12 de jun. de 2012

ArqBravo apresenta o A!PA, primeiro carro popular argentino

Fotos: Reprodução
ArqBravo apresenta o A!PA, primeiro carro popular argentino Crossover com porte de Ford EcoSport pode chegar ao Brasil com motor flex da Fiat


Depois do fracasso da linha de veículos nacionais produzidos pela Gurgel no Brasil, nos anos 1970 e 1980, a argentina ArqBravo terá agora a chance de finalmente impulsionar a indústria legitimamente latino-americana. Após dois anos de desenvolvimento, a fabricante, pertencente a um conglomerado local, apresentou o conceito do crossover A!PA, primeiro carro popular projetado e fabricado na Argentina. O protótipo já apresenta as linhas definitivas do modelo, cujo nome é uma sigla para Auto Popular Argentino.
Assim como a extinta fabricante brasileira, a ArqBravo é resultado de um projeto pessoal, neste caso iniciado pelo arquiteto Miguel Angel Bravo. O objetivo é oferecer um veículo acessível, que possa ser utilizado como utilitário para cargas, táxi e também como carro de família. Para destacar a versatilidade do modelo, o A!PA tem assoalho plano. O conjunto mecânico – motor e transmissão – será fornecido pela FPT, empresa do Grupo Fiat. Cerca de 75% dos componentes do veículo serão produzidos localmente, contra a média de 45% dos carros produzidos por multinacionais instaladas no país.

De acordo com o Autoblog Argentina, o compacto será produzido em Florencio Varela, na província de Buenos Aires. O preço deve partir de 40 mil pesos – cerca de R$ 18 mil –, graças ao auxílio de um fundo governamental chamado Bicentenário, criado pela presidente Cristina Kirchner e que já foi utilizado por montadoras como Fiat e PSA Peugeot Citroën. A produção deve começar no final deste ano ou início de 2013, com a geração de 4 mil empregos diretos e indiretos na região.

A fabricante argentina também aguarda um decreto presidencial para estabelecer uma série de benefícios fiscais para a produção. A construção do primeiro protótipo funcional do modelo ainda depende da aprovação de uma linha de crédito do governo argentino. O projeto do A!PA teve como ponto de partido a popularização de utilitários com vocação urbana, como o Ford EcoSport. Segundo a ArqBravo, há planos para vender o modelo também no Brasil, onde o crossover de 4,2 metros seria equipado com um motor flex da Fiat.



Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: