Sedã repete desempenho do hatch e vai de R$ 39,4 mil a 53,9 mil
O modelo chegará às concessionárias dia 20 de abril, partindo de R$ 39.495 com motor 1.0. Achou o preço alto? O presidente da Hyundai Brasil, Willian Lee, justifica: “Nosso sedã vem com ar condicionado, travas e vidros elétricos, som, direção hidráulica e airbag desde a primeira versão”.
Casey Hyun, responsável pelo design, explica: "Ele segue nosso padrão de carrocerias de sedãs, que mais parecem cupês, são dinâmicos e esportivos". E quem esperava lanternas parecidas com as do Elantra, se enganou. O HB20S lembra mais o Sonata, sobretudo por um ângulo lateral. São 33 cm de comprimento a mais que o hatch, totalizando 4,23 m e 1,68 m de largura. O resultado visual é uma tampa discreta, mas não tão curta quanto no Prisma. Por mais curioso que isso pareça, os sul-coreanos foram mais discretos que a Chevrolet nesse quesito.
Há bom espaço para quem viaja na frente, com direito a acabamento de tecido nas portas, e até de duas cores para as versões mais caras, intitulada Premium, que parte de R$ 50.795. Esta que nasce para enfrentar modelos como Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic. Quem viaja atrás continua com o ótimo espaço para a cabeça presente no hatch, mas sofre um pouco na região das pernas, caso alguém com mais de 1,80 m viaje na frente.
O acabamento segue sendo um dos destaques desse coreano, que está bem acima da média de outros modelos do mesmo segmento no Brasil. O plástico utilizado no acabamento é de boa qualidade e há tecido nas laterais de porta desde as versões de entrada. Peca, porém, por alguns pequenos detalhes já antiquados, como um sistema de rolamento para ajustar a altura dos bancos. O Comfort Plus, modelo de entrada, também não traz ajuste de altura e profundidade do volante, presente apenas a partir do Comfort Style.
Autoesporte rodou cerca de 60 km com as versões Comfort Style 1.0 e 1.6 e comprovou que o desempenho é quase o mesmo do hatch. Pouco muda em relação à tocada do compacto já conhecido. Deve-se aliás elogiar a evolução da suspensão traseira, que traz menos ruídos no sedã e mantém o bom nível de conforto. Vale lembrar, é claro, que o compacto tem suspensão mais ajustada para estabilidade e boa tocada, do que para o conforto.
O motor 1.0 12V de três cilindros e 80 cv de potência também funciona bem para o sedã, que mostra muito mais vigor que a versão 1.0 do concorrente Prisma. Não espere um show de agilidade do sedã coreano, mas um modelo de entrada com desempenho acima da média. Segundo a Hyundai, a novidade acelera de 0 a 100 km/h no mesmo tempo do hatch: 14,9 s, número a ser aferido na pista de testes, onde o hatch registrou 15,1 s no crivo de Autoesporte.
A conclusão é de que o sedã cumpre tão bem o que promete quanto o hatch, com as mesmas ressalvas já conhecidas do modelo. A Hyundai espera vender 40.000 unidades ainda neste ano, com um mix de 60% para a versão 1.6 e 40% para a 1.0. Os preços de revisão também seguirão o mesmo caminho do hatch. A revisão de 10 mil quilômetros do 1.0 sai por R$ 116, enquanto a de 20 mil quilômetros custa R$ 165. Não há segredos, já que o sedã é praticamente o HB20 hatch, com a vantagem de um porta-malas bem mais avantajado e pouco além disso.
Confira os preços e equipamentos de cada versão | ||
---|---|---|
Comfort Plus 1.0 | R$ 39.495 | Equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo frontal, travas e vidros elétricos nas quatro portas, rádio com entrada para CD, MP3, cabo USB, sistema Bluetooth e comandos no volante, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura. |
Comfort Style 1.0 | R$ 42.675 | Adiciona freios ABS com EBD (sistema que aumenta a eficiência da frenagem), retrovisores elétricos com repetidor de seta, rodas de liga leve aro 14 e faróis de neblina. |
Comfort Plus 1.6 | R$ 44.995 | Traz os mesmos itens da versão Comfort Plus com motor 1.0, mas acrescenta ABS com EBD. |
Comfort Style 1.6 | R$ 48.175 (câmbio manual de cinco marchas) | Equipado com o mesmo pacote do Comfort Style 1.0, adiciona apoio de braço para o motorista. |
R$ 51.375 (câmbio automático de quatro marchas) | ||
Premium 1.6 | R$ 50.795 (câmbio manual de cinco marchas) | Traz rodas de liga leve aro 15, volante e manopla de câmbio em couro, sensores de luminosidade e de ré, acabamento interno em duas cores. |
R$ 53.995 (câmbio automático de quatro marchas) |
por RICARDO SANT'ANNA, DE FOZ DO IGUAÇU (PR)
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário