23 de jul. de 2012

Rally-A primeira semana do Mongol Rally

MongolRallyBrasileiro-1
Conforme havíamos prometido, todo domingo teremos um resumo semanal da aventura de Henrique Pelosi e sua equipe multi-étnica globalizada no Mongol Rally. Confira como foi a largada e os cinco primeiros dias da corrida.

Se você está chegando agora, a história é a seguinte: Henrique Pelosi é um agente de viagens mineiro que resolveu, por impulso, ser o primeiro brasileiro no Mongol Rally, uma corrida de Londres a Ulan Bator, a capital da Mongólia. Além de Henrique, os outros integrantes são Ben, um britânico membro do exército da rainha, Ted, um chinês aspirante a economista e Habib, um britânico filho de indianos que trabalha em um hospital. Nenhum deles se conhecia até semana passada, e agora eles estão juntos em um Suzuki R Wagon em direção à Mongólia.

A largada

Após 60 horas acordado saímos (Habib e Eu) de Bradford rumo a Reading para conhecer e buscar os outros integrantes do time, Ben e Ted. O fato tragicômico do dia foi quando percebi que saí do carro e deixei o freio de mão solto. Quando voltei para o carro, ele já estava 20 metros morro abaixo, beijando um outro carro da vizinhança. Sorte que não fez nenhum arranhão em nenhum dos dois. Arrumamos as malas e partimos para a largada, em Goodwood. Em Goodwood a alegria era contagiante [...] mais de 200 times se reuniram para o Festival do Devagar (Festival of Slow), com direito às fantasias mais engraçadas, música, luta-livre mongol e muito espírito de aventura. Depois partimos para a volta de apresentação, que terminou com cada carro partindo para um lado diferente, mas com um único destino: Ulan Bator, Mongólia!

Ben, Ted, Henrique e Habib ainda em Reading, na Inglaterra

Os primeiros 1600 km e a primeira discussão

[...]partimos em direção ao porto de Dover, onde pegamos a balsa para Calais, na França. Muitos carros do Rally estavam na mesma balsa e foi bem legal conversar com o povo, descobrir de onde são e saber que estão com tanto medo ou mais que a gente! De Calais viemos à Suíça, mas, para chegar até aqui, rodamos mais de 1600Km ou 1000 Milhas (considerando a saída desde Bradford), cruzando de ponta a ponta a Bélgica, Luxemburgo, parte da França e com uma visita de meio dia a Zurique, até acabarmos o dia, já de noite, em Lucerna.
[...] não foi uma noite fácil, pois descobrimos que tanto Ted quanto Ben, por terem apenas 21 anos de idade, não conseguiram seguro para o carro. Sendo assim, ficam proibidos de dirigir durante toda a viagem, ou pelo menos em toda a Europa e Rússia. Tive que dividir a direção em turnos com o Habib. O problema é que ambos já estávamos exaustos do último dia, mas criamos coragem e, com muita responsabilidade, mantivemo-nos acordados o tempo todo, até que o sono bateu muito forte e resolvemos parar por 2 horas num posto de gasolina para descansar. Foi só isso mesmo.
[...] quando chegamos a Zurique, sem conhecer nada da cidade, estacionamos o carro e partimos para o centro antigo, após um giro de 20 minutos e uma pausa de 1h para comer e usar internet, Ben e Ted resolveram que queriam ir embora logo dali, pois achavam que não havia nada de legal para ver ou fazer (só na cabeça deles, claro!). Obviamente eu disse que era besteira e que ficaria pelo menos por outras 4 horas conhecendo a cidade. Ficaram putos comigo e reclamando um monte. Para chutar de vez o balde, o Habib entrou na discussão e falou um monte, em minha defesa. No final das contas nossa vontade prevaleceu e as crianças (apelido pros dois de 21, Ted e Ben) engoliram o choro.

O dia em que tudo deu errado

Após a discussão em Zurique, terminamos o dia dormindo em Lucerna e logo na manhã partimos rumo à Czechout Party, mas antes disso passamos pelo pequeno, porém muito agradável Liechtenstein. Depois cortamos uma ponta da Áustria, além de visitar o famoso Castelo de Neuschwanstein (que foi a inspiração de Walt Disney para seus castelos) e finalmente rumo à Rep. Tcheca!
Mas nesse dia a sorte não estava do nosso lado. Para chegar à Alemanha ficamos duas horas parados na estrada por conta de um túnel fechado com acidente, fomos parados pela polícia e descobrimos que o carro tinha 70Kg de excesso (Sim! Eles nos pesaram, mas na conversa conseguimos sair com apenas 20Kg a menos).
[...] Chegando ao Castelo descobrimos que ele estava em fase de restauração. Para terminar, chegamos a Praga à 01h00, mas a festa ficava em uma cidadezinha impossível de achar, a 130km dali, por onde já havíamos passado. Conclusão: chegamos lá às 06h00 e só deu tempo de ver o povo acordando e partindo para a Mongólia.

Policial alemão “autografando” o carro depois do quase-enquadro

Dois dias, dois países: chegando ao Leste Europeu

Praga: Que cidade! Sempre escutei coisas boas de lá, e agora confirmo tudo. A arquitetura, as pessoas, a comida, o batalhão de turistas… e a noite, é claro! Com certeza volto para ficar pelo menos uns três dias e conseguir fazer tudo sem pressa. Mas agora já é passado e já estamos em Bratislava, Eslováquia. Como chegamos muito tarde, hoje será o dia para as fotos por aqui. No fim do dia partimos para Budapeste, na Hungria.

Hodômetro marca as primeiras 2000 milhas (3200 km) em algum lugar do Leste Europeu
Henrique não dá as caras desde a última quarta-feira, dia 19 de julho. Quando ele disse que pretendia atualizar seu diário de bordo online todos os dias (como deve ser um ‘diário’), tive certeza de que isso seria uma tarefa impossível, mas achei melhor não interromper aquela deliciosa empolgação que a gente sente na véspera de uma aventura como essa. Pelo ritmo da viagem, nesse momento os quatro loucos e o pequeno Suzuki devem estar em algum lugar dos primeiros países do Oriente Médio – o que talvez explique a dificuldade de Henrique em acessar a internet. Desejamos sorte e aguardamos as notícias.
Para ver a galeria completa de fotos, visite o site Brasil na Mongólia. Lá você também pode mandar seu recado e doar qualquer quantia para ajudar a equipe nessa aventura.

Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br/
Comente está postagem.
 Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: