A Citroën aproveitou-se mais uma vez da
união com a Mitsubishi para criar outro utilitário pequeno. O C4
Aircross utiliza a plataforma e parte do design do ASX para inserir a
marca no disputado segmento na Europa – hoje dominado pelo bem-sucedido
Nissan Qashqai. A outra marca do Grupo PSA, a Peugeot, também se
beneficiou e criou o 4008, sua versão do projeto. Todos possuem
características gerais muito semelhantes, mas coube a cada marca dar
próprio toque aos seus produtos.
No entanto, uma das diferenças entre os
carros é o motor. A Citroën optou por dois quatro cilindros de 1.6
litro – um a gasolina e outro diesel –, ambos com 115 cv. A diferença
está no torque, de 15,6 kgfm no propulsor movido a gasolina e nada menos
que 27,4 kgfm no diesel. Além deles há um 1.8 litro diesel com 150 cv. O
câmbio é sempre manual, de cinco marchas nos C4 mais simples, com motor
a gasolina, e de seis nos motores diesel – que também são os únicos a
contar com a opção pela tração integral.
Primeiras impressões
Bela viola
Lyon/França – O
conforto a bordo definitivamente é uma das maiores qualidades do C4
Aircross. O interior está recheado de materiais de ótima qualidade e a
atmosfera é bastante refinada. A posição de dirigr é das melhores, com
diversos ajustes no banco e volante. Todos os comandos são fáceis de
usar e têm disposição lógica, que garante acesso rápido às funções. Além
de bem pensado, ainda é agradável aos olhos.
O motor a gasolina de 1.6 litro até
empurra o Aircross com desembaraço, mas falta alguma energia para
torná-lo realmente interessante. O motor deixa algo a desejar e os 115
cv que produz são apenas suficientes. As acelerações e retomadas são
medianas e é necessário usar bem o câmbio manual de cinco marchas para
extrair o melhor do propulsor. O maior torque das versões com motor
diesel devem suprir essa demanda. Ao menos, o consumo é baixo, superando
os 20 km/l de média, independente da motorização.
A Citroën conseguiu aprimorar o projeto
japonês do modelo e dar um toque europeu ao conjunto. No entanto,
algumas características precisaram ser mantidas, como o design que,
apesar de bem resolvido, sacrifica a visibilidade lateral. Pelo menos,
dianteira e traseira são bem mais bonitos que as do conterrâneo Peugeot
4008 e o original do Japão Mitsubishi ASX. Os leds de iluminação diurna
dão um ar agressivo e incorpora o C4 Aircross ao restante da gama
francesa.
Ficha Técnica
Citroën C4 Aircross
Motor: A gasolina,
dianteiro, transversal, 1.587 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro
válvulas por cilindro. Com injeção eletrônica multiponto e acelerador
eletrônico.Transmissão: Câmbio manual de cinco à frente e uma a ré.
Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 115 cv com gasolina a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 11,3 segundos.
Velocidade máxima: 182 km/h.
Torque máximo: 15,7 kgfm a 4 mil rpm.
Diâmetro e curso: 78,5 mm x 82,0 mm. Taxa de compressão: 10,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira indepentende do tipo Multilink, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 205/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.
Carroceria: Hatch em monobloco com duas portas e cinco lugares. Com 4,34 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,67 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.410 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 442 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Vigo, Espanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, travamento das portas por controle remoto, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, sistema de som rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth/Aux.
Preço na Europa: 23 mil euros (cerca de R$ 60 mil).

Potência máxima: 115 cv com gasolina a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 11,3 segundos.
Velocidade máxima: 182 km/h.
Torque máximo: 15,7 kgfm a 4 mil rpm.
Diâmetro e curso: 78,5 mm x 82,0 mm. Taxa de compressão: 10,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira indepentende do tipo Multilink, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 205/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.
Carroceria: Hatch em monobloco com duas portas e cinco lugares. Com 4,34 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,67 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.410 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 442 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Vigo, Espanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, travamento das portas por controle remoto, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, sistema de som rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth/Aux.
Preço na Europa: 23 mil euros (cerca de R$ 60 mil).
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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