Se você já ouviu um Smart ou um DKW antigo, vai reconhecer esse ronquinho rouco que gravei. Além do som que apelidei de “baby Porsche” (assista ao vídeo abaixo!), o motor três cilindros de 998 cc do HB20 – conhecido internamente como Kappa, também presente no Kia Picanto – é cheio de recursos: bloco, cabeçote, pistões e bielas de alumínio (!), duplo comando variável de válvulas (Dual CVVT) acionado por corrente (e não por correia) e taxa de compressão bastante alta: 12,5:1. É bastante tecnologia para um carro de baixo custo.
Por questões de redução de peso e espaço e economia (de combustível e de produção), os motores de três cilindros são uma tendência em carros compactos – que o diga o famoso EcoBoost 1.0 da Ford. Por uma questão de distribuição de forças sobre o virabrequim, eles são mais difíceis de serem balanceados – exigem sofisticado sistema de contrapesos e ainda assim vibram mais que boa parte dos quatro em linha em marcha lenta. Mas, na boa: os coxins hoje estão tão sofisticados que um motorista comum não consegue perceber isso. Eu fico com o três cilindros – em rotações altas não tem nada mais gostoso entre os 1.0. Se ele girasse mais que os 6.200 rpm então…
Claro, o Boxster tem um ronco trinta vezes mais tesudo – até porque ele gira 1.000 rpm mais que o coreano pigmeu. Além disso, a rotação sobe de forma bem mais rápida e lisa. A diferença de litragem e o desenho do sistema de escape e dos abafadores também deixa o Porsche com presença muito maior presença de graves. Mas note como há forte parentesco de timbre entre os dois: as frequências de pulsação de motores de 3, 6 e 12 cilindros são parentes. Ouça um V12 de Jaguar abaixo.
PS: gearhead ortodoxos, não se desesperem. Em hipótese alguma estamos comparando o desempenho ou os recursos dos carros. É apenas uma curiosidade de timbres – como os cinco em linha (dos antigos Jetta e Marea, por exemplo), que roncam parecido com os motores V10 (sugestão de Rafael_CTBA)!
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário