Após 45 anos de produção, propulsor Wankel é aposentado junto com o esportivo RX-8
Por Márcio Murta
O motor Wankel tem concepção totalmente distinta, se comparado a um propulsor de ciclo Otto (popularmente chamado de “quatro tempos”), presente na maioria dos automóveis brasileiros. Ao invés das peças móveis comuns como pistões, bielas e virabrequim, o sistema motriz rotativo usa somente um conjunto de rotores. Com menor inércia, este componente é capaz de atingir potência específica muito maior, se comparado a um motor à gasolina comum, tornando-o ideal para veículos esportivos.
Embora fosse eficiente quanto o assunto era potência, o sistema Wankel apresentou diversas desvantagens, como torque reduzido em baixas rotações, consumo de combustível elevado, baixa durabilidade e alto índice de emissão de poluentes — no RX- 8, o propulsor não foi aprovado para as normas Euro 5 de, de acordo com o Automotive News.
Fonte: quatrorodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário