23 de jan. de 2013

Futurliner, a real história de um verdadeiro Antigomobilista



Futurliner, a real história de um verdadeiro AntigomobilistaO Futurliner foi um Ônibus Conceito, fabricado pela General Motors para ser utilizado em seus desfiles em eventos de 1940 e 1950.

Cinco exemplares deste veículo foram adquiridos pelo colecionador americano Mike C. que tinha um projeto de utiliza-los em um conjunto de restaurantes e night club, baseados no Victoria Station, um restaurante com um núcleo central, onde os clientes são atendidos nas mesas dispostas em vagões de carga circundantes.

Joe Bortz, antigomobilista, colecionador de automóveis, protagonista desta história, famoso por recuperar carros conceito, convenceu o amigo Mike a vende-los para que fossem restaurados.
Inicialmente, Bortz utilizou seus Futurliners em seus empreendimentos como objetos de “decoração”, mesmo sem restaura-los. Com o passar do tempo foi se convencendo que seria muito oneroso recuperar todas as 5 unidades, que representavam praticamente metade da frota construída pela GM. Por fim decidiu, oferecer para outras pessoas que poderiam realizar a tarefa de preservar e, finalmente, restabelecer a frota. Quatro dos ônibus foram transferidos para particulares, incluindo dois canadenses, o mais caro por U$ 1.800,00.
O quinto Futurliner foi transferido para o National Automobile Museum & Truck, em Auburn, Indiana onde foi totalmente restaurado e hoje percorre todo o país.
Tendo salvo os cinco veículos Joe Bortz se orgulha de preservar uma parte da história do automobilismo em um dos períodos mais importante do design automotivo americano.
Esta é a essência do Antigomoblismo, é a principal motivação que norteia os verdadeiros apaixonados pelos automóveis antigos.

As “Parade of Progress” eram Caravanas Itinerantes de Streamliners/ Futurliners que Viajaram os Estados Unidos entre 1936 até meados de 1956.

A primeira “Parade of Progress” iniciou-se em Lakeland, Flórida em 11 de fevereiro de 1936. Percorreu mais de  um milhão de quilômetros , visitou 251 cidades dos EUA , Canadá, México e Cuba, abordando cerca de 12,5 milhões de pessoas.

Foram fabricados 6 Streamliners e em 1936 iniciou-se a “Caravan of  Progress” . Em 1941 foram substituídos pelos Futurliners e passou a se chamar  “Parade of Progress”.

“Caravan of Progress” em 1 de Junho de 1939


Uma das Primeiras Versões do FuterLiner (Abril de 1941), baseado no  Streamliner de 1936.

Caravana de 7 Futurliners dos 12 fabricados.

“Parade of Progress” em 1941.

Futerliners na “Parade of Progress”, Savannah em 1953

“GM Parade of Progress”, New Orleans em 1955
Os Futurliners funcionavam como “stands”, apresentando as mais recentes tecnologias oferecidas pela General Motors.



Restauração do Furteliner iniciada em 1998.

Futurliner em 1998, previsão de US$ 200 mil para Restauração

Ano de 2000, Gerador/ Alternador e Painel de Controle. 200KW de Energia

Futurliner em processo restauração, Janeiro de 2002

Futurliner em processo restauração, Dezembro de 2002
Futurliner em processo restauração, Janeiro de 2003

Futurliner em Janeiro de 2004 ainda em restauração





Fonte: clubedocarroantigo
Disponível no(a): http://www.clubedocarroantigo.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: