23 de jan. de 2013

HONDA CR-V E TOYOTA RAV4 ESTÃO EM FALTA; NOVAS VERSÕES VÊM EM MARÇO

Chevrolet Captiva 3.0 também não está disponível nas lojas  

 
Honda CR-V 2012 (Foto: Honda)
A máxima de que "o ano só começa depois do Carnaval" é velha conhecida dos brasileiros. E parece que Honda e Toyota decidiram esperar a folia passar para colocar as versões 2013 de seus utilitários "na rua".
O CR-V é figura rara nas concessionárias desde o ano passado - teve 1.962 unidades emplacadas em agosto, 488 em outubro e apenas 49 em dezembro, somando 14.890 no ano, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Nos primeiros dias de janeiro, apenas 15 foram licenciados.
Isso ocorre porque a Honda encerrou as importações do CR-V para 2012 pelo menos três meses antes do ano terminar, conforme confirmou para Autoesporte. À época, o Brasil já havia alcançado a cota de importação de 120 mil unidades, prevista no acordo do país com o México, e a marca preferiu não repassar o aumento de 35 pontos percentuais que deveriam incidir sobre o valor do modelo.
A boa notícia, apurada junto à rede, é que o CR-V volta a ser importado em março, e chega com motor 2.0 flex de 155/ 150 cv (etanol/ gasolina). Trata-se da mesma motorização que acaba de ser adotada pelo Civic. A novidade, porém, deve encarecer o utilitário. Segundo os vendedores consultados, o modelo partirá de aproximadamente R$ 86 mil na versão LX manual, tabelada hoje em R$ 83.920, e chegará a R$ 116 mil, na EXL automática, configuração topo de linha que tem preço sugerido de R$ 102.160.
Toyota RAV4 (Foto: Divulgação)
Ô, abre alas, que ele vai passar
A vida do RAV4 foi ainda mais complicada em 2012: ele teve apenas 822 emplacamentos, ante 4.224 do ano anterior. Consultada por Autoesporte, a Toyota diz que não importa mais o modelo, pois a produção da versão vendida aqui já foi encerrada. A nova geração, porém, já tem data para chegar. A montadora não confirma, mas os lojistas falam em abril - até como justificativa para a ausência do modelo nas revendas (apenas uma das concessionárias consultadas tinha um 4x4 disponível por R$ 130 mil).
Segundo fontes ligadas à marca, o lançamento será apenas na metade do ano. Para lojistas, a expectativa é que o RAV fique mais barato - os preços de tabela eram R$ 119.350 (4x2) e R$ 137.050 (4x4). "A Toyota está negociando a questão do imposto com o governo", afirma um deles. A montadora não se manifestou sobre esse assunto.
Chevrolet Captiva (Foto: General Motors)
Olha a paradinha!

Sabe aquela hora em que a bateria entra no recuo para o restante da escola passar? Então, o Captiva 3.0 acaba de fazer essa parada estratégica para abrir espaço para a versão 2.4. No ano passado, a espera pela modelo chegou a 90 dias, também por conta do acordo de importação Brasil-México. Agora, é possível encontrá-lo para pronta-entrega, mas apenas na versão Ecotec, com o motor menor. Em revendas paulistanas, o Captiva 2.4 é encontrado por até R$ 86 mil, sendo que o preço oficial é R$ 89.900. No Rio de Janeiro, há concessionárias que o oferecem por R$ 91.500. "Mas dá para chegar abaixo dos R$ 89 mil", diz o vendedor.
Entre os vendedores consultados por Autoesporte, não há uma posição unanime a respeito do Captiva 3.0. Há quem diga que uma nova remessa chegará em abril ou maio, quem prefira não fazer previsões e, ainda, quem diga que essa versão não será mais trazida - "pois não tinha muita saída".
Com a previsão da chegada do Trax ao Brasil, com o nome de Tracker, a tendência é de que o Captiva saia de linha - e a Chevrolet parece ter optado por começar essa mudança com a retirada da versão mais cara das lojas. Através de sua assessoria de imprensa, no entanto, a marca diz que o Captiva 3.0 continua "sendo vendido normalmente". O assunto ainda vai dar samba.

por RENATA VIANA DE CARVALHO

Fonte: Revista AE
Disponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com/
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