29 de jul. de 2012

F-1-Webber lamenta erro na estratégia: "O 5º lugar estava ali"; veja declarações

Pilotos avaliam resultados do GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2012 da F1


Mark Webber, da Red Bull, em Hungaroring (Mark Thompson/Getty Images)Mark Webber, da Red Bull, em Hungaroring (Mark Thompson/Getty Images)
RED BULL
Sebastian Vettel:
Mark Webber:
Fora do pódio na Hungria, Sebastian Vettel acredita que tinha ritmo para conquistar um resultado melhor do que o quarto lugar neste domingo. “Acho que nossa velocidade era melhor do que o resultado que alcançamos. Fiquei preso atrás de Jenson [Button] no primeiro trecho. Ele era mais lento e me segurou. No fim, pensamos que deveríamos tentar algo [fazendo um pitstop extra], já que os pneus dos carros à frente poderiam acabar de vez, mas isso não aconteceu”, resumiu.
Veja mais  declarações abaixo:

Assim como o alemão, Mark Webber também adotou a tática de uma parada extra, tentando ir além do quinto lugar que vinha ocupando até então. Para o australiano, entretanto, a tática significou três posições perdidas. “Esperávamos que os outros tivessem um pouco mais de problemas com os pneus no fim. Foi por isso que perdemos as três posições. O quinto lugar estava ali”, lamentou. “Vimos vários incidentes neste ano, nos quais alguns pilotos tiveram queda brusca de desempenho com os pneus. No fim, a estratégia não funcionou”, disse o vice-líder do campeonato, que passou as últimas voltas da prova empacado atrás de Bruno Senna, sem conseguir passá-lo.
MCLAREN
Lewis Hamilton:
Jenson Button:
Ao conquistar a sua segunda vitória na temporada neste domingo, de forma dominante, Lewis Hamilton destacou que ainda está na briga pelo título, apesar de estar 51 pontos atrás do líder da classificação geral, Fernando Alonso.
O companheiro de Hamilton, Jenson Button, não teve tanto o que comemorar. Largando em quarto, ele chegou a pular para terceiro na largada, mas teve problemas com a sua estratégia e ficou apenas em sexto. “Decidimos por três pitstops, mas, depois das segunda e terceira paradas, eu encontrei tráfego. Fiquei preso e fazendo voltas mais lentas do que eu poderia se tivesse pista limpa”, lamentou.

LOTUS
Kimi Raikkonen:
Romain Grosjean:
Na Hungria, Kimi Raikkonen perdeu mais uma chance de conquistar sua primeira vitória desde que retornou à F1. Largando de quinto, o finlandês usou a estratégia e superou o companheiro Romain Grosjean em uma forte dividida na curva 1 para chegar ao segundo lugar. Nas voltas finais, o campeão de 2007 chegou a pressionar Lewis Hamilton, sem conseguir a ultrapassagem. “Precisamos melhorar o desempenho em classificação se quisermos vencer”, enfatizou.
Após o tenso duelo com o companheiro, Grosjean correu apenas para consumar o terceiro lugar e fechar o pódio. “Kimi fez o que tinha que fazer”, afirmou o francês sobre a manobra do colega de time.
FERRARI
Fernando Alonso:
Felipe Massa:
Depois de um fim de semana difícil, no qual a Ferrari esteve longe de repetir o nível de competitividade das etapas anteriores, Fernando Alonso comemorou o quinto lugar no GP da Hungria, que representou a ele um aumento da vantagem na ponta da tabela para 40 pontos. “Para o campeonato, foi um domingo quase perfeito”, exaltou.
Já Felipe Massa avaliou que a má largada encerrou suas chances de um bom resultado no travado circuito de Hungaroring, onde a ultrapassagem é muito difícil. “Perdi duas posições e terminei exatamente duas posições atrás [de onde larguei]“, ressaltou.
WILLIAMS
Bruno Senna: 7º
Pastor Maldonado: 13º
Os integrantes da Williams viram seus dois pilotos saírem do carro com humores bastante diferentes ao fim do GP da Hungria. Enquanto Bruno Senna celebrava a boa atuação que lhe rendeu um sétimo lugar, Pastor Maldonado tentava assimilar a corrida complicada que teve.
“Foi uma prova difícil. Larguei mal e perdi várias posições, o que comprometeu minha campanha desde o princípio. Eu estava tentando manter um bom ritmo no meio do tráfego quando tive que pagar uma punição de passagem pelos boxes”, explicou o venezuelano. “Eu estava disputando com [Paul] Di Resta no limit e travei as rodas e os freios, perdendo aderência. Mas eu estava por dentro da curva e tivemos um leve contato”, justificou o piloto sobre o lance que gerou sua penalidade.

MERCEDES
Michael Schumacher: abandonou
Nico Rosberg: 10º
A equipe alemã não apresentou rendimento competitivo durante todo o fim de semana na Hungria. O mais bem colocado foi Nico Rosberg, que fechou a zona de pontuação. “Tivemos um fim de semana difícil em Budapeste e não fomos rápidos o suficiente”, reconheceu. “Ficar feliz com um ponto não é uma situação ideal. Precisamos descobrir o motivo de termos ficado tão atrás e espero poder ir melhor em Spa, depois das férias.”
Se foi ruim para Rosberg, pior ainda foi para Michael Schumacher. O heptacampeão foi responsável pelo cancelamento da primeira largada ao parar seu carro fora da posição devida. Depois de desligar o motor, o alemão teve uma prova repleta de problemas, o que culminou em seu abandono. “Nossa temperatura no motor estava alta demais antes da largada e, quando foi dada a bandeira amarela, eu o desliguei”, justificou. “Depois de ter largado dos boxes, eu tive uma punição [drive-through] e, em seguida, um pneu furado. Em resumo, foi um começo de corrida não muito agradável. Por isso, preferimos abandonar a fim de não causar nenhum dano maior que nos atrapalhasse na próxima corrida.”
FORCE INDIA
Nico Hulkenberg: 11º
Paul di Resta: 12º
Nico Hulkenberg culpou o alto desgaste dos pneus para ter perdido a chance de mercar pontos neste domingo, depois de ter largado na décima posição no GP da Hungria. “Sofremos com o balanço nesta tarde e simplesmente não tínhamos ritmo. O desgaste nos pneus traseiros era alto. Considerando tudo isso, 11º foi o máximo que era possível.”
Paul di Resta ficou logo atrás do companheiro de Force India e lamentou o começo ruim de corrida em um circuito em que as ultrapassagens são difíceis. “Não acho que o 12º lugar é um resultado que reflete a velocidade que tínhamos no carro hoje. Minha corrida foi comprometida por uma largada ruim e perdi algumas posições na curva um.”
SAUBER
Kamui Kobayashi: abandonou
Sergio Pérez: 14º
A dupla da Sauber não conseguiu esconder a frustração com o péssimo fim de semana vivido em Budapeste. Kamui Kobayashi vinha em atuação discreta até abandonar, a duas voltas do fim, com um problema hidráulico. “Simplesmente fomos muito lentos aqui. Por alguma razão, Hungaroring não funcionou para nós”, resignou-se.
O companheiro Sergio Pérez chegou ao fim da corrida, mas não passou da longínqua 14ª posição. “Perdemos ritmo. Tentamos retardar a primeira parada e fazer uma estratégia diferente, mas, no fim das contas, não havia nada que nos colocasse nos pontos”, destacou.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 15º
Jean-Éric Vergne: 16º
Décimo quinto colocado na Hungria, Daniel Ricciardo admitiu a falta de ritmo do modelo STR7 da Toro Rosso perante as principais concorrentes da Toro Rosso. “Simplesmente não tínhamos ritmo para desafiar nossos adversários. Meus primeiros trechos com pneus macios não foram ruins, apesar de alguns problemas de equilíbrio. Conseguimos melhorar o carro conforme a corrida avançava, mas, na última parte, demorou um pouco para que os pneus médios começassem a funcionar bem. Talvez eu estivesse com um acerto muito conservador para as primeiras voltas dos compostos”, analisou.
Jean-Éric Vergne, que havia largado à frente do companheiro, escapou da pista na saída da primeira curva, perdeu posições e não conseguiu se recuperar além do 16º lugar. “Larguei muito bem e passei as duas Saubers e Force Indias, mas aí eles me jogaram para fora na primeira curva e eu caí para trás das Caterhams. Passei ambas e então fiquei atrás de [Kamui] Kobayashi e Daniel. O ritmo não estava tão bom e, no fim, eu tive que fazer uma quarta parada não programada por conta de detritos na entrada de ar lateral. Sem isso, eu teria chegado logo atrás ou até na frente de Daniel”, considerou.
CATERHAM
Heikki Kovalainen: 17º
Viltay Petrov: 19º
Heikki Kovalainen ficou satisfeito com a forma como o seu carro se comportou durante o GP da Hungria deste domingo e disse que o 17º lugar era o máximo que poderia conquistar na etapa. “Foi uma corrida descente. Larguei muito bem e subi para 16º na primeira volta, mantendo um ritmo muito bom durante toda a corrida. Somos realistas sobre o desempenho do carro, mas acho que o balanço e o acerto estavam muito bons neste final de semana.”
Vitaly Petrov destacou a evolução que conseguiu com o carro durante o final de semana, apesar de admitir que não conseguiu chegar onde queria. “No geral, foi um fim de semana de lições valiosas para nós. Na corrida, o carro pareceu diferente de como estava na classificação e precisamos voltar e estudar os dados para entender o motivo. Tentamos algumas coisas diferentes no acerto e sabemos o que funcionou e o que não.”
MARUSSIA
Timo Glock: 21º
Charles Pic: 20º
“Uma corrida para esquecer”. Essa foi a avaliação de Timo Glock sobre sua atuação na Hungria. “Não tinha ritmo e balanço no carro desde o início. Eu estava até rápido nas primeiras voltas, mas aí perdi a traseira de repente na freada e não consegui segurar. Rodei e voltei atrás das HRTs, sofrendo bastante com o equilíbrio. Não sei qual o problema no momento, mas esta é uma boa hora para um recesso”, declarou.
Muito mais contente que o alemão estava Charles Pic, que superou com sobras o experiente companheiro na pista húngara. “O ritmo estava muito bom e estou muito feliz porque nosso desempenho em relação à Caterham está muito mais fácil de ver, já que eu tive uma boa batalha com [Vitaly] Petrov. Estou bem contente com a forma como encerrei a minha primeira metade da temporada, alcançando os objetivos que eu mesmo tracei”, celebrou.


HRT
Pedro de la Rosa: 22º
Narain Karthikeyan: abandonou
Pedro de la Rosa ficou satisfeito com o resultado no GP da Hungria deste domingo e mostrou confiança na evolução da HRT para depois das férias de agosto. “Temos algumas atualizações planejadas, o que esperamos que nos ajude a dar os passos à frente que precisamos para ficarmos à frente da Marussia.”
Narain Karthikeyan explicou o seu abandono no final da corrida, com problemas no sistema de direção. “Faltando cinco voltas, o carro estava virando para a direita, e foi ficando cada vez pior, e na curva três, o sistema de direção quebrou, então, tenho que descobrir o que acontece exatamente.”

Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: