15 de mar. de 2013

Dez motivos para você se apaixonar pelo Alfa Romeo 4C


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O Salão de Genebra foi marcado pela colisão de dois dos maiores lançamentos da década: o McLaren P1 e a LaFerrari. Também vimos o lançamento do novo Porsche GT3, do Lamborghini Veneno e babamos no estande da RUF. Tanto brilho ofuscou muita gente do lançamento de um dos carros mais passionais e eletrizantes do século: o Alfa Romeo 4C. Apesar de ainda não termos o pilotado ainda, já podemos apontar dez razões para você idolatrar este baixinho encrenqueiro.


1) Ele é um Lotus Elise italiano

Compacto (3,96 m de comprimento e 2,37 m de entre-eixos, 10 cm a menos que a do Porsche Cayman), leve (cerca de 850 kg) e com motor central-traseiro, o 4C tem tudo para ser o grande rival do Elise – que reinou solitário por muito tempo na categoria que ele mesmo criou.
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Independentemente de você gostar mais do estilo de um ou de outro, o importante mesmo é que a clássica rivalidade entre a Inglaterra e a Itália no automobilismo terá mais este representante. Não estamos puxando sardinha, mas sob a supervisão do criador do 4C, Lorenzo Ramaciotti, a Ferrari e a Maserati viram alguns de seus carros atuais mais bacanas nascerem, como a 360, a Enzo, a F430, a 612 Scaglietti, o Maserati Quattroporte e o GranTurismo. Pensando bem, estamos puxando sardinha.

2) Ele resgatou a tração traseira nos Alfa Romeo

Ignore por um segundo o exótico e ultra exclusivo 8C e responda essa: qual foi o último Alfa Romeo com tração traseira que você se recorda? Agora, se perguntarmos qual é o primeiro tração dianteira que você lembra, a resposta é unânime: o sedã 164. Um belo carro com um motor de ronco fantástico, mas um traidor: foi ele que iniciou a ditadura da tração dianteira na casa italiana.
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Bem, com o 4C, os dias de derrapagens controladas (como esta aí em cima, feita com um GTV6) estão de volta à Alfa Romeo – ao menos para quem tiver disposição em torrar quase 60.000 euros neste baixinho invocado.

3) O 4C é inspirado no fodástico Alfa Romeo 33 Stradale

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Certo. Estamos todos meio saturados de revivals estilísticos. Mas é justamente este o diferencial do 4C: ele não é um renascimento rechonchudo de um carro antigo, como o Camaro, Mini Cooper, Mustang ou o Dodge Challenger. O 4C usou apenas alguns condimentos do 33 Stradale e de outros carros da marca (quem é fã do 156 vai reconhecer o desenho das rodas…) para criar uma receita nova. O resultado é um prato leve, com identidade própria muito forte, mas com a assinatura do épico 33 Stradale.

4) Ele tem estrutura do tipo monocoque

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Sim, de fibra de carbono, exatamente como no superesportivo McLaren MP4-12C – mas por quase 1/4 do preço. Isso deixa o nosso então-favorito Elise e sua estrutura de alumínio com uma cara tão caseira! E outra: uma vez envernizado, o material fica tão bonito que chegamos ao próximo tópico.

5) A cabine é all business

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Pra quê carpete quando tudo o que você quer é economizar peso – e ainda há um lindo assoalho de fibra de carbono para roubar os seus olhares? E outra. Olhe para foto acima: tudo o que é bacana é aquilo que importa para o piloto. Volante pequeno e de base chata, bancos envolventes, um cluster enorme e intuitivo, pedais esportivos. O resto é o resto – quanto mais leve, melhor! Bem, isso até você olhar para o puxador de porta, de couro negro com costuras brancas. Esses italianos são f…

6) O motor abraça graxa, golfinhos e livros de história

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Bloco e cabeçotes em alumínio. Turbo, injeção direta, 243 cv – mas acima disso, ele desloca exatamente 1.750 cm3, como o antigo quatro cilindros de câmaras hemisféricas que equipava os GTV e Giulia do final da década de 1960. Leve, eficaz e potente, este motor (derivado do que equipa o Giulietta QV) é daquele tipo que entrega muita emoção sem matar ursos panda.

7) Ele incorporou a modernidade sem perder o espírito purista

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Se ele fosse exatamente igual ao Elise, não teria graça. O conceito do 4C é manter algo da essência purista do Lotus, mas sem deixar de se beneficiar da tecnologia: além do câmbio TCT de dupla embreagem, este Alfa Romeo tem controle de largada e cinco modos dinâmicos do controle de estabilidade – Natural, All Weather, Dynamic e Race. E, claro, se você quiser perder o juízo e dar uma de superpiloto, é só desligar tudo. Mas, numa boa: carros com entre-eixos curto e motor central-traseiro são incrivelmente traiçoeiros – Lancia Stratos, anyone? Eu não faria esta estupidez.

8) O 4C está “Activia com Johnnie Walker” para a turma do Super Trunfo

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“Só 243 cv? O Hyundai Azera do meu pai tem mais!”
“Affff… 0 a 100 km/h em 4,5 s? Carro que é carro faz isso na casa dos 3 s!”
“Áin, e esse farolzinho aí? Parece uma aranha!”
“60 mil euros? Com uns 20 mil a mais compro um Nissan GT-R e atropelo essa m… aí!”
O Alfa Romeo 4C, como o Subaru BRZ e seus irmãos gêmeos, foi feito não só pra quem gosta de andar rápido. Acima disso, foi pensado para oferecer uma experiência ao volante intensa, com o mínimo de filtros e pasteurizadores. Ou seja: foi projetado para ser aquele tipo de carro que nivela o motorista por cima. Por 60.000 euros, é possível que você ache carros mais rápidos. Tanto faz, na verdade. O 4C não é exatamente o carro feito para pilotos de ficha técnica.

9) Ele é um Alfa Romeo

Você pode dizer que o seu carro é melhor, mais bem acabado, ou até mais rápido. Mas dificilmente vai ser mais cool. Poucas marcas são capazes de conquistar as garotas, os gearheads, os jovens, os idosos e ainda dar um banho de estilo como a Alfa Romeo. É mais ou menos como ter uma guitarra ou baixo da Rickenbacker.
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Os ESP e Gibson da vida são mais agressivos, os Fender são mais ergonômicos e versáteis, mas os RICs possuem timbre e estilo únicos – e, de quebra, foram usados por alguns dos melhores instrumentistas do século passado: Yes, Beatles, Rush e Pink Floyd são apenas algumas das bandas que usaram os Rickenbacker.

10) Ele não vem para o Brasil

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Sorry guys. Precisava contar isso e não tinha onde encaixar a notícia. Conversei com alguns executivos da marca no Salão e é “bastante improvável” (eufemismo para “não”) que o 4C venha ao Brasil, ao menos oficialmente. Felizmente, os importadores independentes já estão de olho neste monstrinho. Da mesma que forma que eles trazem o Lotus Elise, você deverá ver alguns 4C por aqui. A maioria de nós apenas irá namorar a distância. Mas, com sorte, conseguirei acelerar este Alfa Romeo – e, claro, estarei bem equipado com uma GoPro pra contar tudo pra vocês, como se vocês estivessem no banco do piloto!

Disponível no(a):Jalopnik.com.br

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