No treino mais atribulado da pré-temporada, pilotos conseguiram andar pela primeira vez com pneus para piso molhado; Massa encerrou período em sétimo
A manhã da última sessão na semana de testes coletivos da F1 em
Barcelona foi a mais tumultuada da pré-temporada. Além da chuva que
caiu no início e no fim da atividade, nada mais que cinco bandeiras
vermelhas interromperam a sessão, quatro delas num espaço de duas horas.
Ainda assim, no intervalo entre as duas rajadas d’água, os pilotos puderam experimentar os pneus intermediários e de chuva pela primeira vez durante os testes de inverno. Na classificação geral, Lewis Hamilton, da Mercedes, um dos primeiros a testar os compostos alternativos, foi o mais rápido.
Aproveitando a secagem do asfalto para andar com pneus lisos, o inglês cravou 1min23s282 na melhor de suas 44 voltas no circuito da Catalunha e encerrou a manhã na liderança. Antes disso, no início da manhã, Hamilton também mostrou tempos significativos com jogos de intermediários.
Jenson Button, da McLaren, encerrou a manhã em segundo lugar. O veterano ficou a 0s351 do antigo companheiro de equipe, seguido por Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, Jules Bianchi, da Force India, e Esteban Gutiérrez, da Toro Rosso. Os quatro registraram seus melhores tempos com slicks médios, à exceção de Vergne, que utilizou a especificação macia.
Em seu primeiro e único dia de trabalho com a F138 em Barcelona, Felipe Massa completou 47 voltas no circuito catalão e encerrou o período em sétimo lugar.
Com dez minutos de treino, o brasileiro protagonizou a primeira das cinco bandeiras vermelhas na atividade. Massa patinou com a F138 na zebra da Repsol e perdeu o controle na brita da curva, vítima de uma falha mecânica. Depois, o brasileiro se recuperou e ainda chegou a liderar a sessão no período em que o asfalto transitava do molhado para o úmido, mas terminou fora do top 5.
Além da interrupção causada por Massa, houve outras quatro interrupções na sessão. Com o asfalto mais liso no início da atividade, Giedo van der Garde, da Caterham, escapou do traçado na ida para a reta de chegada e espatifou seu CT-01 no lado esquerdo da seção, provocando a segunda bandeira vermelha do dia.
Pouco depois, Esteban Gutiérrez, da Sauber, foi a terceira vítima. O mexicano errou o ponto de freada na curva 5 e foi enviado à área de escape, ao mesmo tempo em que Mark Webber, da Red Bull, estacionou seu carro entre a nona e a décima convergência e complicou o trabalho dos fiscais na Catalunha. No total, a interrupção para retirar ambos os veículos durou 20 minutos.
Por volta das 10h40 locais (6h40 no Brasil), Jean-Éric Vergne causou a penúltima bandeira vermelha. O piloto da Toro Rosso também escapou na curva 5, mas desta vez o serviço dos funcionários no circuito foi mais rápido e a cessação durou menos de dez minutos.
Van der Garde, já nos últimos minutos da atividade, provocou a última pausa depois de estacionar seu carro no meio-fio da Campsa por causa da chuva.
Ainda assim, no intervalo entre as duas rajadas d’água, os pilotos puderam experimentar os pneus intermediários e de chuva pela primeira vez durante os testes de inverno. Na classificação geral, Lewis Hamilton, da Mercedes, um dos primeiros a testar os compostos alternativos, foi o mais rápido.
Aproveitando a secagem do asfalto para andar com pneus lisos, o inglês cravou 1min23s282 na melhor de suas 44 voltas no circuito da Catalunha e encerrou a manhã na liderança. Antes disso, no início da manhã, Hamilton também mostrou tempos significativos com jogos de intermediários.
Jenson Button, da McLaren, encerrou a manhã em segundo lugar. O veterano ficou a 0s351 do antigo companheiro de equipe, seguido por Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, Jules Bianchi, da Force India, e Esteban Gutiérrez, da Toro Rosso. Os quatro registraram seus melhores tempos com slicks médios, à exceção de Vergne, que utilizou a especificação macia.
Em seu primeiro e único dia de trabalho com a F138 em Barcelona, Felipe Massa completou 47 voltas no circuito catalão e encerrou o período em sétimo lugar.
Com dez minutos de treino, o brasileiro protagonizou a primeira das cinco bandeiras vermelhas na atividade. Massa patinou com a F138 na zebra da Repsol e perdeu o controle na brita da curva, vítima de uma falha mecânica. Depois, o brasileiro se recuperou e ainda chegou a liderar a sessão no período em que o asfalto transitava do molhado para o úmido, mas terminou fora do top 5.
Além da interrupção causada por Massa, houve outras quatro interrupções na sessão. Com o asfalto mais liso no início da atividade, Giedo van der Garde, da Caterham, escapou do traçado na ida para a reta de chegada e espatifou seu CT-01 no lado esquerdo da seção, provocando a segunda bandeira vermelha do dia.
Pouco depois, Esteban Gutiérrez, da Sauber, foi a terceira vítima. O mexicano errou o ponto de freada na curva 5 e foi enviado à área de escape, ao mesmo tempo em que Mark Webber, da Red Bull, estacionou seu carro entre a nona e a décima convergência e complicou o trabalho dos fiscais na Catalunha. No total, a interrupção para retirar ambos os veículos durou 20 minutos.
Por volta das 10h40 locais (6h40 no Brasil), Jean-Éric Vergne causou a penúltima bandeira vermelha. O piloto da Toro Rosso também escapou na curva 5, mas desta vez o serviço dos funcionários no circuito foi mais rápido e a cessação durou menos de dez minutos.
Van der Garde, já nos últimos minutos da atividade, provocou a última pausa depois de estacionar seu carro no meio-fio da Campsa por causa da chuva.
Os testes coletivos da F1 continuam em Barcelona até as 17h locais (13h de Brasília).
Testes de pré-temporada – Barcelona (dia 4, até as 13h locais):
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
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