A morte do grande Sergio Pininfarina levantou a questão: existe algum designer vivo que pode ser comparado a ele? Quem será o próximo a criar uma obra prima sobre quatro rodas?
Para tentar responder essa pergunta, separamos dez nomes que ainda estão na ativa, todos com algum destaque no currículo, e todos com potencial para produzir novos objetos de desejo, de compactos a supercarros.
J. Mays
Seu trabalho foi fundamental para a volta do retrô ao design automotivo nos anos 2000. Mays saiu da Audi (onde ajudou na concepção do Audi TT), passando pela VW para a Ford em 1997. O retrofuturismo pode não ser sua praia (até porque o Ford Thunderbird e o New Beetle não são os carros mais atraentes do mundo), mas J. Mays teve uma visão singular que executou com força o suficiente para influenciar o design por toda uma geração.
Peter Stevens
Sabe o McLaren F1? Então, não foi Gordon Murray o autor de suas linhas, e sim Peter Stevens. Ninguém consegue linhas limpas e atraentes como ele, e você ficaria surpreso com a quantidades de carros considerados clássicos modernos que são fruto de seu trabalho. Atualmente ele desenha carros ecológicos para a americana Rivian Automotive. (Foto: Victor Massen)
Shiro Nakamura
Já repararou que a companhia que fabricava o Datsun F10 agora produz todo tipo de automóvel rebuscado e com um visual de carros mais caros?
Pode agradecer a Shiro Nakamura, atual vice-presidente e chefe de design e gestão de marcas da Nissan e sua marca de luxo, a Infiniti. Ele não é o responsável pelo design de todos os carros, mas é um diretor que coloca a mão na massa. (Foto: Philipp Lücke)
Ralph Gilles
Ele é o cara por trás do 300C, ou “o cara que te fez querer um Chrysler”. Isso fez a diferença de verdade na época da estreia do 300, e o ajudou a subir de cargo para presidente e CEO da marca Dodge, e agora da SRT – onde conseguimos a volta do Viper.
Frank Stephenson
Stephenson já esteve por toda parte da indústria automotiva, e é certamente um dos designers mais influentes das últimas decadas. Seu nome está ligado ao Mini, ao novo 500, e ao X5. Ele também supervisionou o desenvolvimento das Ferraris 430 e 612, do Maserati Quattroporte e, mais recentemente, do estranhamente sóbrio McLaren MP4-12C. (Foto: 18percentgrey)
Walter de Silva
A Volkswagen almeja se tornar a maior empresa automotiva do mundo com uma excelente gestão de marcas, inovação, baixo custo e eficiência de produção. Mas o grupo VAG também deve ao seu designer chefe Walter de Silva seu progresso. Ele manteve os carros da marca bonitos e distintos uns dos outros (ao menos até a adoção da nova identidade visual da marca), mesmo que muitos deles compartilhem as mesmas plataformas.
É esse o cara que consegue convencer os europeus a comprarem um SEAT mesmo que ele não passe de um VW mais barato, e aí no outro dia criar o Audi R8. O cara é uma lenda. (Foto: Otis Blank)
Henrik Fisker
Vamos só colocar aqui uma pequena seleção dos carros que constam no currículo do designer dinamarquês para te mostrar porque todo mundo o adora:
- BMW Z8
- Aston Martin DB9
- Aston Martin V8 Vanquish
- Fisker Karma
Poucos designers conseguem criar carros que se tornam clássicos e ainda cumprem com as normas de segurança atuais, e os que conseguem fazê-lo tão bem como Fisker são ainda mais escassos. (Foto: Otis Blank)
Ian Callum
Cabeça da Jaguar, Callum faz carros tão maravilhosos quanto Fisker, mas também é muito bom em gerir uma equipe e uma marca. Ele começou na Ford em 1979, contribuindo com os lendários RS200 e o Escort Cosworth, e então partiu para os carros de corrida da TWR e Nissan. Depois foi para a Jaguar, começando por tornar o X-Type aceitável com o X-Type perua. O resto da história vocês conhecem. (Foto: Otis Blank)
Jason Castriota
Jason Castriota abandonou a Escola de Design Art Center para começar a trabalhar na Pininfarina. Na Itália desenvolveu uma obsessão por aerodinâmica, criando a Ferrari 599, a P4/5, o Maserati Gran Turismo e o Maserati Birdcage Concept, que é com certeza um dos carros mais belos das últimas décadas. Ele então seguiu para a Bertone e agora está empenhado em ajudar os SSC a ficarem menos parecidos com kit cars e mais parecidos com máquinas do futuro. (Foto: Peter Orosz)
Peter Schreyer
O designer alemão fez seu nome na Audi e na Volkswagen durante o final dos anos 1990. Scheyer pode colocar seu nome ao lado do TT, dos bem resolvidos A6 e A3, além de ter feito parte do time que criou o New Beetle.
Mais importante, porém, é sua chegada à Kia em 2006. Foi Scheyer quem fez os carros coreanos abandonarem o jeito de cópias um pouco melhores que as chinesas, para se tornarem máquinas classudas e desejáveis. Você pode querer comprar um Kia agora. Isso era inimaginável antes de Schreyer. Não houve reviravolta tão intensa no design desde o ingresso do alemão no design para as massas. Isso faz dele o melhor designer na ativa hoje em dia. (Foto: Raphael Orlove)
Fonte: .jalopnik
Disponível no(a): www.jalopnik.com.
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