Fotos: Reprodução
Crossover com porte de Ford EcoSport pode chegar ao Brasil com motor flex da Fiat
Depois do fracasso da linha de veículos nacionais produzidos pela Gurgel
no Brasil, nos anos 1970 e 1980, a argentina ArqBravo terá agora a
chance de finalmente impulsionar a indústria legitimamente
latino-americana. Após dois anos de desenvolvimento, a fabricante,
pertencente a um conglomerado local, apresentou o conceito do crossover
A!PA, primeiro carro popular projetado e fabricado na Argentina. O
protótipo já apresenta as linhas definitivas do modelo, cujo nome é uma
sigla para Auto Popular Argentino.
Assim como a extinta fabricante brasileira, a ArqBravo é resultado de um
projeto pessoal, neste caso iniciado pelo arquiteto Miguel Angel Bravo.
O objetivo é oferecer um veículo acessível, que possa ser utilizado
como utilitário para cargas, táxi e também como carro de família. Para
destacar a versatilidade do modelo, o A!PA tem assoalho plano. O
conjunto mecânico – motor e transmissão – será fornecido pela FPT,
empresa do Grupo Fiat. Cerca de 75% dos componentes do veículo serão
produzidos localmente, contra a média de 45% dos carros produzidos por
multinacionais instaladas no país.
De acordo com o Autoblog Argentina, o compacto será
produzido em Florencio Varela, na província de Buenos Aires. O preço
deve partir de 40 mil pesos – cerca de R$ 18 mil –, graças ao auxílio de
um fundo governamental chamado Bicentenário, criado pela presidente
Cristina Kirchner e que já foi utilizado por montadoras como Fiat e PSA
Peugeot Citroën. A produção deve começar no final deste ano ou início de
2013, com a geração de 4 mil empregos diretos e indiretos na região.
A fabricante argentina também aguarda um decreto presidencial para
estabelecer uma série de benefícios fiscais para a produção. A
construção do primeiro protótipo funcional do modelo ainda depende da
aprovação de uma linha de crédito do governo argentino. O projeto do
A!PA teve como ponto de partido a popularização de utilitários com
vocação urbana, como o Ford EcoSport. Segundo a ArqBravo, há planos para
vender o modelo também no Brasil, onde o crossover de 4,2 metros seria
equipado com um motor flex da Fiat.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário