17 de fev. de 2013

Os dez fabricantes que deveriam atuar efetivamente no Brasil


O Brasil conta com uma grande variedade de montadoras com uma grande gama de produtos. Entretanto, algumas fabricantes ainda não entraram no mercado nacional, mesmo contando com muitos produtos interessantes e, em alguns casos, atreladas a marcas que já atuam no mercado, podendo ter estrutura de apoio. Além disso esta lista conta também com três montadoras que já atuam no Brasil, porém com alguns produtos vendidos fora do Brasil que também poderiam ser vendidos por aqui com grande sucesso. Nesta lista de Os dez cada imagem conta com quatro modelos que seriam boas alternativas dentro dessa montadora para o mercado nacional.



Alfa Romeo 

A promessa é de que a montadora já está voltando ao Brasil - a prova são os modelos recentemente flagrados em Betim - porém, desta vez a montadora italiana voltará através das concessionárias Chrysler, não mais pelas Fiat como antes. Comprovando o mito de que não existem modelos da Alfa Romeo feios os grandes representantes no Brasil serão dois hatchs: o compacto de imagem MiTo, que concorrerá com Fusca, DS3, MINI Cooper e o primo 500; enquanto o Giulietta entrará no mercado dos médios de luxo contra o trio alemão A3, Série 1 e futuramente o novo Classe A. Enquanto isso a obra de arte sobre rodas, o novo 4C serviria para dar imagem a montadora, concorrendo, provavelmente, com o Camaro. Outra obra de arte é o 8C Competizione, que está ai apenas para compor a imagem, já que a linha atual da Alfa Romeo conta apenas com estes três modelos anteriormente citados.

Cadillac

Outra montadora com passaporte carimbado para o Brasil é a Cadillac, recentemente foi dito por um executivo da GM que este é o momento certo da marca vir ao Brasil. Concorrendo no mercado de luxo contra a tríade alemã (Audi, BMW e Mercedes-Benz), Volvo e Lexus, a Cadillac se destaca por seu design retrô-futurista. O carro-chefe seria o "esmagador de Série 3" o novo ATS pronto para conquistar compradores que querem mais ousadia nos modelos mais caros (não tanto quanto os Volvo). Outro modelo de grande destaque é o suv SXR, que já faz sucesso com importações não oficiais. No topo da gama temos o XTS que não foi bem recebido nos EUA por culpa de sua traçado dianteira e no, meio-termo, o CTS que terá uma nova geração este ano.

Dodge

A Dodge atua sim no Brasil, porém ela é apenas representada por dois suv's: Durango e Journey. Mas a marca tem um enorme potencial com sua linha de produtos, enriquecida pela Fiat. O Dart seria um concorrente de peso no mercado de sedans médios com seu design arrebatador (há boatos de que ele será nacionalizado como Dodge, mas há chances também de se tornar o Fiat Viaggio por aqui mas, com outro nome). No andar de cima temos o Avenger e o sedan esportivo Charger, este último apresentado no salão na versão apimentada SRT8. Para bater o Camaro, assim como lá fora, o Challenger seria o candidato ideal, só faltando o Ford Mustang para completar o trio de muscle cars americanos.

Infiniti

Se a Lexus veio ao Brasil a Infiniti não poderia ficar de fora, e a marca já está confirmado para o Brasil! A linha já tem um modelo de grande sucesso por aqui via importadores não-oficiais, o suv FX que já não é tão incomum nas ruas, de incomum apenas seu design arrasador. Outro suv que tem potencial é o grande JX, com sete lugares ele concorreria com os suv's topo de linha. O lançamento Q50 será o modelo de entrada da marca até o lançamento do prometido hatch, mas que não deixa a sofisticação de lado de maneira alguma aliado a uma boa dose de esportividade. O topo da gama dos sedans seria composto pelo modelo M, que ainda não adotou a nova linguagem de design da marca.

Mazda

A montadora nipônica é outra promessa para o Brasil, mas virá via México a principio, resumindo: demorou para chegar Mazda. A gama é interessante e se encaixa perfeitamente com os modelos preferidos pelos brasileiros. O hatch de entrada é o Mazda 2, projeto compartilhado com o New Fiesta, e que seria seu concorrente e sua versão sedan seria muito bem vinda. O Mazda 3, que será renovado, entraria no mercado dos médios brigando com o líder Focus, i30, Cruze Sport6 e companhia, além da sua versão sedan atuando no mercado com a maior abrangência de modelos, o destaque fica pra versão esportiva MPS. Por último o CX-5 entra na categoria favorita dos brasileiros; os suv's médios, tendo grandes concorrentes pela frente: ix35, Sportage, Korando, Tiguan, CR-V e, futuramente, 2008 e C4 AirCross.

Opel

Antigamente os modelos da Opel eram vendidos no Brasil com a gravata dourada da Chevrolet, contudo agora a montadora americana resolveu desenvolver modelos próprios (Cobalt, Onix e Spin) além de produzir ou importar modelos globais (Cruze e Sonic são um exemplo). Porém, agora a Opel tem espaço no mercado, atuando como uma marca um pouco acima da Chevrolet, algo como a Citroën no Brasil. O Corsa seria o carro-chefe, concorrendo com os compactos premium Punto, C3, Sonic e 208. Dando trabalho para a concorrência dos hatchs médios o Astra voltaria ao mercado agora pela Opel, contando com versões perua, sedan, coupé e esportiva. A Meriva também retornaria porém como uma minivan mais cara e sofisticada, ficando no meio termo entre Spin e C4 Picasso, em relação faixa de preço e posicionamento de mercado. O modelo de imagem ficaria a cargo do Adam, concorrendo certeiramente com o Fiat 500.

Renault

Pare para pensar um momento, existe algum modelo verdadeiramente Renault no Brasil? Logan, Duster e   Sandero pertencem a Dacia; Fluence a Samsung, o Clio sofreu uma reestilização 100% nacional e a linha comercial está muito desatualizada. O novo Clio tem potencial no mercado nacional como compacto premium brigando acima do Sandero, provavelmente tendo de adotar outro nome, ou ser chamado simplesmente de Clio IV. Outro modelo com enorme potencial é o Captur, atuando na faixa de preço acima do Duster, ou até mesmo o substituindo já que a concorrência virá super modernizada. Twingo seria o compacto de imagem da montadora, já que sairia muito caro como modelo de entrada. A Scénic tem potencial de retorno como concorrente da C4 Picasso e 3008, tendo até uma versão Grand para fazer frente a Grand C4 Picasso.

Seat

Assim como a Alfa Romeo já esteve no Brasil, a Seat também já rodou por estas terras. O carro-chefe, assim como anteriormente foi, seria o Ibiza invadindo a faixa dos compactos mais vendidos - se fosse simplificado - um modelo a altura da modernidade de HB20 e Onix. O Toledo entraria na faixa dos sedans compactos grandalhões fazendo companhia a Cobalt, Grand Siena, Versa e, futuramente, ao primo Santana. Em breve o Volkswagen up! estará no mercado e o Mii, seu equivalente da Seat, poderia atuar no mercado em uma faixa de preço pouco abaixo, como ocorre na Europa, seria mera questão de preferencia de marca. O médio renovado Leon tem o estilo esportivo certeiro para os médios. A Volkswagen já ensaiou diversas vezes a volta da Seat, tanto é que ela sempre está presente no salão do automóvel, a marca tem enorme potencial no Brasil, necessitando apenas do empurrão da matriz para se tornar um sucesso.

Skoda

Outra montadora do grupo Volkswagen que poderia atuar no Brasil ( talvez sem tanto potencial como a Seat) como uma boa alternativa é a Skoda. O grande diferencial da montadora é o Yeti, um interessante modelo com design diferenciado que poderia concorrer com Duster e EcoSport, além dos aventureiros CrossFox, Idea Adventure, Sandero Stepway, HB20x e C3 AirCross. O Fabia, que necessita ser modernizado, poderia atuar na faixa dos compactos premium, mas verdadeiramente o carro tem que maior potencial de vendas é o Rapid; mais um sedan compacto grandalhão, se juntando ao Toledo e Santana nesta categoria dentro do grupo Volkswagen. O Octavia concorreria com os modelos sedans topo de linha como Fusion e Malibu, exatamente o buraco formado entre Jetta e Passat.

Suzuki

Assim como a Renault e a Dodge, a Suzuki não aproveita todo o seu potencial no mercado nacional. A gama de compactos da marca serviria a vários tipos de compradores: o Alto seria o modelo de entrada, de acabamento simples faria frente a Mille, Gol G4, Clio, Celta e Ka. No andar de cima temos o Splash para bater de frente com Uno, Gol e Fiesta RoCam. Por fim temos o carro-chefe: o Swift (que já foi vendido por aqui na primeira investida da marca), um compacto mais refinado que os anteriores e maior, fazendo frente a Fox, Palio, HB20 e Onix. O belo e esportivo Kizashi teria pela frente os consagrados Civic, Corolla, Cruze, Fluence e 408 como concorrentes.

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Quais outras montadoras poderiam ser incluídos nesta lista na sua opinião leitor? Esta lista de opinião pessoal ela pode divergir da sua opinião, fique a vontade para expressar a sua opinião sobre o assunto.

Fonte: Brigato Desing
Disponível no(a): http://brigatodesign.blogspot.com.br
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