6 de mar. de 2013

AVALIAÇÃO: HYUNDAI HB20S APOSTA EM EQUIPAMENTOS E DESIGN

Sedã repete desempenho do hatch e vai de R$ 39,4 mil a 53,9 mil

Hyundai HB20S (Foto: Hyundai)
Os últimos números de emplacamento do HB20 mostram que a Hyundai acertou a fórmula de carro compacto para o Brasil. O hatch foi o quarto veículo mais vendido do país em fevereiro, com 10.170 unidades. Não é à toa que os sul-coreanos adotarão estratégia semelhante para emplacar o novo sedã HB20S, também produzido em Piracicaba (SP).
O modelo chegará às concessionárias dia 20 de abril, partindo de R$ 39.495 com motor 1.0. Achou o preço alto? O presidente da Hyundai Brasil, Willian Lee, justifica: “Nosso sedã vem com ar condicionado, travas e vidros elétricos, som, direção hidráulica e airbag desde a primeira versão”.
Esta simples frase justifica a estratégia que a montadora sul-coreana adotará no pais. Ela quer conquistar os clientes pela quantidade de equipamentos e, claro, pela emoção. “O carro tem fatores que atraem o cliente pela racionalidade, mas nós queremos atribuir a compra principalmente à emoção, do cliente que deseja um carro com design moderno”, afirma o gerente de produto, Rodolfo Stopa. É por isso, aliás, que o design segue o mesmo caminho do rival Chevrolet Prisma. Sai de cena o sedã tradicional e entram os compactos com linhas inspiradas nos cupês.
Casey Hyun, responsável pelo design, explica: "Ele segue nosso padrão de carrocerias de sedãs, que mais parecem cupês, são dinâmicos e esportivos". E quem esperava lanternas parecidas com as do Elantra, se enganou. O HB20S lembra mais o Sonata, sobretudo por um ângulo lateral. São 33 cm de comprimento a mais que o hatch, totalizando 4,23 m e 1,68 m de largura. O resultado visual é uma tampa discreta, mas não tão curta quanto no Prisma. Por mais curioso que isso pareça, os sul-coreanos foram mais discretos que a Chevrolet nesse quesito.
Hyundai HB20S (Foto: Hyundai)
O novo porta-malas mantém a média de tamanho da categoria, com 450 litros de bagagem. Porém, são 30 litros a menos que o Voyage (480 l) e 50 litros a menos que seu principal concorrente, o Prisma (500 l). "Nosso consumidor não quer o maior porta-malas, mas um carro equipado, com design e sabendo que possui o porta-malas de um sedã", defende-se o diretor de marketing da Hyundai, Cássio Pagliarini. Por dentro, o espaço é exatamente o mesmo do HB20, sem tirar nem por.
Há bom espaço para quem viaja na frente, com direito a acabamento de tecido nas portas, e até de duas cores para as versões mais caras, intitulada Premium, que parte de R$ 50.795. Esta que nasce para enfrentar modelos como Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic. Quem viaja atrás continua com o ótimo espaço para a cabeça presente no hatch, mas sofre um pouco na região das pernas, caso alguém com mais de 1,80 m viaje na frente.
O acabamento segue sendo um dos destaques desse coreano, que está bem acima da média de outros modelos do mesmo segmento no Brasil. O plástico utilizado no acabamento é de boa qualidade e há tecido nas laterais de porta desde as versões de entrada. Peca, porém, por alguns pequenos detalhes já antiquados, como um sistema de rolamento para ajustar a altura dos bancos. O Comfort Plus, modelo de entrada, também não traz ajuste de altura e profundidade do volante, presente apenas a partir do Comfort Style.
Hyundai HB20S (Foto: Hyundai)
Ao volante
Autoesporte rodou cerca de 60 km com as versões Comfort Style 1.0 e 1.6 e comprovou que o desempenho é quase o mesmo do hatch. Pouco muda em relação à tocada do compacto já conhecido. Deve-se aliás elogiar a evolução da suspensão traseira, que traz menos ruídos no sedã e mantém o bom nível de conforto. Vale lembrar, é claro, que o compacto tem suspensão mais ajustada para estabilidade e boa tocada, do que para o conforto.
O motor 1.0 12V de três cilindros e 80 cv de potência também funciona bem para o sedã, que mostra muito mais vigor que a versão 1.0 do concorrente Prisma. Não espere um show de agilidade do sedã coreano, mas um modelo de entrada com desempenho acima da média. Segundo a Hyundai, a novidade acelera de 0 a 100 km/h no mesmo tempo do hatch: 14,9 s, número a ser aferido na pista de testes, onde o hatch registrou 15,1 s no crivo de Autoesporte.
Hyundai HB20S (Foto: Hyundai)
Já a versão 1.6 de 120 cv cai como uma luva no sedã, que pouco deve ao rivais chamados de Premium. O câmbio de cinco marchas também garante boas trocas, com engates mais precisos que outros modelos nacionais. Tanta evolução e modernidade dão espaço ao passado quando o assunto é o câmbio automático que equipa as versões topo de linha. Equipado com apenas quatro velocidades, o câmbio parece um item do passado instalado em um projeto moderno. O que ficará ainda mais evidente quando a Chevrolet lançar o Prisma automático de seis velocidades, prometido para a metade do ano.
A conclusão é de que o sedã cumpre tão bem o que promete quanto o hatch, com as mesmas ressalvas já conhecidas do modelo. A Hyundai espera vender 40.000 unidades ainda neste ano, com um mix de 60% para a versão 1.6 e 40% para a 1.0. Os preços de revisão também seguirão o mesmo caminho do hatch. A revisão de 10 mil quilômetros do 1.0 sai por R$ 116, enquanto a de 20 mil quilômetros custa R$ 165. Não há segredos, já que o sedã é praticamente o HB20 hatch, com a vantagem de um porta-malas bem mais avantajado e pouco além disso.
Hyundai HB20S - como ele se sai frente aos rivais? (Foto: Autoesporte)

Confira os preços e equipamentos de cada versão
Comfort Plus 1.0 R$ 39.495 Equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo frontal, travas e vidros elétricos nas quatro portas, rádio com entrada para CD, MP3, cabo USB, sistema Bluetooth e comandos no volante, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.
Comfort Style 1.0 R$ 42.675 Adiciona freios ABS com EBD (sistema que aumenta a eficiência da frenagem), retrovisores elétricos com repetidor de seta, rodas de liga leve aro 14 e faróis de neblina.
Comfort Plus 1.6 R$ 44.995 Traz os mesmos itens da versão Comfort Plus com motor 1.0, mas acrescenta ABS com EBD.
 Comfort Style 1.6 R$ 48.175 (câmbio manual de cinco marchas)  Equipado com o mesmo pacote do Comfort Style 1.0, adiciona apoio de braço para o motorista.
R$ 51.375 (câmbio automático de quatro marchas)
Premium 1.6 R$ 50.795 (câmbio manual de cinco marchas) Traz rodas de liga leve aro 15, volante e manopla de câmbio em couro, sensores de luminosidade e de ré, acabamento interno em duas cores.
R$ 53.995 (câmbio automático de quatro marchas)

por RICARDO SANT'ANNA, DE FOZ DO IGUAÇU (PR) 
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com

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