Dacia reafirma proposta de baixo custo com o Sandero Stepway para continuar ganhando mercado na Europa
A estratégia da Dacia na Europa é bastante parecida com a adotada pela Renault no Brasil. A subsidiária romena, responsável pelos veículos “low cost” da marca francesa, aposta no compartilhamento de plataformas e componentes mecânicos para economizar na produção e atacar pelo volume de vendas.
A diferença está no ordenamento da gama. Enquanto por aqui o
hatch Sandero ocupa a faixa intermediária, no mercado europeu é modelo
de entrada. E, para engordar os emplacamentos, a fabricante sediada na
cidade romena de Mioveni apresentou no continente o Sandero Stepway,
variante com jeitão aventureiro já conhecida pelos brasileiros sob a
marca do losango. O modelo já incorpora o recente “facelift” da linha de
compactos da Dacia, apresentado em setembro no Salão da Paris.A estratégia da Dacia na Europa é bastante parecida com a adotada pela Renault no Brasil. A subsidiária romena, responsável pelos veículos “low cost” da marca francesa, aposta no compartilhamento de plataformas e componentes mecânicos para economizar na produção e atacar pelo volume de vendas.
O Stepway europeu, assim como o que é comercializado no Brasil, é uma evolução do Sandero “convencional” – e estruturalmente muito próximo do Dacia Logan, já que a plataforma e 70% das peças mecânicas são compartilhadas. A aparência de crossover é marcada pela distância do solo aumentada e as calhas do teto, além das proteções dos para-choques. Mas graças à filosofia de baixo custo adotada pela marca romena, o que realmente levanta o hatch na Europa é o preço. A gama vai de 10.590 a 13.590 euros, equivalentes à faixa de R$ 28.633 a R$ 36.744. Em todo caso, a Dacia atravessa um bom momento na Europa e entre 2004 e 2011 viu sua presença aumentar 15 vezes. A maioria dos clientes são ex-consumidores de outras marcas e cerca de 40% das vendas são para pessoas que compram o primeiro carro.
A Dacia deu ao Sandero Stepway dois centímetros a mais de comprimento e dez na altura com as barras dispostas no teto. A distância do solo foi ampliada em quatro centímetros para dar mais desenvoltura ao modelo. As linhas do carro estão agradáveis, deixando o visual do aventureiro menos pobre e mais robusto com um toque de esportividade. A fabricante quer usar o Stepway para desafiar o mercado e vai oferecer o que tem de melhor a preços mais acessíveis que as concorrentes europeias. A oferta de motores inclui o novo 0.9 litros TCe a gasolina de 90 cv e o diesel Eco2 dCi de 1.5 litros e 90 cv de potência. O primeiro promete consumo de 18,5 km/l enquanto o segundo anuncia até 25 km/l. Ainda é aguardada a versão equipada com motor bicombustível.
Com o Sandero Stepway, a Dacia apresenta uma proposta bastante simples: duas versões, com dois tipos de motores e alguns acessórios. A versão gasolina custa 10.590 euros, o equivalente a R$ 28.660, e oferece ABS, ESP, quatro airbags, banco traseiro bipartido, faróis de neblina, direção hidráulica, pintura metálica e a função Ecomode, que promete aumentar a eficiência do motor. O sistema indica os momentos de troca de marcha e raciona o uso dos sistemas de aquecimento e refrigeração de ar. Quando necessário também intervém sobre o acelerador. Tudo isso está na oferta de série. O modelo diesel de entrada custa 12.190 euros – o equivalente a R$ 32.993. Já a variante Prestige, que acrescenta volante e assento ajustáveis, vidros traseiros e espelhos elétricos, limitador de velocidade e navegador custa 13.590 euros – R$ 36.782.
Primeiras impressões
Poucas e boas
Andaluzia/Espanha –
Não há como negar que a Dacia tem uma proposta “low cost”. Por mais que a
marca tenha caprichado no novo Sandero Stepway, os plásticos usados nas
portas e no painel denotam que a ideia é dizer não à ostentação. Ainda
assim, o interior transmite a sensação de que se pode fazer uma boa
oferta com um preço baixo. O acabamento é bem feito e há precisão nos
encaixes. Além disso, em tempos de crise, ter espaço é muito mais
importante do que como ele está acabado. E isso o hatch aventureiro tem
de sobra. O porta-malas de 320 litros pode chegar até 1.200 de acordo
com a disposição dos assentos traseiros.
Ao volante o Dacia Sandero Stepway apresenta sua maior virtude: a estabilidade. O hatch se comporta bem e transmite segurança na direção, mesmo testado nas sinuosas estradas espanholas de Andaluzia. Mesmo sem um controle eletrônico de tração o modelo mantém a firmeza nas manobras. O motorista tem vida fácil no carro. Os principais comandos estão bem dispostos e não há mistério na operação das funções.
Ao volante o Dacia Sandero Stepway apresenta sua maior virtude: a estabilidade. O hatch se comporta bem e transmite segurança na direção, mesmo testado nas sinuosas estradas espanholas de Andaluzia. Mesmo sem um controle eletrônico de tração o modelo mantém a firmeza nas manobras. O motorista tem vida fácil no carro. Os principais comandos estão bem dispostos e não há mistério na operação das funções.
O espaço interno também merece destaque e a visibilidade é das melhores. Porém, apesar do conforto – mais que satisfatório para a categoria –, ouve-se algum ruído. O isolamento acústico não é dos melhores e o motor se faz ouvir de dentro da cabine. Apesar da maior distância do solo, o Stepway tem um rodar mais equilibrado que o Sandero original. As respostas são boas, tanto do propulsor quanto da transmissão manual de cinco velocidades. Certamente a Dacia não pensa em mudar de patamar. A concorrência entre os “low cost” é menos voraz. Mas a marca romena parece ter acertado ao investir na estética para ganhar em credibilidade.
Ficha Técnica
Dacia Sandero Stepway
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 898 cm³, com três cilindros em linha, turbo, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 90 cv a 3.750 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 11,1 segundos.
Velocidade máxima: 175 km/h.
Torque máximo: 13,8 kgfm a 2.500 rpm.
Diâmetro e curso: 72.2 x 73.1 mm. Taxa de compressão: 9.5:1.
Suspensão: Dianteira
independente do tipo McPherson com triângulos inferiores, amortecedores
hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Traseira com rodas semi-independentes, molas helicoidais, amortecedores
hidráulicos telescópicos verticais e barra estabilizadora. Não oferece
controle de estabilidade.
Pneus: 165/80 R14.
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Oferece ABS.
Carroceria: Hatch em
monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,02 metros de
comprimento, 1,75 m de largura, 1,53 m de altura e 2,58 m de distância
entre-eixos. Oferece quatro airbags de série.
Peso: 912 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 320 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Produção: Mioveni, Romênia
Lançamento mundial da atual geração: 2009.
Itens de série: ABS,
ESP, quatro airbags, banco traseiro bipartido, faróis de neblina,
direção hidráulica, pintura metálica, função Ecomode, volante e assento
ajustáveis, vidros traseiros e espelhos elétricos, limitador de
velocidade e navegador.
Preço: 13.590 euros - R$ 36.782. O modelo não é oferecido no Brasil.
Fonte: Motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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