10 de set. de 2012

F-1-Monza-1972, 40 anos

Emerson Fittipaldi no carro de 1972



O dia 10 de setembro é uma das datas mais importantes para o automobilismo brasileiro. Há 40 anos, o Brasil conquistava seu primeiro título na Fórmula 1 com Emerson Fittipaldi. O feito do “Rato”, atualmente com 65 anos, abriu portas para dezenas de pilotos que chegariam à F-1 e a outras categorias do esporte a motor, como os tricampeões Nelson Piquet e Ayrton Senna. Por isso, reproduzo no Voando Baixo, um texto escrito a quatro mãos em 2011 com o amigo Alfredo Bokel, atual editor-executivo de automobilismo da TV Globo, sobre os 39 anos do título conquistado no GP da Itália de 1972, em Monza.
 Emerson Fittipaldi no carro de 1972 em Brands Hatch

Confiram abaixo: O dia 10 de setembro de 1972 pode ser considerado uma espécie de “Dia D” do automobilismo no Brasil. Há 39 anos, Emerson Fittipaldi, então na Lotus, vencia o GP da Itália e conquistava o primeiro título mundial da Fórmula 1 para o país. Pioneiro, o feito do “Rato” abriu portas no exterior para pilotos como Ayrton Senna e Nelson Piquet, que se sagrariam tricampeões da maior categoria do automobilismo anos mais tarde. E ambos sempre reconheceram o feito do brasileiro. Filho de Wilson Fittipaldi, o “Barão”, um dos ícones do início do esporte a motor no Brasil, fundador da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e o primeiro narrador da modalidade no rádio, Emerson se apaixonou pela velocidade muito cedo. - Tudo começou nas primeiras vezes que meu pai me levou a um autódromo, quando eu tinha quatro ou cinco anos. Fui ainda mecânico do meu irmão Wilson quando ele andava de kart. Naquela época, tinha que ter 17 ou 18 anos para andar de kart, então comecei nas motos de 50 cilindradas – disse, Emerson, em entrevista ao programa “Linha de Chegada”, de Reginaldo Leme. Alguns anos depois, com muita luta, Emerson chegou à Fórmula 1 pela Lotus de Colin Chapman. Logo em sua primeira temporada, em 1970, viu a morte do companheiro Jochen Rindt em um acidente no circuito de Monza. Duas provas mais tarde, o brasileiro venceria sua primeira corrida, em Watkins Glen, nos Estados Unidos, e daria o único título póstumo da categoria ao austríaco. Por acontecimentos como esse, em uma época que a F-1 tinha uma média de um piloto morto por ano, Emerson pensou seriamente em encerrar sua carreira precocemente, logo após o título de 1972. Mas o “Barão” e Wilsinho foram responsáveis por demovê-lo da ideia. - Foi cerca de um mês depois do título. Passei por muitos traumas e não queria continuar me arriscando. Você saía de casa na quinta, mas não sabia se voltaria no domingo. Conversei com meu pai e meu irmão que me incentivaram a continuar. A outra vez que pensei em parar foi em 1973, quando morreu o François Cévert.
Emerson Fittipaldi no GP do Canadá de 2011

A história do título Principal piloto da Lotus, Emerson iniciou a temporada de 1972 como um dos favoritos. O já bicampeão Jackie Stewart, da Tyrrell, e o belga Jacky Ickx, da Ferrari, despontavam como os principais rivais do brasileiro. O britânico venceu o GP da Argentina, abertura do Mundial, enquanto o “Rato” abandonou a 34 voltas do fim, com problemas de suspensão. Emerson venceria sua primeira prova na terceira etapa, o GP da Espanha, em Jarama. Na ocasião, já liderava o campeonato empatado com o neozelandês Denny Hulme, da McLaren. O GP da Bélgica, quinta corrida da temporada, em Nivelles, marcou o segundo triunfo do piloto no ano. A regularidade do brasileiro fez com que ele aumentasse a vantagem para nove pontos – o equivalente a uma vitória na ocasião. As próximas cinco corridas deixariam claro o domínio de Emerson naquele ano. Foram três vitórias (Inglaterra, Áustria e Itália), um segundo lugar e um abandono. A corrida de Monza, em especial, marcaria a conquista do campeonato, com duas provas de antecipação. Mas não foi fácil. Emerson passou por muitos problemas no fim de semana. O primeiro deles ocasionado por um acidente com o caminhão da equipe, que destruiu seu carro. A Lotus teve de participar da prova de Monza apenas com um carro. Meia hora antes da largada, os mecânicos da equipe detectaram um vazamento no modelo 72D com as especificações da temporada de 1970 usado por Emerson. Após o reparo, ele pôde largar. Mesmo com um carro defasado, o brasileiro conseguiu se manter entre os primeiros colocados. Na largada, Ickx assumiu a primeira posição e Stewart abandonou a corrida por uma quebra na suspensão. Fittipaldi vinha em terceiro, administrando a situação. Na 38ª volta, o neozelandês Chris Amon, da Matra, que estava em segundo, teve um problema de freios e abandonou. Na 46ª, Ickx sofreu uma pane elétrica em sua Ferrari e abriu caminho para a vitória de Emerson, que precisava apenas de um quarto lugar para conquistar seu primeiro título mundial na Fórmula 1.
Emerson Fittipaldi comemora o título de 1972
Um dos momentos mais marcantes daquela conquista não aconteceu dentro do carro. Emerson se emocionou quando ouviu a narração de seu pai, que transmitiu a corrida ao vivo para o Brasil pelo rádio. - O momento inesquecível daquele título é a vitória em Monza. Toda vez que escuto a narração do meu pai, é uma grande emoção – relembrou. Histórica, a conquista consagraria Emerson como o piloto mais jovem a conquistar um título da Fórmula 1. A marca só seria batida em 2005 por Fernando Alonso, da Renault.
Fonte: voandobaixo
Disponível no(a): http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo
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