3 de nov. de 2012

F-1-Em 3º, Maldonado promete ser agressivo; confira as declarações

Venezuelano da Williams ignora briga pelo campeonato: “Precisamos olhar para o nosso”

Pastor Maldonado, da Williams, em Abu Dhabi (Foto: Marwan Naamani/AFP)Pastor Maldonado, da Williams, em Abu Dhabi (Foto: Marwan Naamani/AFP)

WILLIAMS
Pastor Maldonado: 3º (1min41s226)
Bruno Senna: 14º (1min42s330)
Pastor Maldonado fez mais uma boa classificação e irá largar em terceiro no GP de Abu Dhabi, dividindo a segunda fila com Kimi Raikkonen, da Lotus. O venezuelano afirmou que está confiante em uma boa prova e que será agressivo.
“Precisamos olhar para o nosso. Os pontos serão importantes para nós, então, vou forçar no máximo e, então, vamos ver. Acho que temos um ritmo forte e estamos competitivos. Mostramos durante o final de semana que estamos muito consistentes e diferentes condições. Estamos de volta para sermos fortes de novo.”
Bruno Senna não conseguiu chegar à fase final da tomada de tempos e larga apenas em 14º. O brasileiro classificou a sessão como “um pesadelo”.

McLAREN
Lewis Hamilton:
1º (1min40s630)
Jenson Button:
5º (1min41s290)
Lewis Hamilton se mostrou surpreso com a boa diferença imposta em relação à Red Bull no treino classificatório em Abu Dhabi. O inglês, que conquistou sua sexta pole na temporada, superou o segundo colocado no grid, Mark Webber, por 0s348 e se disse contente com o rendimento do carro.
Saindo da terceira fila, Jenson Button não soube explicar a falta de velocidade na parte decisiva da atividade. O campeão de 2009 ficou a 0s6 de Hamilton. “Durante todo o fim de semana, estava feliz com o carro, mas, por algum motivo, não conseguimos encontrar o ritmo na classificação. Não sabemos o porquê. Largar em sexto dificultará as coisas, mas há duas zonas de DRS, então espero que aconteçam muitas ultrapassagens. Nosso ritmo de corrida também parece bom, então estou otimista.”
RED BULL
Mark Webber:
2º (1min40s978)
Sebastian Vettel:
24º (1min41s073) (*)
(*) Excluído da classificação por quantidade insuficiente de combustível no fim da sessão.
Mark Webber ignorou um possível jogo de equipe para ajudar o líder do campeonato Sebastian Vettel e afirmou que lutará pela vitória. O australiano destacou a necessidade de o time evitar recentes problemas mecânicos, como a falha do Kers na Índia.
Sebastian Vettel se disse insatisfeito com seu desempenho em Abu Dhabi e afirmou não ter entendido o pedido da Red Bull, que lhe mandou parar o carro no fim do treino classificatório. Mais tarde, provou-se que Vettel não tinha combustível suficiente para terminar a sessão e, por este motivo, o piloto foi excluído da classificação. Com isso, o alemão largará da última fila ou do pitlane.
FERRARI
Fernando Alonso:
6º (1min41s582)
Felipe Massa:
8º (1min41s723)
Fernando Alonso se mostrou conformado com o sexto lugar conquistado no treino classificatório em Abu Dhabi. Com Vettel largando em terceiro, o espanhol espera obter uma nova recuperação neste domingo, como a que apresentou na Índia.
Felipe Massa lamentou o fraco desempenho da Ferrari e atribuiu o malogro ao alto nível de exigência aerodinâmica no circuito de Yas Marina, o que não favorece a equipe italiana. Massa largará na quarta fila, ao lado de Nico Rosberg, da Mercedes.
LOTUS
Kimi Raikkonen:
4º (1min41s260)
Romain Grosjean:
9º (1min41s778)
Kimi Raikkonen se disse satisfeito com o quarto lugar conquistado no grid do GP de Abu Dhabi. Para a sessão decisiva, o finlandês preferiu voltar ao arriscado acerto do GP da Índia do que tentar uma das opções experimentadas nos treinos livres. “Foi uma escolha certa, porque o circuito se adequou a nós na classificação, onde o carro teve o melhor desempenho até então no fim de semana. Vamos dar o nosso máximo amanhã [sábado]. Queremos largar bem para ficar logo atrás das Red Bulls”, explicou.
Romain Grosjean admitiu que sua volta rápida no Q3 não foi a melhor. O francês relatou que, durante a última tentativa na fase decisiva, já não tinha aderência suficiente para evoluir sua marca nos minutos finais. “O carro estava bom antes disso e parecíamos tranquilos ao longo das outras fases. Teremos um trabalho duro durante a prova, mas acho que tenho como extrair mais de mim e do carro.”
MERCEDES
Nico Rosberg: 7º (1min41s603)
Michael Schumacher: 13º (1min42s289)
Nico Rosberg confirmou que a sétima posição que ele conquistou na classificação deste sábado era o seu objetivo para a sessão, baseado no desempenho que a Mercedes vinha mostrando nos treinos livres.
“Estou à frente de uma Ferrari e uma Lotus, então, é um bom passo, e conseguimos melhorar o nosso acerto para este final de semana. Não será uma tarefa fácil evoluir amanhã [domingo], mas estou ansioso pela corrida.”
Com Michael Schumacher, a história foi outra. O piloto não conseguiu chegar ao Q3 e lamentou o seu mau desempenho, que o deixou na 15ª colocação.
“Minha classificação não foi exatamente como o planejado hoje [sábado]. Mudamos a nossa abordagem um pouco na última tentativa no Q2, e então não aproveitei direito isso no primeiro setor, especialmente na primeira curva. Então, não estamos onde queríamos estar, mas vamos tentar o nosso melhor largando desta posição amanhã.”
FORCE INDIA
Nico Hulkenberg:
10º (1min42s019)
Paul di Resta:
12º (1min42s218)
Após a eliminação no Q2 em Abu Dhabi – o alemão ganhou uma posição após a punição de Sebastian Vettel –, Nico Hulkenberg comprovou que o VJM05 não se adequa bem a temperaturas mais frias. “Durante o último treino livre, fiquei mais satisfeito com o carro num clima ensolarado. Parece que o frio nos pegou. Vou largar em 11º [sic], apenas uma posição antes dos pontos, e tenho livre escolha de pneus, então espero que essa vantagem nos coloque entre os dez primeiros no fim da prova”, explicou.
Em 12º, Paul di Resta se queixou da dirigibilidade do carro e avaliou o treino classificatório como “difícil”. “Nosso ritmo de corrida não parecia muito ruim, mas lutei para obter um melhor desempenho do carro. Ainda estamos numa posição razoável para marcar pontos e estou à vontade no novo chassi. Teremos um longo percurso amanhã [domingo], pois é provável que esta seja uma daquelas provas em que os pneus durarão mais tempo que o esperado”, afirmou o escocês.
SAUBER
Sergio Pérez:
11º (1min42s084)
Kamui Kobayashi:
15º (1min42s606)
Sergio Pérez disse que o 12º lugar – que depois virou 11º após a punição de Vettel – era o máximo que poderia conseguir em Abu Dhabi. “Hoje [sábado] o Q3 estava fora do nosso alcance, embora ontem [sexta-feira] eu achasse que estava. Confio no nosso ritmo de corrida e espero ser capaz de marcar pontos amanhã [domingo]”, afirmou o mexicano de 22 anos.
Kamui Kobayashi se queixou do desequilíbrio do carro e de problemas nos freios. “Tentei fazer várias mudanças e pude melhorá-lo até um certo ponto, mas meus freios dianteiros começaram a travar. Foi por isso que errei na minha última volta rápida no Q2. Em condições de corrida, acho que vamos melhorar, mas não será fácil evoluir. O circuito permite ultrapassagens, mas é necessário ter velocidade para isso.”
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo:
16º (1min42s765)
Jean-Éric Vergne:
17º (1min44s058)
Apesar da atuação discreta no treino em Abu Dhabi, Daniel Ricciardo acredita que, com uma boa estratégia, pode escalar posições neste domingo. O australiano largará da oitava fila. “Até agora, foi um fim de semana mais difícil do que esperávamos, mas hoje [sábado] progredimos em relação à sexta-feira. Tudo correu bem nos boxes, mas tive um problema no apoio para cabeça no cockpit e tive de entrar para consertá-lo. Isso me motivou a fazer duas boas voltas rápidas”, explicou.
Jean-Éric Vergne, por sua vez, se mostrou frustrado. Eliminado no Q2 pela segunda vez consecutiva, o francês se queixou de problemas no flap dianteiro e na pressão dos pneus. “Durante todo o fim de semana, meu carro saiu de frente. Tivemos uma volta para observar o equilíbrio dele, daí ele começou a sair de traseira e eu cometi um erro. Terei uma noite difícil amanhã [domingo].”
CATERHAM
Heikki Kovalainen:
18º (1min44s956)
Vitaly Petrov:
20º (1min45s151)
Heikki Kovalainen se mostrou satisfeito com o desempenho do CT-01 e disse que a temperatura fria deve favorecer o desenvolvimento do carro na prova deste domingo. “Minha primeira saída com pneus médios foi boa, mas na segunda com os macios, tive um problema no DRS que me impediu de atacar as curvas de alta, o que me fez perder tempo. Apesar disso, estou tranquilo para amanhã [domingo].”
Vitaly Petrov esperava que seu carro mostrasse mais velocidade. “Tivemos um terceiro treino livre complicado e tentei várias opções de acerto para achar um bom equilíbrio. Na minha primeira tentativa no Q1, senti que não podia forçar muito. Com os pneus macios, melhorou um pouco e, na minha volta mais perfeita, corria bem até a curva 17, quando esbarrei no tráfego”, lamentou o russo.
MARUSSIA
Charles Pic: 19º (1min45s089)
Timo Glock: 21º (1min45s426)
Charles Pic conseguiu um bom resultado neste sábado ao superar não só o seu companheiro de equipe como também Vitaly Petrov, da equipe rival Caterham. O belga ficou bastante satisfeito e está otimista para a corrida. “Estou realmente contente. Tive um bom carro, o balanço estava quase perfeito. Estou ansioso pela corrida amanhã, a largada deve ser interessante com tantos carros em volta. Também tenho esperança de fazer o mesmo progresso que fiz na Índia e manter a melhora durante toda a corrida.”
Timo Glock admitiu que ficou decepcionado com o seu desempenho neste sábado e sai apenas na 21ª colocação no grid do GP de Abu Dhabi. “Não foi um dia ruim, mas, infelizmente3, um final decepcionante quando contava. Parecia que estávamos bem durante a classificação até o último momento, o mais importante, na última volta, quando carro não tinha aderência.”
HRT
Pedro de la Rosa: 22º (1min45s766)
Narain Karthikeyan: 23º (1min46s382)
Pedro de la Rosa ficou em sua posição usual na classificação deste sábado, entre o seu companheiro de equipe e as outras duas equipes pequenas, e espera que consiga ter um ritmo para ficar próximo dos rivais neste domingo. “Acho que temos um bom ritmo para na corrida de amanhã e nosso primeiro objetivo é largar e ficarmos próximos das Marussias. Devemos tentar uma parada, espero que os pneus traseiros aguentem para eu tentar colocar pressão em nossos rivais.”
Narain Karthikeyan admitiu que está enfrentando dificuldades no circuito de Abu Dhabi. O indiano sai na penúltima posição, às frente apenas de Sebastian Vettel, que, punido, larga dos boxes. “Foi uma classificação difícil para mim. Apesar de eu não estar completamente confortável neste circuito, amanhã vamos dar tudo como sempre para tentar ter um bom desempenho e terminar a corrida.”

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: