11 de ago. de 2012

Toyota quer dobrar vendas no mercado brasileiro em 2 anos

Montadora inaugura fábrica em Sorocaba, SP, para o ‘popular’ Etios. Híbrido Prius começa a ser vendido no segundo semestre.
 
Empregados trabalham em sessão de treinamento da produção do Etios, em Sorocaba, nesta quinta-feira (9) (Foto: Paulo Whitaker/REUTERS)Empregados trabalham em sessão de treinamento da produção do Etios, na nova fábrica da Toyota, em Sorocaba, nesta quinta-feira (9) (Foto: Paulo Whitaker/REUTERS)
Dobrar as vendas em dois anos é o objetivo da Toyota do Brasil com a inauguração da nova fábrica de automóveis em Sorocaba (SP), que produzirá o compacto Etios. A inauguração oficial aconteceu nesta quinta-feira (9), um dia após a montadora anunciar em Brasília a cidade que receberá em 2015 a nova fábrica de motores: Porto Feliz, também no estado de São Paulo.
A unidade de Sorocaba não foi aberta a visitação. Durante discurso, o presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi, afirmou que a meta, agora, é atingir a marca de 200 mil unidades vendidas por ano - as vendas da montadora em 2011 fecharam em quase 100 mil unidades. "Nosso objetivo é nos tornarmos uma das maiores montadoras do Brasil ainda nesta década", ressaltou. Hoje, a Toyota tem 2,8% de participação no mercado brasileiro. Sua mais próxima concorrente, a Nissan, tem 3,5%. A montadora japonesa não fala em meta de participação . No entanto, acredita no crescimento contínuo nos próximos anos do mercado brasileiro em 5%. A previsão para este ano é de que o país atinja a marca de 4 milhões de veículos emplacados.
O presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, apresenta o novo carro da Toyota fabricado no Brasil, o Etios, apresentado na inauguração das instalações da fábrica da Toyota em Sorocaba, interior do Estado.   (Foto: EPITÁCIO PESSOA/AE)O presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, apresenta o novo carro da Toyota fabricado no Brasil, o Etios, apresentado na inauguração das instalações da fábrica da Toyota em Sorocaba, interior do Estado. (Foto: EPITÁCIO PESSOA/AE)
A aposta principal é o "popular" Etios, que custará a partir de R$ 35 mil - a montadora ressalta que este valor ainda não foi fixado, é apenas "uma ideia". A Toyota acredita que venderá, inicialmente, cerca de 70 mil unidades por ano do modelo. A nova fábrica tem capacidade para produzir 400 mil unidades anuais.
Se desde 1958 a empresa japonesa tem operações no Brasil, por que somente agora ela assume posição tão agressiva? Porque a Toyota acredita que, com o desenvolvimento econômico do Brasil, o que inclui Copa do Mundo e Olimpíadas, até 2015 o país tomará o terceiro lugar do Japão no ranking mundial de vendas.
"Queremos tornar esta 'desvantagem' de tempo em 'vantagem', porque agora conhecemos bem o mercado brasileiro e nossos concorrentes", destacou o diretor da Toyota Corporation, Hisayuki Inoue. Com o início da produção de motores em SP para o Corolla e o Etios, prevista para o segundo semestre de 2015, a montadora fará com que o índice de nacionalização do sedã suba de 65% para 85%, o mesmo que terá o compacto.
toyota prius (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Prius chegará no 2º semestre (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Híbrido Prius no 2º semestre
Assim como com o lançamento da marca de luxo Lexus, em maio passado, a Toyota quer reforçar a imagem da marca com a chegada, no segundo semestre, do híbrido Prius, que o G1 experimentou no Japão, em novembro passado.
A estreia do carro importado no mercado brasileiro foi confirmada, nesta quinta-feira, por Inoue. Desde o ano passado, a montadora já havia anunciado a chegada do modelo e, desde então, negocia com o governo brasileiro incentivos para o consumidor adquiri-lo.
Vista aérea da fábrica em Sorocaba (Foto: Divulgação)Vista aérea da fábrica em Sorocaba (Foto: Divulgação)
 Dobrar as vendas em dois anos é o objetivo da Toyota do Brasil com a inauguração da nova fábrica de automóveis em Sorocaba (SP), que produzirá o compacto Etios. A inauguração oficial aconteceu nesta quinta-feira (9), um dia após a montadora anunciar em Brasília a cidade que receberá em 2015 a nova fábrica de motores: Porto Feliz, também no estado de São Paulo.
Fonte: G1
Disponível no(a): http://g1.globo.com/carros
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: