Francês optou por combinação de pneus mais adequada do que Hirvonen, principal líder do dia
Sébastien Loeb, da Citroen, superou o companheiro de
equipe Mikko Hirvonen e encerrou o primeiro dia do Rali da Nova
Zelândia, sétima etapa do WRC, na liderança.
Dono do melhor ritmo durante a tarde, Loeb, embora atrás do companheiro nos dois primeiros trechos da prova, encurtou a diferença em relação a Hirvonen para 1s5 após vencer o terceiro estágio consecutivo em Te Hutewai. O finlandês recuperou a vantagem de 7s6 com um tempo arrasador no trecho seguinte – Whanga Coast –, mas logo o nível de desgaste dos pneus passou a arruinar sua corrida.
Para atenuar o problema, Hirvonen colocou um quarteto de pneus macios, enquanto Loeb optou por um par de compostos duros nas horas finais da tarde. E apesar da inicial preocupação quanto ao equilíbrio do carro, a combinação do francês se mostrou mais efetiva: por volta do final de Te Akau North, último estágio do dia, o octacampeão estabelecera uma vantagem de quatro segundos para o escandinavo.
Jari-Matti Latvala, da Ford, liderou o primeiro estágio, mas perdeu terreno para as duas Citroens a partir de um erro no sétimo trecho. Após calcular mal o espaço em uma seção lamacenta da pista, o finlandês saiu da estrada, ficou preso em uma cerca e precisou da ajuda de espectadores para retomar a trajetória, perdendo mais de quatro minutos em relação aos ponteiros. O vice-campeão de 2010 terminou o dia na nona colocação.
Após amargar o sétimo lugar durante os estágios da manhã, Petter Solberg, da Ford, adotou a estratégia dos líderes ao colocar pneus macios à tarde e pulou para a quarta colocação, a oito minutos de Evgeny Novikov, da M-Sport. Ott Tanak, da Stobart, fechou a lista dos cinco melhores posicionados. Paulo Nobre, da Portugal Mini, terminou o dia na 20ª colocação, a 18min00s5 do líder Loeb.
Primeiro dia/Rali da Nova Zelândia – classificação (dez primeiros):
1º. Sébastien Loeb (FRA/Citroen), 2h07min35s0
2º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), a 4s0
3º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 1min31s0
4º. Petter Solberg (NOR/Ford), a 1min39s3
5º. Ott Tanak (EST/Stobart Ford), a 1min47s0
6º. Thierry Neuville (BEL/Qatar Citroen), a 2min18s0
7º. Dani Sordo (ESP/Prodrive Mini), a 2min34s3
8º. Armindo Araújo (POR/Portugal Mini), a 4min36s9
9º. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford), a 4min56s1
10º. Ken Block (EUA/Monster Ford), a 6min25s3
20º. Paulo Nobre (BRA/Portugal Mini), a 18min00s5
Dono do melhor ritmo durante a tarde, Loeb, embora atrás do companheiro nos dois primeiros trechos da prova, encurtou a diferença em relação a Hirvonen para 1s5 após vencer o terceiro estágio consecutivo em Te Hutewai. O finlandês recuperou a vantagem de 7s6 com um tempo arrasador no trecho seguinte – Whanga Coast –, mas logo o nível de desgaste dos pneus passou a arruinar sua corrida.
Para atenuar o problema, Hirvonen colocou um quarteto de pneus macios, enquanto Loeb optou por um par de compostos duros nas horas finais da tarde. E apesar da inicial preocupação quanto ao equilíbrio do carro, a combinação do francês se mostrou mais efetiva: por volta do final de Te Akau North, último estágio do dia, o octacampeão estabelecera uma vantagem de quatro segundos para o escandinavo.
Jari-Matti Latvala, da Ford, liderou o primeiro estágio, mas perdeu terreno para as duas Citroens a partir de um erro no sétimo trecho. Após calcular mal o espaço em uma seção lamacenta da pista, o finlandês saiu da estrada, ficou preso em uma cerca e precisou da ajuda de espectadores para retomar a trajetória, perdendo mais de quatro minutos em relação aos ponteiros. O vice-campeão de 2010 terminou o dia na nona colocação.
Após amargar o sétimo lugar durante os estágios da manhã, Petter Solberg, da Ford, adotou a estratégia dos líderes ao colocar pneus macios à tarde e pulou para a quarta colocação, a oito minutos de Evgeny Novikov, da M-Sport. Ott Tanak, da Stobart, fechou a lista dos cinco melhores posicionados. Paulo Nobre, da Portugal Mini, terminou o dia na 20ª colocação, a 18min00s5 do líder Loeb.
Primeiro dia/Rali da Nova Zelândia – classificação (dez primeiros):
1º. Sébastien Loeb (FRA/Citroen), 2h07min35s0
2º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen), a 4s0
3º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford), a 1min31s0
4º. Petter Solberg (NOR/Ford), a 1min39s3
5º. Ott Tanak (EST/Stobart Ford), a 1min47s0
6º. Thierry Neuville (BEL/Qatar Citroen), a 2min18s0
7º. Dani Sordo (ESP/Prodrive Mini), a 2min34s3
8º. Armindo Araújo (POR/Portugal Mini), a 4min36s9
9º. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford), a 4min56s1
10º. Ken Block (EUA/Monster Ford), a 6min25s3
20º. Paulo Nobre (BRA/Portugal Mini), a 18min00s5
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário