Assim como no ano passado a lista com os lançamentos mais feios do ano
se repete no Halloween, dia que comemora o dia das bruxas. As "bruxas"
dos automóveis honram a imagem de feiura deixada por essas criaturas do
imaginário popular. A imagem que abre esta lista é apenas uma menção
honrosa a um dos modelos mais feios já fabricados no mundo, mesmo não
sendo lançado este ano o Mitsouka Orochi ainda provoca pesadelos por
onde passa.
Bentley EXP 9 F
Este conceito da Bentley causou um furor enorme quando foi apresentado ainda em sua forma de conceito, seu design totalmente esquisito foi reprovado quase que unanimemente, se não fossem pelos chineses que adoraram o carro. A frente mais reta do que deveria com elementos trazidos do Mulsanne porém mais exagerados. A lateral é ainda mais estranha pois a carroceria é muito baixa, a altura do solo muito elevada e as rodas enormes, além disso ele parece estar sempre carregado pelo fato dela estar desproporcionalmente mais baixa. A traseira também é inegavelmente estranha e desproporcional, serviria bem em um sedan. O interior é impecável, como em qualquer Bentley, sendo a única parte que salva este modelo.
Chevrolet Spin
Outro modelo que causou uma enxurrada de críticas quando lançado foi a minivan Spin, no Brasil a Chevrolet não se encontrava em uma boa fase de lançamentos (no quesito design) Agile e Cobalt não me deixam mentir, mas parece que tudo vai mudar com o belíssimo Onix. A minivan da Chevrolet tem um bom design de frente, apesar de um pouco exagerado, a lateral começa a piorar, com muita lata e poucas linhas. Já a traseira é a tragédia total, vidro extremamente reto, se assemelhando a um rabecão, tampa traseira muito lisa e lanternas a lá Agile. O para-choques que é pequeno deveria ter permanecido sem a placa, deixando esta função para a tampa traseira, que se mostrou extremamente lisa e sem graça.
Chevrolet Trax (Tracker no Brasil)
O Chevrolet Trax nasceu como um modelo para concorrer com o EcoSport e substituir, de certa maneira, o Captiva, modelo do qual ele tentou se inspirar sem sucesso. Seus irmão gêmeos Buick Encore e Opel Mokka são belíssimos e são Captivas em escala reduzida, mas o Trax saiu pela tangente. A frente se assemelha a Spin, além de ser mais bicuda que deveria. Além disso ele sofre do mesmo problema do Corolla em parecer torto devia a suas lanternas extremamente saltadas e linhas exageradamente desnecessárias dos para-lamas, um pouco de suavidade não faria mal ao suv compacto. Linhas retas demais contrastando com muitas linhas arredondadas não casaram bem.
Citroën C-Ellysé
Aqui o problema não é tanto do modelo, e sim o histórico de outros produtos da empresa. Uma Citroën que produz obras de arte como DS5, DS4, DS3 e C3 Picasso (para não citar outros tantos modelos) não pode ser aceitável produzir este "Cobalt" frances. Um modelo extremamente quadrado, sem graça e de linhas muito genéricas, mudando somente o duplo chevron ele poderia pertencer a qualquer marca. Não há nenhum elemento de design que o enquadre como um legítimo, e ousado, Citroën. Um pouquinho de inspiração na maravilhosa linha DS, e na própria linha de produtos padrão não faria nada mal.
Dacia Lodgy
Spin e Lodgy parecem pertencer ao mesmo mundo, ambas são visualmente maiores que realmente são e contam com a mesma traseira extremamente reta e feia, até a linha lateral é a mesma! Apesar de tudo o conjunto da Lodgy é mais constante que a Spin (que tem a frente relativamente bonita), ela é estranha por completo. A frente com faróis jogados as laterais com uma enorme grade frontal não harmônica destruíram o conjunto frontal da minivan. A traseira é mais harmônica que a Spin, porém poderia ser menos reta e os elementos poderiam se comunicar mais, tal como a lanterna que não se liga ao desenho do vidro, mostrando linhas "perdidas".
Fiat Linea
Houve boatos de que a versão 2013 do Linea brasileiro seguiria estas linhas, mas a Fiat felizmente manteve o sedan do jeito que está. A reestilização turca promovida no modelo foi péssima, tota a elegância e harmonia do desenho foi destruída. A grade frontal está exagerada e a porção inferior mais ainda, incluindo o estranho friso cromado em V. A placa passou do para-choques para a tampa do porta-malas, dando um resultado estranho e exagerado, visto que a tampa do porta-malas é pequena e reta. Fiat do Brasil se quiser fazer algo com o Linea mantenha ele do jeito que está até o lançamento do Viaggio pois este belo modelo não merece receber estas linhas turcas de péssimo gosto.
Honda Accord PHEV
A nova geração do Honda Accord não começou bem no quesito design, a frente parece ter voltado dos anos 90 e a traseira foi buscar inspiração na Coréia, mais especificamente no Hyundai Gennesis, repare a traseira é idêntica. Mas existe algo ainda pior, a versão híbrida do modelo ganhou uma nova frente exagerada e estranha, com um enorme friso cromado e grade com desenho semelhante aos Audi's. A traseira muda em detalhes mas não deixa de ser uma cópia do Gennesis.
Honda Crosstour
Na época de seu lançamento ele era chamado de Accord Crosstour, mas perdeu o primeiro nome para desassociar seu péssimo desempenho em vendas (em virtude se deu design criticado). Após a tentativa de reestilização promovida pela Honda o modelo melhorou, mas continua horrível. O formato se assemelha a também esquisita BMW Série 5 GT, porém em uma versão "Cross", a traseira exagerada e a frente muito baixa com faróis maiores do que o necessário desarmonizaram o conjunto, que nunca foi grande primor. A tentativa da Honda de criar um concorrente para a X6 foi pelo ralo.
Toyota Etios
Duramente criticado por seu design digno dos anos 90, interior ridículo de baixíssimo custo e até falhas de acabamento (como a ausência total de pintura no cofre do motor) o Etios se tornou o modelo mais criticado no Brasil nos últimos dias. A frente se assemelha ao Logan, porém é piorada devido a grade torta, a traseira do hatch é extremamente reta, parecendo estar amassada, já o sedan tem a tampa traseira grande demais. A Toyota tem um bom modelo em mãos, o Yaris, que poderia ter sido fabricado aqui, mesmo em uma versão simplificada, para chegar no páreo contra os belos HB20 e Onix, mas com esse design o Etios só venderá devido a confiança que o brasileiro tem na marca Toyota.
Volkswagen Taigun
O conceito suv do up! já começou derrapando no nome estranho e sem criatividade, parece uma maneira errada de dizer Tiguan. A ideia é que se torne um concorrente do EcoSport mas seu porte é bem menor, a ideia é interessante e o design geral do carro precisa somente de pequenas mudanças para ficar bom, mas a frente é idêntica a um Volkswagen doas anos 80! Porém levemente piorada com as linhas abaixo do farol simulando grandes olheiras. Ao menos o farol dele não é o mesmo do Fox, ou seria do Gol, ou até do Jetta, Touran, Sharan...
Este conceito da Bentley causou um furor enorme quando foi apresentado ainda em sua forma de conceito, seu design totalmente esquisito foi reprovado quase que unanimemente, se não fossem pelos chineses que adoraram o carro. A frente mais reta do que deveria com elementos trazidos do Mulsanne porém mais exagerados. A lateral é ainda mais estranha pois a carroceria é muito baixa, a altura do solo muito elevada e as rodas enormes, além disso ele parece estar sempre carregado pelo fato dela estar desproporcionalmente mais baixa. A traseira também é inegavelmente estranha e desproporcional, serviria bem em um sedan. O interior é impecável, como em qualquer Bentley, sendo a única parte que salva este modelo.
Chevrolet Spin
Outro modelo que causou uma enxurrada de críticas quando lançado foi a minivan Spin, no Brasil a Chevrolet não se encontrava em uma boa fase de lançamentos (no quesito design) Agile e Cobalt não me deixam mentir, mas parece que tudo vai mudar com o belíssimo Onix. A minivan da Chevrolet tem um bom design de frente, apesar de um pouco exagerado, a lateral começa a piorar, com muita lata e poucas linhas. Já a traseira é a tragédia total, vidro extremamente reto, se assemelhando a um rabecão, tampa traseira muito lisa e lanternas a lá Agile. O para-choques que é pequeno deveria ter permanecido sem a placa, deixando esta função para a tampa traseira, que se mostrou extremamente lisa e sem graça.
Chevrolet Trax (Tracker no Brasil)
O Chevrolet Trax nasceu como um modelo para concorrer com o EcoSport e substituir, de certa maneira, o Captiva, modelo do qual ele tentou se inspirar sem sucesso. Seus irmão gêmeos Buick Encore e Opel Mokka são belíssimos e são Captivas em escala reduzida, mas o Trax saiu pela tangente. A frente se assemelha a Spin, além de ser mais bicuda que deveria. Além disso ele sofre do mesmo problema do Corolla em parecer torto devia a suas lanternas extremamente saltadas e linhas exageradamente desnecessárias dos para-lamas, um pouco de suavidade não faria mal ao suv compacto. Linhas retas demais contrastando com muitas linhas arredondadas não casaram bem.
Citroën C-Ellysé
Aqui o problema não é tanto do modelo, e sim o histórico de outros produtos da empresa. Uma Citroën que produz obras de arte como DS5, DS4, DS3 e C3 Picasso (para não citar outros tantos modelos) não pode ser aceitável produzir este "Cobalt" frances. Um modelo extremamente quadrado, sem graça e de linhas muito genéricas, mudando somente o duplo chevron ele poderia pertencer a qualquer marca. Não há nenhum elemento de design que o enquadre como um legítimo, e ousado, Citroën. Um pouquinho de inspiração na maravilhosa linha DS, e na própria linha de produtos padrão não faria nada mal.
Dacia Lodgy
Spin e Lodgy parecem pertencer ao mesmo mundo, ambas são visualmente maiores que realmente são e contam com a mesma traseira extremamente reta e feia, até a linha lateral é a mesma! Apesar de tudo o conjunto da Lodgy é mais constante que a Spin (que tem a frente relativamente bonita), ela é estranha por completo. A frente com faróis jogados as laterais com uma enorme grade frontal não harmônica destruíram o conjunto frontal da minivan. A traseira é mais harmônica que a Spin, porém poderia ser menos reta e os elementos poderiam se comunicar mais, tal como a lanterna que não se liga ao desenho do vidro, mostrando linhas "perdidas".
Fiat Linea
Houve boatos de que a versão 2013 do Linea brasileiro seguiria estas linhas, mas a Fiat felizmente manteve o sedan do jeito que está. A reestilização turca promovida no modelo foi péssima, tota a elegância e harmonia do desenho foi destruída. A grade frontal está exagerada e a porção inferior mais ainda, incluindo o estranho friso cromado em V. A placa passou do para-choques para a tampa do porta-malas, dando um resultado estranho e exagerado, visto que a tampa do porta-malas é pequena e reta. Fiat do Brasil se quiser fazer algo com o Linea mantenha ele do jeito que está até o lançamento do Viaggio pois este belo modelo não merece receber estas linhas turcas de péssimo gosto.
Honda Accord PHEV
A nova geração do Honda Accord não começou bem no quesito design, a frente parece ter voltado dos anos 90 e a traseira foi buscar inspiração na Coréia, mais especificamente no Hyundai Gennesis, repare a traseira é idêntica. Mas existe algo ainda pior, a versão híbrida do modelo ganhou uma nova frente exagerada e estranha, com um enorme friso cromado e grade com desenho semelhante aos Audi's. A traseira muda em detalhes mas não deixa de ser uma cópia do Gennesis.
Honda Crosstour
Na época de seu lançamento ele era chamado de Accord Crosstour, mas perdeu o primeiro nome para desassociar seu péssimo desempenho em vendas (em virtude se deu design criticado). Após a tentativa de reestilização promovida pela Honda o modelo melhorou, mas continua horrível. O formato se assemelha a também esquisita BMW Série 5 GT, porém em uma versão "Cross", a traseira exagerada e a frente muito baixa com faróis maiores do que o necessário desarmonizaram o conjunto, que nunca foi grande primor. A tentativa da Honda de criar um concorrente para a X6 foi pelo ralo.
Toyota Etios
Duramente criticado por seu design digno dos anos 90, interior ridículo de baixíssimo custo e até falhas de acabamento (como a ausência total de pintura no cofre do motor) o Etios se tornou o modelo mais criticado no Brasil nos últimos dias. A frente se assemelha ao Logan, porém é piorada devido a grade torta, a traseira do hatch é extremamente reta, parecendo estar amassada, já o sedan tem a tampa traseira grande demais. A Toyota tem um bom modelo em mãos, o Yaris, que poderia ter sido fabricado aqui, mesmo em uma versão simplificada, para chegar no páreo contra os belos HB20 e Onix, mas com esse design o Etios só venderá devido a confiança que o brasileiro tem na marca Toyota.
Volkswagen Taigun
O conceito suv do up! já começou derrapando no nome estranho e sem criatividade, parece uma maneira errada de dizer Tiguan. A ideia é que se torne um concorrente do EcoSport mas seu porte é bem menor, a ideia é interessante e o design geral do carro precisa somente de pequenas mudanças para ficar bom, mas a frente é idêntica a um Volkswagen doas anos 80! Porém levemente piorada com as linhas abaixo do farol simulando grandes olheiras. Ao menos o farol dele não é o mesmo do Fox, ou seria do Gol, ou até do Jetta, Touran, Sharan...
Fonte: brigatodesign
Disponível no(a):http://brigatodesign.blogspot.com.br/
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383
Nenhum comentário:
Postar um comentário