12 de mai. de 2012

Hamilton sofre punição e pole na Espanha fica com Maldonado

Comissários decidiram punir o piloto inglês após não levar o carro aos boxes após treino

Lewis Hamilton, da McLaren (Charles Coates/LAT Photographic)

Lewis Hamilton, que havia marcado a pole position no GP da Espanha, sofreu uma punição e largará em último na prova deste domingo, em Barcelona.
Após fazer a sua volta lançada, que foi a melhor deste sábado, o inglês não levou a sua McLaren aos boxes a fim de economizar combustível para a inspeção técnica. O artigo 6.6.2 do Regulamento Técnico da categoria prevê que os carros precisam ter, no mínimo, 1 litro de combustível para que sejam feitas as análises necessárias - caso completasse a volta e retornasse à garagem, não haveria tal quantidade no tanque.

Durante a volta de retorno aos boxes, um piloto pode parar deliberadamente seu carro na pista somente em situações de "força maior". A McLaren justificou a atitude, dizendo que o inglês não voltou aos boxes por um "problema técnico". Contudo, a explicação não foi aceita pelos comissários, e, assim, o piloto foi excluído do treino classificatório, largando em 24º.
“O carro de número 4 não conseguiu retornar aos boxes, como exige o Regulamento Técnico. Os comissários ouviram o representante técnico da McLaren, o Sr. Sam Michael, que afirmou que o carro parou na pista por motivos de força maior”, comunicou a direção de prova.
“Um membro da equipe colocou quantia insuficiente de combustível, o que fez com que o carro tivesse que parar na pista para ter a amostra necessária para análise. Como a quantidade de combustível colocada no carro é responsabilidade do competidor, os comissários não puderam aceitar este caso como um de força maior. Assim, de acordo com o regulamento, o competidor deverá ser excluído do treino classificatório, podendo largar na corrida do fundo do grid”, continuou o comunicado.
Em entrevista ao site da revista inglesa "Autosport", um porta-voz da equipe aceitou a decisão da FIA. "Aceitamos o fato de os comissários não concordarem com nossa interpretação. Nossa meta, agora, é conquistar o máximo de pontos possíveis para amanhã."
Assim, a pole será herdada por Pastor Maldonado, da Williams, que havia assegurado a segunda posição no grid. Esta é a primeira pole position da Williams desde o GP do Brasil de 2010, quando Nico Hulkenberg liderou o grid debaixo de chuva. Além disso, esta é a primeira pole position de um piloto venezuelano na história da categoria.
Com isso, os brasileiros também ganham posições no grid: Felipe Massa, da Ferrari, sairá em 16º, enquanto Bruno Senna parte em 17º.
Confira o grid de largada atualizado para o GP da Espanha:
1º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)
5º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari)
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
7º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)
8º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
9º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
10º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
11º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes)
13º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes)
14º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari)
15º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari)
16º. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
17º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault)
18º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault)
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault)
20º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth)
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth)
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth)
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth)
24º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)

Fonte: /tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: