Emplacamentos de carros, alvos do IPI mais baixo, caíram 9%. É esperada nova corrida às lojas antes do fim do benefício, em dezembro.
Os emplacamentos de carros, alvos diretos da baixa no imposto, foram 9% menores que em outubro (297.031 unidades contra 326.904). No total, foram comercializados 311.783 veículos no mês passado contra 341.648 em outubro. Na comparação anual, o resultado de novembro é 3% inferior. O mês terminou no "vermelho" para todas as categorias, em relação ao mesmo período de 2011.
No entanto, no acumulado do ano, o volume é quase 5% maior que o de vendas de janeiro a novembro do ano passado. Em 2012 já foram vendidos 3.442.570 de veículos.
É esperada uma nova "corrida" às concessionárias em dezembro, já que, segundo o governo federal, o IPI mais baixo acaba em 31 de dezembro. O sobe-desce nas vendas de carros é visto desde que o benefício começou, em 21 de maio (ele já foi prorrogado duas vezes). A medida foi tomada em relação às vendas mais baixas no primeiro semestre, para que as montadoras conseguissem escoar o estoque nos pátios e nas lojas.
Motos
O setor de motos, contado à parte, somou 121.782 emplacamentos em novembro, número 9,6% menor do que no mês anterior. No acumulado do ano, 1.499.509 motos foram vendidas, uma baixa de 14% sobre o mesmo período de 2011. Nesse caso, a motivação é a dificuldade de se obter crédito para o financiamento -as recentes medidas do governo federal para estimular esse tipo de venda ainda não mostraram efeito.
Caminhões têm alta
O segmento de caminhões, bastante afetado durante o ano, registrou um ligeiro crescimento mensal de 0,16%, com 12.561 unidades emplacadas. No acumulado, permanece um resultado negativo: 20,2% menos vendas do que em igual período de 2011, quando muitos negócios foram antecipados devido a uma mudança na lei. Desde janeiro deste ano, os caminhões que saem das fábricas devem ter o motor a diesel adaptado ao padrão Euro 5, menos poluente -o que, segundo as montadoras, encarece o veículo.
A venda de ônibus caiu 0,5% em novembro, com 2.191 emplacamentos. No acumulado, é registrado um recuo de quase 15%.
Disputa por marcas
O ranking das montadoras não teve mudanças na primeira posição. A Fiat lidera com 25,1% de participação de mercado, considerando automóveis, seguida pela Volkswagen, com 22,6%. Em terceiro, a General Motos tem 18,7%. Em quarto e quinto aparecem, respectivamente, Ford (7,4%) e Renault (5,1%).
A Hyundai, apoiada nas vendas do hatch HB20, saltou para a sexta posição (4,58%), que no mês passado era ocupada pela Honda (4,55%). Brigando entre si, Toyota (2,9%), Nissan (2,3%) e Citroën (2%) completam o top 10.
H20 e Onix
A caminho do 26º ano como o carro mais vendido do Brasil, o Volkswagen Gol manteve a liderança em novembro, com 25.591, bem à frente do segundo colocado, o Fiat Uno (18.611, contando Novo Uno e Mille). Em terceiro ficou o Fiat Palio (17.268), seguido pelo Volkswagen Fox (11.676, incluindo do CrossFox) e o Fiat Siena (11.606).
O Hyundai HB20 surge pela primeira vez desde seu lançamento, em setembro, no top 10 dos carros (automóveis e comerciais leves). Aparece em 9º, com 8.077 unidades emplacadas. Outro novato bem ranqueado é o recém-lançado Chevrolet Onix, com 7.409 vendas, 11º na lista. Quem perdeu lugar entre os 10 carros mais vendidos, na comparação com outubro, foi o Renault Sandero (6.963).
Fonte: G1
Disponível no(a): http://g1.globo.com/carros
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