8 de mai. de 2012

Veículos antigos são cada vez mais visados por criminosos

Fotos: Reprodução
Veículos antigos são cada vez mais visados por criminosos Empresas de segurança automotiva desenvolvem tecnologias para dificultar furtos e roubos a carros clássicos


Chevrolet Opala, Volkswagen Fusca, Ford Corcel... Alguns modelos da indústria automobilística brasileira nunca saem de moda e continuam bastante visados por apreciadores de carros históricos. Mas os clássicos do passado também estão na mira dos bandidos.
Segundo levantamento do Grupo Dekra, com base em dados do governo de São Paulo, os casos de furtos e roubos a veículos antigos são cada vez mais frequentes na maior cidade do país. O principal interesse dos criminosos é pelas peças originais que já deixaram de ser fabricadas, e que possuem alto valor de revenda.

As ocorrências envolvendo carros antigos são facilitadas por alguns fatores. Os veículos mais antigos não comportam a instalação de alarmes eletrônicos e rastreadores, tecnologias antifurto que podem ser facilmente instaladas nos modelos mais novos. Além disso, as empresas de seguro não oferecem apólices para carros mais velhos, o que significa perda total em caso de roubos ou furtos.

Empresas especializadas no ramo de segurança automotiva já oferecem algumas soluções para proprietários de carros clássicos. A DNA Security criou um sistema batizado de DNADot, que consiste em cerca de sete mil micropontos aplicados por meio de um spray em mais de 40 partes do veículo. O veículo pode ser rastreado por meio da nanotecnologia e as peças com os micropontos, invisíveis a olho nu, perdem valor de revenda no mercado ilegal após identificadas com o material, que não pode ser removido.



Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: