24 de jan. de 2013

F-1- Com mudanças, Pirelli apresenta pneus da temporada de 2013

Diferença mais visível é a mudança na coloração dos pneus duros, que trocam a demarcação em prata pela alaranjada

Pneus Pirelli de 2013 (Foto: Divulgação/Pirelli)Pneus Pirelli de 2013 (Foto: Divulgação/Pirelli)
 
Nesta quarta-feira, a Pirelli apresentou, em sua sede em Milão, na Itália, os compostos que serão utilizados na temporada de 2013, incluindo as próximas unidades da F1. A cerimônia contou com a participação do ex-piloto Jean Alesi, que foi nomeado embaixador da marca.

A diferença mais visível é a mudança da coloração dos pneus duros, que trocam a demarcação em prata pela alaranjada. Os demais compostos continuam com a mesma identificação: vermelho para supermacio, amarelo para macio, branco para médio, verde para os intermediários e azul para os de chuva forte.
Paul Hembery, diretor esportivo da marca, afirmou que a prioridade para 2013 é a melhora da dirigibilidade, e, ao mesmo tempo, a continuidade do desafio técnico. Para isso, os pneus deverão ter um aquecimento mais rápido e uma degradação maior para que haja, no mínimo, dois pitstops por corrida. Todos os compostos deste ano serão mais pesados, o que fará com que o peso mínimo dos carros aumente para 642 kg, dois a mais do que em relação à temporada passada.
O aumento de performance da borracha também foi um objetivo na construção dos novos modelos. A aderência da parte traseira foi melhorada, o que diminui as “escapadas” de traseira na saída das curvas. Também haverá uma evolução na distribuição de temperatura ao longo de todo o composto, o que deverá causar menos bolhas. Com todas as mudanças, a marca espera que os pneus sejam 0s5 mais rápidos do que em relação a 2012, com uma diferença entre os compostos que pode variar de 0s6 a 0s8 por volta (veja mais detalhes no vídeo abaixo, em inglês).
“No final da temporada passada, chegamos ao ponto em que tínhamos degradação negativa. A perda de combustível compensava qualquer queda de performance dos pneus, já que eles continuavam rápidos no fim do trecho. Com isso, tínhamos pneus que podiam durar a corrida inteira”, justificou Hembery.
“Assim, tivemos de revisar essa questão e tentar criar, por um lado, a melhora da dirigibilidade, e, por outro, manter o desafio técnico para as equipes.”
Com relação à equipe de testes da Pirelli, não há mudanças: a marca continuará usando o Renault R30, de 2010, e deverá manter o brasileiro Lucas di Grassi e o espanhol Jaime Alguersuari. Além disso, a marca também anunciou que dará ao campeão da GP2 de 2013 um dia de testes com um carro de F1 ao término da temporada.
Vídeo da apresentação da Pirelli (em inglês): Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
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