadas finais de 2009, após a demissão de Nelsinho Piquet da Renault e o acidente de Felipe Massa, na Hungria, que o tirou do restante da temporada. Naquela ocasião, somente Rubens Barrichello continuou correndo, pela Brawn.
Antes disso, em 81, o próprio Piquet correu “sozinho” em diversas oportunidades. Neste caso, até havia outro piloto inscrito, Chico Serra, mas ele não conseguiu classificar o carro da Fittipaldi para os GPs de San Marino, Mônaco, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria, Holanda, Itália, Canadá e Las Vegas. O mesmo ocorreu nas etapas de Mônaco e França de 82, quando Serra e Raul Boesel ficaram de fora, e apenas Nelson disputou, e no da Itália de 83, vez de Boesel falhar ao tentar se classificar.
Em 1984, Piquet também faria duas apresentações “solo”. Em San Marino, Ayrton Senna ficou fora dos 26 mais rápidos dos treinos de definição do grid com sua Toleman; já em Monza, o futuro tricampeão foi retaliado pela equipe, por ter rompido um acordo para 85 e fechado com a Lotus.
No GP da Bélgica de 98, aconteceu um fato inusitado: tanto Rubens Barrichello quanto Pedro Paulo Diniz e Ricardo Rosset classificaram tranquilamente seus carros à prova. Contudo, um histórico acidente envolvendo 13 competidores incluiu os três no bolo. Desses, só Diniz alinhou novamente para a relargada. Com uma lesão leve no cotovelo, Barrichello foi recomendado a ficar de fora, enquanto Rosset não tinha carro reserva (o que havia fora destinado ao seu companheiro, Tora Takagi).
Confira a lista de brasileiros que participaram da primeira etapa dos Mundiais desde 1978:
Com a substituição de Luiz Razia pelo francês Jules Bianchi, anunciada pela equipe Marussia nesta sexta-feira, apenas Felipe Massa irá alinhar no grid em Melbourne, no próximo dia 17 de março.
A última vez que isso aconteceu foi quando Emerson Fittipaldi, com um carro da equipe Copersucar, foi o único piloto do país no GP da Argentina de 1978, que abria aquele campeonato. Ele passaria a ter companhia apenas na 11ª etapa, na Alemanha, com a estreia de Nelson Piquet pela Ensign. Desde então, o Brasil sempre teve pelo menos dois competidores participando das etapas de abertura da categoria em todos os anos.
Levando-se em conta os campeonatos completos, a última vez que o país só teve um piloto no grid foi nas sete rodadas finais de 2009, após a demissão de Nelsinho Piquet da Renault e o acidente de Felipe Massa, na Hungria, que o tirou do restante da temporada. Naquela ocasião, somente Rubens Barrichello continuou correndo, pela Brawn.
Antes disso, em 81, o próprio Piquet correu “sozinho” em diversas oportunidades. Neste caso, até havia outro piloto inscrito, Chico Serra, mas ele não conseguiu classificar o carro da Fittipaldi para os GPs de San Marino, Mônaco, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria, Holanda, Itália, Canadá e Las Vegas. O mesmo ocorreu nas etapas de Mônaco e França de 82, quando Serra e Raul Boesel ficaram de fora, e apenas Nelson disputou, e no da Itália de 83, vez de Boesel falhar ao tentar se classificar.
Em 1984, Piquet também faria duas apresentações “solo”. Em San Marino, Ayrton Senna ficou fora dos 26 mais rápidos dos treinos de definição do grid com sua Toleman; já em Monza, o futuro tricampeão foi retaliado pela equipe, por ter rompido um acordo para 85 e fechado com a Lotus.
No GP da Bélgica de 98, aconteceu um fato inusitado: tanto Rubens Barrichello quanto Pedro Paulo Diniz e Ricardo Rosset classificaram tranquilamente seus carros à prova. Contudo, um histórico acidente envolvendo 13 competidores incluiu os três no bolo. Desses, só Diniz alinhou novamente para a relargada. Com uma lesão leve no cotovelo, Barrichello foi recomendado a ficar de fora, enquanto Rosset não tinha carro reserva (o que havia fora destinado ao seu companheiro, Tora Takagi).
Confira a lista de brasileiros que participaram da primeira etapa dos Mundiais desde 1978:
Ano | Etapa de abertura | Pilotos brasileiros inscritos: |
1978 | GP da Argentina | Emerson Fittipaldi (Copersucar) |
1979 | GP da Argentina | Emerson Fittipaldi (Copersucar) e Nelson Piquet (Brabham) |
1980 | GP da Argentina | Emerson Fittipaldi (Copersucar) e Nelson Piquet (Brabham) |
1981 | GP dos Estados Unidos do Oeste | Nelson Piquet (Brabham) e Chico Serra (Copersucar) |
1982 | GP da África do Sul | Nelson Piquet (Brabham), Chico Serra (Copersucar) e Raul Boesel (March) |
1983 | GP do Brasil | Nelson Piquet (brabham), Chico Serra (Arrows) e Raul Boesel (Ligier) |
1984 | GP do Brasil | Nelson Piquet (Brabham) e Ayrton Senna (Toleman) |
1985 | GP do Brasil | Nelson Piquet (Brabham) e Ayrton Senna (Lotus) |
1986 | GP do Brasil | Nelson Piquet (Williams) e Ayrton Senna (Lotus) |
1987 | GP do Brasil | Nelson Piquet (Williams) e Ayrton Senna (Lotus) |
1988 | GP do Brasil | Nelson Piquet (Lotus), Ayrton Senna (McLaren) e Maurício Gugelmin (March) |
1989 | GP do Brasil | Nelson Piquet (Benetton), Ayrton Senna (McLaren), Maurício Gugelmin (March) e Roberto Pupo Moreno (Coloni) |
1990 | GP dos Estados Unidos | Nelson Piquet (Benetton), Ayrton Senna (McLaren), Maurício Gugelmin (Leyton House) e Roberto Pupo Moreno (Eurobrun) |
1991 | GP dos Estados Unidos | Nelson Piquet (Benetton), Ayrton Senna (McLaren), Maurício Gugelmin (Leyton House) e Roberto Pupo Moreno (Benetton) |
1992 | GP da África do Sul | Ayrton Senna (McLaren), Maurício Gugelmin (Jordan) e Christian Fittipaldi (Minardi) |
1993 | GP da África do Sul | Ayrton Senna (McLaren), Christian Fittipaldi (Minardi) e Rubens Barrichello (Jordan) |
1994 | GP do Brasil | Ayrton Senna (Williams), Christian Fittipaldi (Footwork) e Rubens Barrichello (Jordan) |
1995 | GP do Brasil | Rubens Barrichello (Jordan), Pedro Paulo Diniz (Forti Corse) e Roberto Pupo Moreno (Forti Corse) |
1996 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Jordan), Pedro Paulo Diniz (Ligier) e Ricardo Rosset (Footwork) |
1997 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Stewart), Pedro Paulo Diniz (Arrows) e Ricardo Rosset (Lola) |
1998 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Stewart), Pedro Paulo Diniz (Arrows) e Ricardo Rosset (Tyrrell) |
1999 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Stewart), Pedro Paulo Diniz (Sauber) e Ricardo Zonta (BAR) |
2000 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Stewart), Pedro Paulo Diniz (Sauber) e Ricardo Zonta (BAR) |
2001 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Ferrari), Enrique Bernoldi (Arrows), Luciano Burti (Jaguar) e Tarso Marques (Minardi) |
2002 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Ferrari), Enrique Bernoldi (Arrows) e Felipe Massa (Sauber) |
2003 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Ferrari), Antonio Pizzonia (Jaguar) e Cristiano da Matta (Toyota) |
2004 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Ferrari), Felipe Massa (Sauber) e Cristiano da Matta (Toyota) |
2005 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Ferrari) e Felipe Massa (Sauber) |
2006 | GP do Bahrein | Rubens Barrichello (Honda) e Felipe Massa (Ferrari) |
2007 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Honda) e Felipe Massa (Ferrari) |
2008 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Honda), Felipe Massa (Ferrari) e Nelsinho Piquet (Renault) |
2009 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Brawn), Felipe Massa (Ferrari) e Nelsinho Piquet (Renault) |
2010 | GP do Bahrein | Rubens Barrichello (Williams), Felipe Massa (Ferrari), Bruno Senna (Hispania) e Lucas di Grassi (Virgin) |
2011 | GP da Austrália | Rubens Barrichello (Williams) e Felipe Massa (Ferrari) |
2012 | GP da Austrália | Felipe Massa (Ferrari) e Bruno Senna (Williams) |
2013 | GP da Austrália | Felipe Massa (Ferrari) |
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/
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