3 de nov. de 2012

F-1-O erro e a sorte em Abu Dhabi por Rafael Lopes

Vettel desolado após o treino em Abu Dhabi
É impressionante a sorte deste cidadão chamado Fernando Alonso. Após o treino classificatório em Abu Dhabi, parecia que o espanhol estaria em maus lençóis na corrida deste domingo. Afinal, largaria apenas na sétima posição, três atrás de Sebastian Vettel, líder do campeonato.
A situação parecia muito ruim, até que o carro do alemão da RBR para subitamente na pista. Pelo rádio, a ordem da equipe para encostar. A partir daí, cinco horas de investigação e o veredicto: Vettel excluído da classificação por não ter a quantidade necessária de combustível no tanque para a inspeção da FIA, de um litro (apenas 850 ml foram encontrados). Por causa do erro primário da equipe austríaca, o atual bicampeão vai sair na última posição. A RBR confirmou que ele sairá do pit lane, pois poderá trocar o câmbio. O espanhol da Ferrari subiu para o sexto lugar. Uma falha dessas em um momento crucial pode ser decisiva. Alonso está 13 pontos atrás de Vettel e o carro da RBR é bem melhor que o da Ferrari no fim da temporada. A equipe italiana quebrou duas vezes o toque de recolher imposto pela FIA para tentar fazer com que o espanhol ande mais próximo. Sem sucesso. Nos treinos, um fiasco do F2012, superado com folga pela McLaren, pela RBR e por um carro da Williams (Pastor Maldonado) e da Lotus (Kimi Raikkonen). Ter Vettel em último significa um alívio enorme para Alonso, que poderá fazer sua tática com calma: o ritmo de corrida da Ferrari é muito bom. Mas a largada pode ser decisiva: afinal, Maldonado e Grosjean estão próximos. E isso nunca é garantia de segurança. Muito ao contrário.
Alonso sorri nos boxes em Abu Dhabi
Ou seja, a corrida neste domingo promete muito. Tudo bem que o traçado da Yas Marina não é dos melhores já projetados pelo arquiteto alemão Hermann Tilke. É claro que toda a confusão com Vettel ofusca um pouco o resultado do treino, mas Lewis Hamilton não tem nada a ver com isso. Com uma McLaren perfeita, o inglês voou neste sábado e conseguiu a 25ª pole da carreira com o tempo de 1m40s630, 348 milésimos à frente de Mark Webber, da RBR. Em terceiro sai o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, que teve mais um belíssimo desempenho em treinos classificatórios. O finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, subiu para quarto, em mais um desempenho consistente do campeão de 2007, e Jenson Button, companheiro de Hamilton, para quinto. Sem as atualiações desenvolvidas pela Ferrari para a última tentativa de Fernando Alonso conquistar o título deste ano, Felipe Massa teve de se contentar com a oitava posição, a menos de dois décimos do espanhol. O desemmpenho do brasileiro, contudo, foi elogiado pela equipe italiana. Tudo porque as novidades aerodinâmicas dariam três décimos de melhora para o F2012. Como Massa ficou com uma margem menor que essa, o resultado tem de ser comemorado. De fato, ele está em uma boa fase desde o fim das férias da Fórmula 1, no GP da Bélgica, no início de setembro. Neste domingo, ele será de importância vital para os planos de Alonso, principalmente em barrar um possível avanço de Vettel na metade final da corrida.
Lewis Hamilton é pole em Abu Dhabi
Com a vaga muito ameaçada na Williams para 2013, Bruno Senna vai largar em 14º, 11 posições atrás de Maldonado. O brasileiro foi bloqueado por Sergio Pérez, da Sauber, no fim da primeira parte do treino (Q1) e ainda sofreu com a quebra do Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) antes do Q2. A posição de largada nem é tão ruim, o carro está bem acertado, mas o problema é que a pista da Yas Marina é péssima para ultrapassagens. Bruno sempre reagiu bem quando pressionado, mas digamos que não ter a certeza do futuro a três corridas do fim da temporada não é uma sensação das melhores. Ele precisa se concentrar agora e mostrar serviço nesta parte final da temporada para se reposicionar no mercado. O que esperar para a corrida? Muita emoção. O que, aliás, não é muito comum em Abu Dhabi. Alonso vai tentar de tudo para galgar posições e se aproveitar do bom ritmo de corrida da Ferrari. Vettel terá de ultrapassar muita gente – alguns pilotos encardidos de superar, como Vitaly Petrov – para tentar chegar na zona de pontuação. O fato é que será uma prova imperdível. A largada está marcada para as 11h (de Brasília), mas a TV Globo estará no ar desde as 10h35m. A decisão do campeonato começa neste domingo.

Vettel desolado após o treino em Abu Dhabi

Fonte: voandobaixo
Disponível no(a): http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: