|
|
|
|
O
Futurliner foi um Ônibus Conceito, fabricado pela General Motors para
ser utilizado em seus desfiles em eventos de 1940 e 1950.
Cinco exemplares deste veículo foram adquiridos pelo colecionador
americano Mike C. que tinha um projeto de utiliza-los em um conjunto de
restaurantes e night club, baseados no Victoria Station, um restaurante
com um núcleo central, onde os clientes são atendidos nas mesas
dispostas em vagões de carga circundantes.
Joe Bortz, antigomobilista, colecionador de automóveis, protagonista
desta história, famoso por recuperar carros conceito, convenceu o amigo
Mike a vende-los para que fossem restaurados.
Inicialmente, Bortz utilizou seus Futurliners em seus empreendimentos
como objetos de “decoração”, mesmo sem restaura-los. Com o passar do
tempo foi se convencendo que seria muito oneroso recuperar todas as 5
unidades, que representavam praticamente metade da frota construída pela
GM. Por fim decidiu, oferecer para outras pessoas que poderiam realizar
a tarefa de preservar e, finalmente, restabelecer a frota. Quatro dos
ônibus foram transferidos para particulares, incluindo dois canadenses, o
mais caro por U$ 1.800,00.
O quinto Futurliner foi transferido para o National Automobile Museum
& Truck, em Auburn, Indiana onde foi totalmente restaurado e hoje
percorre todo o país.
Tendo salvo os cinco veículos Joe Bortz se orgulha de preservar uma
parte da história do automobilismo em um dos períodos mais importante do
design automotivo americano.
Esta é a essência do Antigomoblismo, é a principal motivação que norteia os verdadeiros apaixonados pelos automóveis antigos.
As
“Parade of Progress” eram Caravanas Itinerantes de Streamliners/
Futurliners que Viajaram os Estados Unidos entre 1936 até meados de
1956.
A
primeira “Parade of Progress” iniciou-se em Lakeland, Flórida em 11 de
fevereiro de 1936. Percorreu mais de um milhão de quilômetros , visitou
251 cidades dos EUA , Canadá, México e Cuba, abordando cerca de 12,5
milhões de pessoas.
Foram
fabricados 6 Streamliners e em 1936 iniciou-se a “Caravan of Progress”
. Em 1941 foram substituídos pelos Futurliners e passou a se chamar
“Parade of Progress”.
“Caravan of Progress” em 1 de Junho de 1939
Uma das Primeiras Versões do FuterLiner (Abril de 1941), baseado no Streamliner de 1936.
Caravana de 7 Futurliners dos 12 fabricados.
“Parade of Progress” em 1941.
Futerliners na “Parade of Progress”, Savannah em 1953
“GM Parade of Progress”, New Orleans em 1955
Os Futurliners funcionavam como “stands”, apresentando as mais recentes tecnologias oferecidas pela General Motors.
Restauração do Furteliner iniciada em 1998.
Futurliner em 1998, previsão de US$ 200 mil para Restauração
Ano de 2000, Gerador/ Alternador e Painel de Controle. 200KW de Energia
Futurliner em processo restauração, Janeiro de 2002
Futurliner em processo restauração, Dezembro de 2002
Futurliner em processo restauração, Janeiro de 2003
Futurliner em Janeiro de 2004 ainda em restauração
|
Fonte: clubedocarroantigo
Disponível no(a):
http://www.clubedocarroantigo.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário