O Gurgel Carajás foi o maior utilitário fabricado pela Gurgel. O grande porta-malas e o relativo conforto o diferenciavam dos demais jipes nacionais. Produzido nas versões Standard, LE e VIP, os modelos inicialmente planejados seriam: MM (Modelo Militar), TL (Teto Lona), RL (Rígido Lona) e TR (Teto Rígido), mas somente o último foi produzido em série.
A partir de 1988 foi oferecida a versão com 4 portas, tendo a traseira mais longa e o teto pouco mais alto. A intenção da Gurgel era oferecer um modelo para um nicho de mercado que simplesmente não contava com nenhuma oferta no Brasil: um veículo confortável e de certo luxo, com muito espaço interno para cinco pessoas, seguro e potente na estrada, e ao mesmo tempo versátil, muito resistente, capaz de enfrentar estradas de terra em más condições e algum "fora-de-estrada" mais leve. Atendendo à sugestão de um leitor do blog, está sendo apresentado um remake de como seria o carro nos dias de hoje, seria o mesmo jipe da década de 80?. Veja a releitura abaixo.
O design da dianteira é composto pela grade quase fechada de forma
retangular, faróis de formato trapezoidal e grade inferior telada, junto
com o protetor de cárter. O acabamento em preto que envolve o carro
reforça o espírito off road do Gurgel, seu tamanho diminuiu em relação
ao modelo da década de 80. O conjunto da projeção ficou bem moderno,
entretanto as linhas retas do carro resgatam um pouco do modelo da
década de 80, juntamente com a traseira inclinada.
Modelo original de 1985, para comparação.
Fonte:wlimadesign
Disponível no(a):http://wlimadesign.blogspot.com.br/
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