Japonês se beneficia de punição de Vettel para conquistar o seu melhor resultado na carreira
SAUBER
Kamui Kobayashi: 4º
Sergio Pérez: 6º
O domingo de GP da Alemanha foi muito bom para a Sauber. A equipe conseguiu colocar seus dois carros entre os seis primeiros. Além disso, com a punição de Sebastian Vettel, Kamui Kobayashi subiu para o quarto lugar, seu melhor resultado na F1. “Estou muito feliz pelo time por termos conseguido um bom resultado de novo. O desempenho do carro, especialmente no seco, é muito forte. Considerando de onde viemos, 20 pontos é um excelente resultado”, disse o japonês, lembrando que largou em 12º.
Sergio Pérez, sexto, também ficou satisfeito com o resultado, apesar de lamentar que sua estratégia não funcionou como esperado. “Estou contente por todos nós, que nos recuperados depois de uma classificação ruim. Mostramos um ritmo bom na corrida. No entanto, minha estratégia ficou um pouco comprometida porque tive que fazer a minha primeira parada mais cedo do que planejado. Mas o time fez um ótimo trabalho e isso nos dá uma motivação para a corrida em Budapeste.”
FERRARI
Fernando Alonso: 1º
Felipe Massa: 12º
Após conquistar sua terceira vitória na temporada em Hockenheim, Fernando Alonso atribuiu a vitória à boa estratégia elaborada pela Ferrari durante as janelas de paradas. O piloto espanhol, que ampliou sua liderança no campeonato, admitiu o ritmo superior dos adversários durante a corrida.
Felipe Massa, por sua vez, disse que as chances de um bom resultado em Hockenheim foram arruinadas logo nos primeiros metros da corrida, quando se envolveu em um acidente com Daniel Ricciardo, da Toro Rosso.
McLAREN
Jenson Button: 2º
Lewis Hamilton: abandonou
Enquanto Jenson Button celebrou o fato de retornar ao pódio depois de uma ausência de seis corridas, Lewis Hamilton só pôde lamentar o seu abandono, que o tirou da zona de pontuação pela segunda vez na temporada e o deixou longe da briga pelo título.
“Pelo menos tive alguma diversão na pista. Meu ritmo era bom o bastante para acompanhar os líderes durante o trecho intermediário da prova. E isso é encorajador, pois sabemos que nosso carro foi rápido neste final de semana”, disse o campeão de 2008.
LOTUS
Kimi Raikkonen: 3º (a 16s409 do líder)
Romain Grosjean: 18º (a 1 volta do líder)
Kimi Raikkonen penou atrás de um lento Lewis Hamilton nas primeiras voltas da prova, mas apesar disso, soube se recuperar ao longo do percurso graças a uma boa estratégia de paradas e terminar no terceiro lugar, com a punição de Sebastian Vettel. Após conquistar o quarto pódio da temporada, o finlandês subiu para a quarta colocação no Mundial de Pilotos.
“Fizemos o máximo hoje [domingo] a partir da posição que largamos. Minha largada foi boa, mas Lewis [Hamilton] teve um problema na minha frente e tive de diminuir a velocidade no início da prova para evitar um choque com a traseira do carro dele. Se tivéssemos um melhor ritmo no piso molhado ontem [sábado], poderíamos ter largado de uma posição mais alta e incomodado os líderes, mas foi isso. Esperava ter feito um pouco melhor, mas o carro funcionou bem e marcamos bons pontos”, avaliou o finlandês.
Romain Grosjean, por sua vez, lamentou a colisão de Bruno Senna na primeira volta após uma boa largada em Hockenheim. “Subi algumas posições na primeira curva, mas na reta, aconteceu um toque e minha corrida praticamente foi arruinada. Não sei exatamente o que aconteceu, mas meu carro foi bastante danificado com um pneu furado e uma asa dianteira quebrada. Você nunca quer um final de semana desse tipo, mas acontece”, disse o francês.
RED BULL
Sebastian Vettel: 5º
Mark Webber: 8º
Sebastian Vettel parecia ser grande candidato à vitória durante a prova, mas uma ultrapassagem polêmica sobre Jenson Button, seguida de uma punição lhe jogou para uma discreta quinta colocação. “Minha intenção era não bater e dar a Button espaço [para se defender]. Tenho respeito por ele e não queria espremê-lo. Foi bom estar no pódio em casa, mas tenho de respeitar a decisão dos comissários”, disse o alemão, que permanece em terceiro lugar na tabela.
Outro piloto da Red Bull, Mark Webber fez uma corrida apagada: largou em oitavo após uma punição por trocar o câmbio e terminou na mesma posição. “Não tinha ritmo e não fui rápido”, admitiu. “Não pude acompanhar as pessoas que normalmente consigo, então estou decepcionado, já que esperava mais. Normalmente os domingos são bons para mim, mas não foi o caso deste.”
MERCEDES
Michael Schumacher: 7º
Nico Rosberg: 10º
Michael Schumacher não escondeu a decepção com o seu resultado no GP da Alemanha deste domingo depois de ter largado na terceira posição do grid. “Existem maneiras melhores de você terminar uma corrida em casa do que caindo de terceiro para sétimo”, lamentou o heptacampeão. Como consolo, o alemão voltou a marcar uma melhor de uma corrida, depois de seis anos.
Nico Rosberg teve uma corrida difícil largando da 21ª colocação e conseguiu terminar em 10º, dentro da zona de pontuação. “Me sinto bem por ter marcado um ponto hoje depois de uma classificação ruim ontem e começando tão atrás. Tivemos uma boa estratégia e me diverti ultrapassando tantas pessoas.”
FORCE INDIA
Paul di Resta: 11º
Nico Hulkenberg: 9º
Um dos destaques do treino classificatório, Nico Hulkenberg protagonizou diversas disputas durante a prova, mas acabou em nono após largar em quarto. “Sabíamos que seria difícil manter a quarta posição, porque não parecíamos fortes em condições secas. Então, foi bom sair com alguns pontos, embora eu esperasse conquistar mais durante a corrida.”
Paul di Resta também ocupou a zona de pontuação por boa parte da prova, mas terminou em 11º. “Foi uma corrida dura, onde não tínhamos o ritmo para acompanhar equipes como a Lotus e a Sauber”, reconheceu o escocês, que ressaltou a dificuldade na estratégia dos pneus. “Estava difícil entender os pneus. Sofremos para achar ritmo durante os nossos trechos”, disse.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 13º
Jean-Éric Vergne: 14º
Daniel Ricciardo se mostrou bastante frustrado com o 12º lugar obtido no GP da Alemanha. O piloto largou bem e chegou a andar na décima colocação na primeira volta, mas logo percebeu que seu ritmo não seria compatível com o restante do pelotão intermediário. “Perdi posições para as Saubers e Rosberg e não pude acompanhá-los. Na primeira parada, pedi por mais asa para tentar não sair muito de traseira, e o segundo stint foi melhor. Tentamos de tudo, mas infelizmente não tivemos nenhuma resposta”, concluiu.
Outro piloto da Toro Rosso, Jean-Éric Vergne, gostou do ritmo do carro, mas lamentou a largada ruim e o pneu furado no início da corrida que o obrigou a realizar sua primeira parada de forma precoce. “Estou feliz porque o desempenho foi bom, mas decepcionado porque tive um pneu furado no início. O carro parece estar funcionando melhor do que nos últimos GPs, o que nos dá esperança para melhorar na próxima corrida”, afirmou o francês.
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 15º
Bruno Senna: 17º
Confiante de que poderia ter brigado por pontos no GP da Alemanha deste domingo, Bruno Senna lamentou o acidente que teve com Romain Grosjean na primeira volta da prova em Hockenheim. O companheiro do brasileiro, Pastor Maldonado, também não teve uma boa corrida, terminando em 15º depois de largar em quinto.
“Foi uma corrida difícil hoje. Começamos bem, mas faltou ritmo ao carro no segundo trecho da cprova e não tinha a aderência necessária para manter a minha posição por causa de alguns danos sofridos na primeira parte da corrida. O carro melhorou no final com os pneus macios, mas precisamos entender o motivo de não termos sido tão rápidos como fomos no começo do final de semana.”
CATERHAM
Vitaly Petrov: 16º
Heikki Kovalainen: 19º
Vitaly Petrov se disse satisfeito com seu desempenho em Hockenheim. O piloto russo chegou à frente da Williams de Bruno Senna e da Lotus de Romain Grosjean e superou seu companheiro de equipe pela quinta vez na temporada em corridas. “O último stint foi particularmente bom – sabia que Senna estava com pneus macios atrás de mim e tive de assegurar que ficaria à frente, então me concentrei em cruzar a linha de chegada sem cometer muitos erros”, afirmou Petrov.
Heikki Kovalainen se queixou de um problema nos pneus dianteiros do CT-01 após a segunda parada, embora tenha aprovado seu desempenho na primeira metade da corrida. “Paramos muito tarde para mudar o bico do carro e resolver esse problema. A solução funcionou, mas a partir daí me concentrei apenas em levar o carro até o fim da corrida.”
HRT
Pedro de la Rosa: 21º
Narain Karthikeyan: 23º
Pedro de la Rosa se divertiu em Hockenheim, principalmente pelo bom ritmo do F112 em relação à Marussia, adversária direta pelos últimos lugares na prova. “Do início ao fim, acompanhei o carro de [Timo] Glock e, no fim, quando vi que seus pneus estavam completamente desgastados, o ultrapassei em um lugar inesperado. Estou muito feliz porque, pela primeira vez, fomos capazes de derrotar a Marussia e ultrapassá-la na pista. A corrida não foi fácil, porque comecei a ver as bandeiras azuis desde o início”, disse o espanhol.
Narain Karthikeyan também gostou do desempenho da HRT, dizendo que, pela primeira vez, a equipe pôde acompanhar a Marussia da primeira à última volta. “Neste sentido, foi a nossa melhor corrida do ano. Perdi muito tempo com as bandeiras azuis no último trecho, mas não terminei muito atrás de Pedro ou Glock. Nosso ritmo se mostrou bom e o melhor disso é que conseguimos isso sem introduzir nenhuma atualização, o que definitivamente mostra um bom potencial”, disse o indiano.
MARUSSIA
Charles Pic: 20º
Timo Glock: 22º
Charles Pic terminou o GP da Alemanha à frente de seu companheiro de equipe e ficou satisfeito com o resultado. “Estou contente com a minha corrida e a nossa direção. O pessoal do time teve um final de semana difícil, mas respondeu bem.”
Já Timo Glock disse que não gostou do seu resultado em Hockenheim e lamentou problemas de acerto com o carro. “Não foi um bom final de semana para mim. Mesmo pensando que era a minha corrida em casa, desde começo se tornou uma para esquecer. Desde a 10ª volta eu senti que o carro não estava certo e muito difícil de pilotar.”
Kamui Kobayashi: 4º
Sergio Pérez: 6º
O domingo de GP da Alemanha foi muito bom para a Sauber. A equipe conseguiu colocar seus dois carros entre os seis primeiros. Além disso, com a punição de Sebastian Vettel, Kamui Kobayashi subiu para o quarto lugar, seu melhor resultado na F1. “Estou muito feliz pelo time por termos conseguido um bom resultado de novo. O desempenho do carro, especialmente no seco, é muito forte. Considerando de onde viemos, 20 pontos é um excelente resultado”, disse o japonês, lembrando que largou em 12º.
Sergio Pérez, sexto, também ficou satisfeito com o resultado, apesar de lamentar que sua estratégia não funcionou como esperado. “Estou contente por todos nós, que nos recuperados depois de uma classificação ruim. Mostramos um ritmo bom na corrida. No entanto, minha estratégia ficou um pouco comprometida porque tive que fazer a minha primeira parada mais cedo do que planejado. Mas o time fez um ótimo trabalho e isso nos dá uma motivação para a corrida em Budapeste.”
FERRARI
Fernando Alonso: 1º
Felipe Massa: 12º
Após conquistar sua terceira vitória na temporada em Hockenheim, Fernando Alonso atribuiu a vitória à boa estratégia elaborada pela Ferrari durante as janelas de paradas. O piloto espanhol, que ampliou sua liderança no campeonato, admitiu o ritmo superior dos adversários durante a corrida.
Felipe Massa, por sua vez, disse que as chances de um bom resultado em Hockenheim foram arruinadas logo nos primeiros metros da corrida, quando se envolveu em um acidente com Daniel Ricciardo, da Toro Rosso.
McLAREN
Jenson Button: 2º
Lewis Hamilton: abandonou
Enquanto Jenson Button celebrou o fato de retornar ao pódio depois de uma ausência de seis corridas, Lewis Hamilton só pôde lamentar o seu abandono, que o tirou da zona de pontuação pela segunda vez na temporada e o deixou longe da briga pelo título.
“Pelo menos tive alguma diversão na pista. Meu ritmo era bom o bastante para acompanhar os líderes durante o trecho intermediário da prova. E isso é encorajador, pois sabemos que nosso carro foi rápido neste final de semana”, disse o campeão de 2008.
LOTUS
Kimi Raikkonen: 3º (a 16s409 do líder)
Romain Grosjean: 18º (a 1 volta do líder)
Kimi Raikkonen penou atrás de um lento Lewis Hamilton nas primeiras voltas da prova, mas apesar disso, soube se recuperar ao longo do percurso graças a uma boa estratégia de paradas e terminar no terceiro lugar, com a punição de Sebastian Vettel. Após conquistar o quarto pódio da temporada, o finlandês subiu para a quarta colocação no Mundial de Pilotos.
“Fizemos o máximo hoje [domingo] a partir da posição que largamos. Minha largada foi boa, mas Lewis [Hamilton] teve um problema na minha frente e tive de diminuir a velocidade no início da prova para evitar um choque com a traseira do carro dele. Se tivéssemos um melhor ritmo no piso molhado ontem [sábado], poderíamos ter largado de uma posição mais alta e incomodado os líderes, mas foi isso. Esperava ter feito um pouco melhor, mas o carro funcionou bem e marcamos bons pontos”, avaliou o finlandês.
Romain Grosjean, por sua vez, lamentou a colisão de Bruno Senna na primeira volta após uma boa largada em Hockenheim. “Subi algumas posições na primeira curva, mas na reta, aconteceu um toque e minha corrida praticamente foi arruinada. Não sei exatamente o que aconteceu, mas meu carro foi bastante danificado com um pneu furado e uma asa dianteira quebrada. Você nunca quer um final de semana desse tipo, mas acontece”, disse o francês.
RED BULL
Sebastian Vettel: 5º
Mark Webber: 8º
Sebastian Vettel parecia ser grande candidato à vitória durante a prova, mas uma ultrapassagem polêmica sobre Jenson Button, seguida de uma punição lhe jogou para uma discreta quinta colocação. “Minha intenção era não bater e dar a Button espaço [para se defender]. Tenho respeito por ele e não queria espremê-lo. Foi bom estar no pódio em casa, mas tenho de respeitar a decisão dos comissários”, disse o alemão, que permanece em terceiro lugar na tabela.
Outro piloto da Red Bull, Mark Webber fez uma corrida apagada: largou em oitavo após uma punição por trocar o câmbio e terminou na mesma posição. “Não tinha ritmo e não fui rápido”, admitiu. “Não pude acompanhar as pessoas que normalmente consigo, então estou decepcionado, já que esperava mais. Normalmente os domingos são bons para mim, mas não foi o caso deste.”
MERCEDES
Michael Schumacher: 7º
Nico Rosberg: 10º
Michael Schumacher não escondeu a decepção com o seu resultado no GP da Alemanha deste domingo depois de ter largado na terceira posição do grid. “Existem maneiras melhores de você terminar uma corrida em casa do que caindo de terceiro para sétimo”, lamentou o heptacampeão. Como consolo, o alemão voltou a marcar uma melhor de uma corrida, depois de seis anos.
Nico Rosberg teve uma corrida difícil largando da 21ª colocação e conseguiu terminar em 10º, dentro da zona de pontuação. “Me sinto bem por ter marcado um ponto hoje depois de uma classificação ruim ontem e começando tão atrás. Tivemos uma boa estratégia e me diverti ultrapassando tantas pessoas.”
FORCE INDIA
Paul di Resta: 11º
Nico Hulkenberg: 9º
Um dos destaques do treino classificatório, Nico Hulkenberg protagonizou diversas disputas durante a prova, mas acabou em nono após largar em quarto. “Sabíamos que seria difícil manter a quarta posição, porque não parecíamos fortes em condições secas. Então, foi bom sair com alguns pontos, embora eu esperasse conquistar mais durante a corrida.”
Paul di Resta também ocupou a zona de pontuação por boa parte da prova, mas terminou em 11º. “Foi uma corrida dura, onde não tínhamos o ritmo para acompanhar equipes como a Lotus e a Sauber”, reconheceu o escocês, que ressaltou a dificuldade na estratégia dos pneus. “Estava difícil entender os pneus. Sofremos para achar ritmo durante os nossos trechos”, disse.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 13º
Jean-Éric Vergne: 14º
Daniel Ricciardo se mostrou bastante frustrado com o 12º lugar obtido no GP da Alemanha. O piloto largou bem e chegou a andar na décima colocação na primeira volta, mas logo percebeu que seu ritmo não seria compatível com o restante do pelotão intermediário. “Perdi posições para as Saubers e Rosberg e não pude acompanhá-los. Na primeira parada, pedi por mais asa para tentar não sair muito de traseira, e o segundo stint foi melhor. Tentamos de tudo, mas infelizmente não tivemos nenhuma resposta”, concluiu.
Outro piloto da Toro Rosso, Jean-Éric Vergne, gostou do ritmo do carro, mas lamentou a largada ruim e o pneu furado no início da corrida que o obrigou a realizar sua primeira parada de forma precoce. “Estou feliz porque o desempenho foi bom, mas decepcionado porque tive um pneu furado no início. O carro parece estar funcionando melhor do que nos últimos GPs, o que nos dá esperança para melhorar na próxima corrida”, afirmou o francês.
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 15º
Bruno Senna: 17º
Confiante de que poderia ter brigado por pontos no GP da Alemanha deste domingo, Bruno Senna lamentou o acidente que teve com Romain Grosjean na primeira volta da prova em Hockenheim. O companheiro do brasileiro, Pastor Maldonado, também não teve uma boa corrida, terminando em 15º depois de largar em quinto.
“Foi uma corrida difícil hoje. Começamos bem, mas faltou ritmo ao carro no segundo trecho da cprova e não tinha a aderência necessária para manter a minha posição por causa de alguns danos sofridos na primeira parte da corrida. O carro melhorou no final com os pneus macios, mas precisamos entender o motivo de não termos sido tão rápidos como fomos no começo do final de semana.”
CATERHAM
Vitaly Petrov: 16º
Heikki Kovalainen: 19º
Vitaly Petrov se disse satisfeito com seu desempenho em Hockenheim. O piloto russo chegou à frente da Williams de Bruno Senna e da Lotus de Romain Grosjean e superou seu companheiro de equipe pela quinta vez na temporada em corridas. “O último stint foi particularmente bom – sabia que Senna estava com pneus macios atrás de mim e tive de assegurar que ficaria à frente, então me concentrei em cruzar a linha de chegada sem cometer muitos erros”, afirmou Petrov.
Heikki Kovalainen se queixou de um problema nos pneus dianteiros do CT-01 após a segunda parada, embora tenha aprovado seu desempenho na primeira metade da corrida. “Paramos muito tarde para mudar o bico do carro e resolver esse problema. A solução funcionou, mas a partir daí me concentrei apenas em levar o carro até o fim da corrida.”
HRT
Pedro de la Rosa: 21º
Narain Karthikeyan: 23º
Pedro de la Rosa se divertiu em Hockenheim, principalmente pelo bom ritmo do F112 em relação à Marussia, adversária direta pelos últimos lugares na prova. “Do início ao fim, acompanhei o carro de [Timo] Glock e, no fim, quando vi que seus pneus estavam completamente desgastados, o ultrapassei em um lugar inesperado. Estou muito feliz porque, pela primeira vez, fomos capazes de derrotar a Marussia e ultrapassá-la na pista. A corrida não foi fácil, porque comecei a ver as bandeiras azuis desde o início”, disse o espanhol.
Narain Karthikeyan também gostou do desempenho da HRT, dizendo que, pela primeira vez, a equipe pôde acompanhar a Marussia da primeira à última volta. “Neste sentido, foi a nossa melhor corrida do ano. Perdi muito tempo com as bandeiras azuis no último trecho, mas não terminei muito atrás de Pedro ou Glock. Nosso ritmo se mostrou bom e o melhor disso é que conseguimos isso sem introduzir nenhuma atualização, o que definitivamente mostra um bom potencial”, disse o indiano.
MARUSSIA
Charles Pic: 20º
Timo Glock: 22º
Charles Pic terminou o GP da Alemanha à frente de seu companheiro de equipe e ficou satisfeito com o resultado. “Estou contente com a minha corrida e a nossa direção. O pessoal do time teve um final de semana difícil, mas respondeu bem.”
Já Timo Glock disse que não gostou do seu resultado em Hockenheim e lamentou problemas de acerto com o carro. “Não foi um bom final de semana para mim. Mesmo pensando que era a minha corrida em casa, desde começo se tornou uma para esquecer. Desde a 10ª volta eu senti que o carro não estava certo e muito difícil de pilotar.”
Fonte: Tazio
Disponível no(a): tazio.uol.com.br
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383
Nenhum comentário:
Postar um comentário