22 de jan. de 2013

Os tipos de propulsão alternativa mais esquisitos de todos os tempos

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Carros movidos por combustíveis alternativos costumam ser muito, muito sem graça, mas a gente conhece dez tentativas bizarras de substituir a gasolina que não vão te fazer dormir – e algumas até são hilárias!

O problema com estes carros é que normalmente eles são farsas. A maioria das pessoas simplesmente não faz ideia de como um carro funciona, então se você disser a elas que inventou um carro movido a peidos de unicórnio, elas vão acreditar. Claro que existem os mentirosos, mas também existem os sonhadores incuráveis que nunca vão desistir de criar algo de verdade. Então, embora talvez a gente nunca veja uma versão de verdade do Ford Nucleon, não vemos problema em continuar imaginando um futuro movido a reações atômicas.

Cocô

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É possível criar um gás combustível a partir de praticamente qualquer dejeto. Até o Top Gear fez algo assim. O inventor britânico Harold Bate usou o metano do cocô de galinha e de porco para abastecer seu Hillman 53 em 1974.

Energia nuclear

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O Curiosity da NASA não parece um carro – ele se pilota sozinho e está em Marte. Mesmo assim, ele anda sobre e pode ser considerado um automóvel. Mas como ele se “automove”? Convertendo calor de material radioativo em energia elétrica, claro! O legado do Ford Nucleon está vivo!

Ônibus híbrido ao estilo Porsche 918

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Enquanto as baterias de íon de lítio só são legais quando pegam fogo, os híbridos que usam volantes aculumadores são muito interessantes. Eles acumulam energia em um rotor que gira a velocidades assustadoras e foram usados (por pouco tempo) na Fórmula 1, nos esportivos da Porsche e no Gyrobus, um ônibus totalmente elétrico que rodou de 1953 ao começo dos anos 60 na Suíça. Os volantes destes ônibus pesavam tolenadas e, quando quebravam, as lascas dos rotores deviam atravessar a crosta terrestre.

Protótipo Le Mans movido a hidrogênio

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2012 foi o ano do DeltaWing, o carro mais estranho a competir nas 24 Horas de Le Mans. Este anos damos boas vindas ao GreenGT, um carro movido a hidrogênio e, cara, que carro esquisito! Um carro a hidrogênio nunca será normal, mas este aqui deve ser o menos normal até agora. E a gente gosta.

Microcarros movidos a ar comprimido

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Uma das grandes piadas do mundo automotivo é o carro “a ar comprimido”. Pode até dar certo para empilhadeiras, mas já faz anos que ouvimos falar que teremos carros movidos a ar, desde microcarros de três rodas até o Tata Nano, e até agora nada.

O Poochmobile

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O Poochmobile supostamente foi construído em 1939 por um texano de oitenta anos. A alavanca que o motorista e inventor Z. Wiggs está segurando aciona o conjunto motriz composto por coleira e corrente.
E ainda assim, esta coisa tem mais chance de entrar em produção do que carros a ar comprimido.

Carros a carvão

Berlin, Auto mit Holzgasantrieb
Quando não há gasolina para nada, você começa a se desesperar por combustível. Durante e depois da Segunda Guerra, muitos países tiveram carros movidos a lenha e carvão, embora as experiências tenham começado na década de 20. Mais de um milhão de veículos foram convertidos para rodar com madeira ou carvão durante a Segunda Guerra.
Não é a maneira mais eficiente de conseguir energia, mas funciona quando tudo o que se tem é carvão ou lenha.

Sacos de gás

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Carros a carvão e lenha comuns usam gás comprimido. É possível, no entanto, usar gás não comprimido. Você precisa levar um balão gigantesco cheio de gás no teto do seu veículo, mas meio que deu certo para ônibus. Ainda se via alguns destes engenhosos veículos na China no fim dos anos 80.

Carros a nitrogênio líquido

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Basicamente, este processo utiliza nitrogênio líquido extremamente frio para sugar o calor do ar ambiente, e usar o gás pressurizado resultante para mover um motor com pistões. Foi testado em um carro de 1899 chamado “Liquid Air” e alguns projetos de universidades.

Tequila?

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É possível alimentar uma turbina com praticamente qualquer coisa que queime, e quando a Chrysler tentou fazer um carro a turbina, quando todo mundo queria um “carro a jato”, um dono tentou fazer exatamente isto: o presidente do México colocou seu carro para queimar tequila, como conta o Special Interest Autos:
O carro chegou ao México, e recebi a ligação do pessoal da Internacional, que disse que o presidente do México queria alimentar a turbina com tequila! Eu disse que acreditava que daria certo, mas não traria nenhum benefício. Fui ao departamento de compras na manhã seguinte e peguei dois galões de tequila. Drenamos o tanque e colocamos a tequila. O carro rodou por todo o Highland Park sem problemas. Assim, o presidente do México usou tequila para rodar com seu carro, mas depois ficou bem irritado quando os repórteres esqueceram de dizer que era ele dirigindo. A turbina e a tequila acabaram roubando toda a atenção!
E então, vocês acham que esquecemos de algum combustível alternativo? Acredita que algum deles poderá ser produzido em massa? Acha que o hidrogênio é o combustível do futuro, mesmo que não tenhamos visto nada além de um ou outro protótipo nos últimos anos? Não deixe de comentar!
[Fotos: GreenGT, Journey To Forever, NASA, Smiley.toerist, MDI's Airpod One, izismile.com, Arquivo Federal da Alemanha, Low Tech Magazine, Universidade de Washington, Chrysler]
Fonte: Jalopnik
 Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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