O novo governo civil de Myanmar não é a única grande mudança pela qual o país passou recentemente. Eles também estão tirando de circulação os ônibus Chevrolet que transportam a população birmanesa desde a Segunda Guerra Mundial. E você aí reclamando dos ônibus da sua cidade.
Esses ônibus velhos têm sido a espinha dorsal da empobrecida infra-estrutura de transporte do país há muitas décadas, e agora eles finalmente farão sua viagem final para o ferro-velho.
Conhecidos como “ônibus barrigudos”, os velhos Chevrolet usam como base os velhos caminhões C-15 abandonados pelo exército americano na Segunda Guerra. Depois de adaptados para o transporte de passageiros civis, eles começaram a ser usados desde a década de 1930. São como os carros de Cuba: imagine como é feita a manutenção desses ônibus.
Mas as coisas estão mudando agora que o país deixou de ser uma ditadura sanguinária para se tornar um destino turístico. Eles precisam de ônibus novos, que não assustem os turistas ricos. Os velhos caminhões da Segunda Guerra não são a melhor forma de receber turistas cheios de dinheiro para gastar no país.
O Japão doou alguns ônibus, que logo serão postos em serviço para substituir os antigos. Só que isso gerou um pequeno problema: como a frota nova é menor que a antiga, muita gente está comprando os ônibus antigos para reformá-los e começar um novo negócio, se é que me entendem.
Crédito das fotos: Heybrian.com
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário